terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnaval de Manaus

Carnaval de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Carnaval de Manaus é realizado todos os anos, entre os principais eventos estão o tradicional desfile de fantasias, (que acontece na Avenida Eduardo Ribeiro, próximo ao Centro histórico de Manaus), e o desfile de escolas de samba.

Índice

[esconder]

[editar] História

Assim como na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo, há um grande desfile de escolas de samba em uma passarela construída especialmente para o evento, o Centro de Convenções de Manaus, conhecido também como sambódromo e tido como o maior do país. Existem 9 Escolas de Samba no Grupo especial em Manaus, além de 13 no Grupo de acesso A e 5 escolas no Grupo 3.
O primeiro desfile oficial de escolas de samba em Manaus ocorreu em 1947, sendo que a Escola Mixta da Praça 14 foi a campeã. Até 1979 os desfiles eram realizados na Avenida Eduardo Ribeiro, Zona sul da cidade. De 1980 a 1990 passou à Djalma Batista, Zona Centro Sul e a partir de 1992 no Centro de Convenções, Sambódromo, o que possui a maior capacidade de público do Brasil (100 mil pessoas), localizado na Zona Centro-Oeste há 9 km do Rio Negro. Segundo o livro é tempo de sambar, aHistória do Carnaval de Manaus de Daniel Sales, a pista do sambódromo possui 400 metros de extensão e 12 de largura.

[editar] Ligas de carnaval

[editar] AGEESMA

A Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (AGEESMA) é uma associação que visa organizar os desfiles de escolas de samba em Manaus, no Amazonas. Foi fundada em 1991 por representantes de 4 grandes escolas da cidade, Getúlio Lobo (Sem Compromisso), Dauro Braga (Vitória Régia), Bosco Saraiva (Reino Unido)e Omar Aziz (Aparecida).

 LIESGA

A Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso de Manaus - LIESGA é uma entidade representativa de escolas de samba dos Grupos de acesso do carnaval de Manaus.

Transmissão

O carnaval de Manaus ficou conhecido nacionalmente, em 1996, quando teve seu desfile transmitido ao vivo, pela Rede Manchete e pela Band. Outras emissoras locais já transmitiram o desfile das Escolas de Samba de Manaus: a TV A Crítica, ex-afiliada do SBT, hoje da Rede Record, e também a TV Rio Negro, hoje Band Amazonas. o desfile das Escolas de Samba tinha direito da transmissão da TV Em Tempo, afiliada do SBT em Manaus.
A transmissão feita pela última emissora , em 2012 , desagradou a sociedade amazonense por transmitir a partir das 2 da manhã, depois que 6 escolas de samba já tinham passado pela avenida. Quem ligava no canal para assistir o desfile, se deparava com a transmissão do desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro, feita pelo SBT. O Grupo Raman Neves de Comunicação, responsável pela TV Em Tempo, enviou nota de esclarecimento à sociedade, informando que o grupo não se "esquivará de suas obrigações".
Mas em 2013 perdeu os direitos para a TV Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário