terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

“Exaltação à Tiradentes” - Império Serrano 1949

“Exaltação à Tiradentes” - Império Serrano 1949 Essa matéria foi publicada na Edição 444 do Jornal Inverta, em 01/05/2010
“Exaltação à Tiradentes”, de autoria de Mano Décio da Viola, Estanisláu Silva e Penteado, que rendeu o Bi-campeonato à escola da Serrinha no carnaval de 1949: Joaquim José da Silva Xavier/ Morreu a 21 de abril/ Pela Independência do Brasil/ Foi traído e não traiu jamais/ A Inconfidência de Minas Gerais. Leia artigo na íntegra.
É fato que o samba, desde que surgiu no formato atual das escolas de samba, no final dos anos 20, no Rio de Janeiro, embora tenha se modificado ao longo das décadas, sempre esteve ligado à narração de fatos históricos brasileiros, ainda que, na contemporaneidade, este traço cultural esteja mais vinculado à questão financeira e de obtenção de patrocínios.
Mas, desta aliança entre o samba e a história, resultaram verdadeiras obras primas da música popular brasileira, que transcenderam a esfera do carnaval e do tempo e ficaram registradas eternamente em nossas memórias.
Uma destas obras, não por acaso a primeira a ser gravada em disco em 1955, é “Exaltação à Tiradentes”, de autoria de Mano Décio da Viola, Estanisláu Silva e Penteado, que rendeu o Bi-campeonato à escola da Serrinha no carnaval de 1949.
Bom, falar aqui da figura histórica de Tiradentes exaltada nesta obra seria, de certo ponto, redundância, uma vez que a magnífica letra deste samba já o faz de forma objetiva e digna do papel e da importância deste que é, até hoje, celebrado como mártir do Brasil e símbolo da coragem e da luta de nosso povo por sua liberdade.
Podemos acompanhá-la aqui:

Joaquim José da Silva Xavier
Morreu a 21 de abril
Pela Independência do Brasil
Foi traído e não traiu jamais
A Inconfidência de Minas Gerais

Joaquim José da Silva Xavier
Era o nome de Tiradentes
Foi sacrificado pela nossa liberdade
Este grande herói
Pra sempre há de ser lembrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário