Justificativa:
No carnaval 2013, a Tigres de Niterói vai brincar com a música Jambo Bwana, do grupo queniano Boney M que, lançou para o mundo em 1983 a expressão Hakuna Matata, representando "sem problemas", "seja livre" e "seja feliz". A música tinha como objetivo atrair turistas para o país que acabara de se libertar de uma ditadura.
A música Jambo Bwana fala sobre os cantos de fé, os contos populares, as danças, os rituais, e todas as manifestações relacionadas à cultura africana. No fim, a música utiliza a expressão Hakuna Matata, para mostrar a felicidade do povo em receber as pessoas que desejassem conhecer a sua história e a sua cultura.
Em 1994, foi lançado pela Walt Disney o filme "Rei Leão" que, ficou marcado pela expressão Hakuna Matata usada pelos personagens Timão e Pumba. A partir do filme, a expressão ficou conhecida mundialmente. O enredo visa juntar a canção Jambo Bwana que, servia para atrair e mostrar para os turistas as riquezas culturais da África à expressão Hakuna Matata que, representa desfrutar a liberdade e ser feliz.
Sinopse:
Nosso enredo é um canto. Uma canção. Uma expressão. Um sentimento.
Hoje é dia de festa e alegria. Somos herdeiros do Jambo Bwana, da felicidade...Estamos Hakuna Matata, prontos para receber todos aqueles que desejarem ser feliz.
Venha! Vamos esquecer os problemas e aproveitar esse dia como se fosse o último. Vamos dar uma chance a vida. Vamos ser felizes!
Sol. Luz. Adoração. Brilho. Vamos invadir as ruas, as praças, o céu... Vamos fazer ecoar o nosso samba pelo mundo. Desfrute da nossa batucada.
Deixe ressoar a batida do tambor. Tambor africano. Alabê, Ogã... Rituais, celebrações. Hoje, tudo está misturado. Nação. União. Festa.
Ouça. Sinta. São cantos de fé, músicas de libertação. É o som da negritude ecoando.
Veja. Brinque. Rode. Tem dança no nosso xirê. Tem capoeira, tem jongo... Tem axé!
E por fim, vamos embarcar na Chacaranda! A Chacaranda é real em cada imaginação.
Vamos viajar com todos os nossos sonhos, ideais e sentimentos para o paraíso doHakuna Matata.
Vamos levar a nossa festa para lá. Nossos tambores, nossas danças, nossas canções. É a terra dos heróis. Onde a infância volta à memória através de uma canção e uma lembrança.
No paraíso, o rei é um jovem leão. Seus escudeiros brincam a vida. Fazem da natureza o lugar da Hakuna Matata. Onde não há tristeza.
Esse é o lugar onde se aprende a viver... E assim...
"Os seus problemas, você deve esquecer.
Isso é viver. É aprender. Hakuna Matata".
Setorização:
1ºSETOR: O Sol e a Batucada de Jambo Bwana
2ºSETOR: Os Tambores e as Celebrações
3ºSETOR: Os Cantos de Fé e os Contos Populares
4ºSETOR: As Danças e os Rituais
5ºSETOR: A Viagem na Chacaranda Encantada
6ºSETOR: O Paraíso de Hakuna Matata
Autor do Enredo: Thiago Meiners
Nenhum comentário:
Postar um comentário