segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GERALDÃO

GERALDÃO
Nome Completo: ????
Ano de nascimento: ????

Geraldão é uma genuína cria do samba feito na zona sul do Rio de Janeiro, mais precisamente em Botafogo. Dono de uma inconfundível voz rouca, começou a compor e cantar na Foliões de Botafogo, no final da década de 70. Acompanhou também a ascensão e o auge da São Clemente com seus temas satíricos e irreverentes de forte crítica social entre meados da década de 80 até o início dos anos 90.
Após se afastar da São Clemente, em 92, Geraldão ainda figurou na efêmera existência da Unidos do Campinho. A escola, oriunda da fusão de blocos do Morro do Campinho, em Madureira, teve uma ascensão meteórica até o Grupo A, em 1992, com o enredo “Passa, passa tempo”, quando fez um desfile desastroso e desde então não mais conseguiu nenhuma vitória e, em 1997, desfilou pela última vez. Em 93, Geraldão cantou um dos mais belos sambas-enredo da década de 90, “A Face do disfarce”, pela Unidos da Ponte.
A partir daí, Geraldão se afasta do posto de intérprete principal e passa a se dedicar mais à Foliões de Botafogo e ao seu trabalho como compositor. Teve sambas gravados por Arlindo Cruz, Dominguinhos do Estácio, Grupo Raça (“Seja mais você”, “Eu dancei, ela sambou”), Bezerra da Silva (“Malandro Consciente”) e Alcione (“Te amo”). Geraldão também é músico e desenvolve trabalhos em bandas de samba-rock e funk.

Estréia como intérprete oficial (1981, na Foliões do Botafogo)
1984, 1986 e 1989 – São Clemente
1985, 1987, 1988, 1990 a 1992 – São Clemente (apoio de Izaías de Paula e Sidney Moreno)
1992 – Unidos do Campinho
1993 – Unidos da Ponte
GRITO DE GUERRA: Vamos nessa (diz o nome da escola)! É aí que mora o perigo! Bota pra cima!
CACOS DE EMPOLGAÇÃO:vamos lá, turma”; “vai-vai”; “muito obrigado, meu presidente”; “roooooda”; “atenção, harmonia”; “roda, baiana”, além de cacos temporais, conforme a letra do samba.
SAMBAS DE SUA AUTORIA:Não corra, não mate, não morra – o diabo está solto no asfalto” (São Clemente/84, com Rodrigo); “Elza Soares – zumbi do morro e do samba” (Foliões de Botafogo/2003, com George GV, Ricardo Góes, Ronaldo e Thiago Fernandes); “Um conto Tapajó-Madeira, foliões enfeitando a fauna brasileira” (Foliões de Botafogo/2004, com Betinho do Cavaco, George GV, Erick Souza e Thiago Fernandes).
MAIS FOTOS DE GERALDÃO
Puxando o samba da Unidos da Ponte de 1993
Fotos: Rixxa Jr (com câmera digital focando a TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário