quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval de Curitiba

Carnaval de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Carnaval de Curitiba é um evento cultural, atualmente organizado pela Fundação Cultural de Curitiba, um órgão da prefeitura, que tem como seu ponto alto o desfile das escolas de samba e de blocos carnavalescos da cidade[1].
Há agremiações tradicionais, muitas das quais foram se enfraquecendo ao longo dos últimos anos, a ponto da Liga das Escolas do Samba abandonar a organização há alguns anos.
Apesar disso, o carnaval da cidade guarda algumas peculiaridades, como o fato de ter a participação de uma agremiação evangélica, a Jesus Bom à Beça e um bloco GLS. Além disso, Curitiba, assim como São Paulo, tem uma tradição de escolas de samba ligadas a clubes de futebol, como a Mocidade Azul, a Não Agite, a Colorado e a Tradição Rubro-Negra.
O Bloco pré carnavalesco Garibadis e Sacis, sai nos domingos antes do carnaval, no Largo da Ordem. De 1999 até 2010, o bloco não teve qualquer apoio do poder público estadual ou municipal. Depois de 2010, quando o bloco já juntou mais de 10 mil pessoas, foi conseguido alguma infraestrutura como banheiros químicos, e segurança púlbica.
O Bloco é uma iniciativa de artistas da cidade, que cantam e tocam pelo prazer da festa. Os bares da região começaram pagar o caminhão de som em 2011. Antes buscava-se contribuição dos foliões.

Referências

[editar] Ligações externas

Ícone de esboçoEste artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Nenhum comentário:

Postar um comentário