quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Alex de Souza (carnavalesco)

Alex de Souza (carnavalesco)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alex de Souza
Nome completoAlex de Oliveira Alves de Souza
Nascimento1970 (43 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileiro
Influências
Principais trabalhosLeão de Nova Iguaçu
Rocinha
Alex de Souza (Rio de Janeiro, 1970) e um carnavalesco brasileiro, que atualmente está na União da Ilha.

Índice

[esconder]

[editar] Carreira

Alex de Souza formou-se pela Escola Técnica Visconde de Mauá, obtendo o diploma de técnico em desenvolvimento mecânico. durante quatorze anos, ele trabalhou na Fábrica Bangu. inicialmente, exerceu a função de assistente de estilo, e, depois, atuou como supervisor de estilo e gerente de produto. A atuação no mencionado estabelecimento lhe possibilitou adquirir o conhecimento sobre materiais têxteis e aprender a trabalhar a utilização das cores. quando ainda atuava na Fábrica, Alex ingressou no curso de moda do SENAI/CETIQT, especializando-se na área de estilismo em confecção industrial.
No ano de 1990, o artista iniciou os seus primeiros passos no mundo do carnaval, quando foi trabalhar como assistente de figurino do carnavalesco Renato Lage, então atuando na Mocidade Independente de Padre Miguel. Durante o período (1990-1995) com que trabalhou com Lage, Alex aprendeu a desenvolver fantasias de destaque, composição e ala, e a roteirizar um enredo. sua primeira oportunidade de desenvolver um carnaval ocorreu, no ano de 1996, quando foi convidado pela União de Jacarepaguá. nessa agremiação, o artista pôde colocar em prática todo o aprendizado que recebeu durante os seis anos com que trabalhou com o mestre Renato.
Após essa experiência valiosa, Alex voltou a trabalhar com Renato Lage, criando os figurinos de destaque para o carnaval da Mocidade no ano de 1998. nesse mesmo ano foi convidado a produzir o carnaval da Em Cima da Hora. Na agremiação de Cavalcante, despontou para o mundo do carnaval como um artista talentoso e criativo, sendo admirado por todos. depois foi para a Leão de Nova Iguaçu, no qual ficou de 2001 a 2003. fazendo um trabalho que despertou o interesse de várias escolas.
No ano seguinte, após o indicação do então diretor de carnaval Wagner Araújo e presidente Maurício Mattos, acertou com a Rocinha. sua ida para a agremiação de São Conrado significou o momento de crescimento e amadurecimento do artista. significou também a ascensão de Alex de Souza ao Grupo Especial, ao conquistar o campeonato de 2005 do Grupo A. O seu trabalho junto à elite do Carnaval foi reconhecido pelo público e pela crítica de forma definitiva.
No Carnaval de 2007, Alex de Souza voltou para a Mocidade, agora como carnavalesco, mas saiu devido as condições financeiras da escola. em 2008, Alex foi fazer carnaval da Vila Isabel, no quel fez enredos sobre Trabalhadores do Brasil,[1] Theatro Municipal, no qual dividiu com Paulo Barros[2] e sobre Noel Rosa, e saiu devido a divergências.
Para o carnaval de 2011, acertou para ser carnavalesco da União da Ilha.[3] onde mesmo após o incêndio na Cidade do Samba, onde perdeu uma alegoria e remontou depois junto com as fantasias. conseguiu fazer um desfile que se fosse julgada estaria nas campeãs.
No carnaval de 2012, Alex de Souza permaneceu na União da Ilha e trouxe o enredo 'De Londres ao Rio: Era uma vez uma... Ilha', que estabeleceu conexões entre a Ilha do governador e outra ilha, a Inglaterra, em função dos Jogos de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio. Com um desfile marcado visualmente pela qualidade e beleza das fantasias e alegorias, Alex levou para avenida personagens representando mitos, fábulas e tradições britânicas com reis, rainhas, a guarda inglesa, heróis errantes, cientistas e grandes nomes da música e do cinema. Nas alas, a cultura britânica foi destacada - desde os guerreiros celtas e os cavaleiros das cruzadas à guarda montada da rainha. O chá inglês foi representado por componentes vestidos de xícara e se destacou entre os ícones ingleses. Uma das alegorias chamou atenção foi o Suingue de Londres, que trazia personagens imortalizados no museu de cera Madame Tussauds, como os Beatles, Lady Di, Harry Potter, Amy Winehouse, Freddie Mercury e Elton John. A literatura também foi lembrada, com alusões à obra de Shakespeare, e aos personagens Sherlock Holmes e os do livro Alice no País das Maravilhas. Um dos pontos altos do desfile foi a homenagem de Alex de Souza a ex-carnavalesca Maria Augusta, que veio representando a Rainha Elizabeth na comissão de frente da escola.
Também em 2012, Alex de Souza foi contratado para assinar o conceito do camarote da revista Rio Samba e Carnaval na Marquês de Sapucaí, um espaço de quase mil metros quadrados que é conhecido como o ponto de encontro de grandes empresários e das principais companhias brasileiras no Sambódromo. O carnavalesco deu o nome de "Tropicanas" ao tema do cenário deste ano que teve como objetivo fazer com que os convidados pudessem apreciar a grande festa em um lugar aconchegante e sofisticado.
Para o carnaval de 2013, Alex de Souza confirmou sua permanência como carnavalesco na União da Ilha.

Desfiles assinados por Alex de Souza

AnoEscolaColocaçãoGrupoEnredo
1996União de Jacarepaguá3º lugarDFolias Brejeiras
19973º lugarHistórias de uma Terra Preciosa
1999Em Cima da Hora6º lugarAHoras… Eras de Glória… e Outras Histórias
20003º lugarOswaldo Cruz, a Saga de um Herói Brasileiro
2001Leão de Nova Iguaçu8º lugarAllah-la-ô, um Carnaval das Arábias
20025º lugarDo Esplendor Diamantino aos Sonhos Dourados de Juscelino
20038º lugarBeleza: a eterna Busca do Ser
2004Rocinha3º lugarO Mago do Novo, João do Povo
2005CampeãoUm Mundo Sem Fronteiras
200614º lugarEspecialFelicidade Não Tem Preço
2007Mocidade11º lugarO Futuro no Pretérito – Uma História Feita à Mão
2008Vila Isabel9º lugarTrabalhadores do Brasil
20094º lugarNeste palco da folia, é minha Vila que anuncia: Theatro Municipal - A centenária maravilha [nota 1]
20104º lugarNoël: a presença do "Poeta da Vila"
2011União da IlhaHors-concursO Mistério da Vida
20128º lugarDe Londres ao Rio: Era uma vez… uma Ilha
2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário