terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

GRES Acadêmicos do Tatuapé

GRES Acadêmicos do Tatuapé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acadêmicos do Tatuapé
Fundação26 de outubro de 1952 (60 anos)
Escola-madrinhaImpério Serrano
CoresAzul e branco
SímboloAgogô (oficial)
Tatu (informal)
BairroTatuapé
PresidenteRoberto Munhoz
CarnavalescoMauro Xuxa
Intérprete oficialWaguinho
Diretor de carnavalComissão de Carnaval
Diretor de harmoniaEdu Sambista
Diretor de bateriaMestre Igor
Rainha da bateriaEliane Berreta
Madrinha da bateriaViviane Rodrigues
Mestre-sala e porta-bandeiraDiego e Jussara
CoreógrafoMônica Oliveira
Desfile de 2013
EnredoBeth Carvalho, a madrinha do samba
Horário1ª a Desfilar - 23h15
Sitewww.academicosdotatuape.com.br
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé é uma escola de samba da cidade de São Paulo. A escola foi criada em 1952, com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel, em 1964, com a mudança de sua sede para a Rua Antonio de Barros, passou a chamar-se Acadêmicos do Tatuapé. Atualmente a Tatuapé está sediada na Rua Melo Peixoto, no bairro de mesmo nome.
A Acadêmicos do Tatuapé contribuiu muito para a divulgação do samba em São Paulo, armando rodas de samba na Praça da Sé, sua bateria era muito respeitada e acompanhava bem os sambas que Mano Décio cifrava em sua viola que tinha quatro cordas a menos para ficar mais próxima do efeito de percussão.

Índice

[esconder]

 História

Osvaldo Vilaça, o Mala acompanhava o tio Mano Décio da Viola, um dos fundadores do Império Serrano, todos os anos no Rio de Janeiro para ajudá-lo a armar os enredos da verde e branco de Madureira. Com ele ia junto o figurinista Álvaro Ribeiro.
Em 1964 o Mala volta para São Paulo e, depois de mudar a sede da escola para a Rua Antonio de Barros, na época a principal rua do bairro, muda o nome da antiga Unidos de Vila Santa Isabel para Acadêmicos do Tatuapé. Foi por duas vezes (1969 e 1970) terceira colocada no desfile do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo (na época Grupo I) com os enredos "Império Tropical" e a "A Cama de Gonçalo", respectivamente. Nos anos 1980 viveu uma fase de declínio, culminando em 86 com a paralisação de suas atividades. Em 1991, já com Roberto Munhoz na presidência, a azul e branco do Tatuapé iniciou a caminhada de volta ao cenário do samba paulistano. Em 92 voltaram aos desfiles no grupo de seleção (na época vaga aberta) que marcaram o começo de uma fase de três anos de sucessivos bons resultados (1 campeonato e 2 vice-campeonatos). Em 95 voltaram a desfilar no sambódromo paulistano, já no Grupo II da UESP.
Em 2003, a escola foi a Campeã do grupo de acesso,levando 3 notas 10( dez ), em todos os quesitos, com um enredo que falava do abacaxi , "Abram alas para o Rei abacaxí", depois de 28 anos, finalmente voltando ao Grupo Especial de São Paulo, ficando na frente de escolas como Pérola Negra, Tom Maior, Imperador do Ipiranga e Mancha Verde, todas favoritas daquele ano.
Em 2004, no carnaval temático em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, a Tatuapé trouxe como seu enredo o próprio bairro, e um dos fatos marcantes, foi que a Tatuapé foi a unica escola juntamente com a Império de Casa Verde a tirar 5 notas 10 ( dez ), no quesito de alegoria, um feito extraordinário se tratando de uma escola recém chegada ao grupo Especial, terminando em 9º ( nono ) lugar, entre 16 escolas, a frente de grandes escolas, como Camisa Verde e Branco / Leandro de Itaquera / Unidos do Peruche / Gaviões da Fiel e Vai-Vai.
Já em 2005, com enredo sobre o Pará, não repetiu o bom resultado, terminado em décimo terceiro lugar. Porém é de se destacar que nesse ano seu samba-enredo muito agradável de se escutar na voz de Nilson Valentim esteve entre as músicas mais tocadas nas rádios paraenses, e assim como em 2004 a Acadêmicos do Tatuapé, desfilou com a maior ala de baianas do Brasil, eram 200 baianas em uma só ala, fato inédito até os dias de hoje. Sem falar que naquele ano a escola chegou a desfilar com 4.000 componentes, uma das maiores daquele ano.
Em 2006, usando como tema de seu carnaval o Cooperativismo, a escola teve dificuldades, inclusive financeiras, e acabou rebaixada, porém ganhou o Troféu Nota 10 promovido pelo jornal Diário de São Paulo nas categorias Melhor Bateria e Melhor Mestre-Sala e Porta Bandeira do Carnaval de 2006 e teve um dos melhores interprétes da nova geração o Celson Mody "Celsinho" que neste mesmo ano ganhou o Prêmio de Melhor Intérprete SASP do Grupo Especial. No grupo de acesso em 2007 e 2008, ocasiões onde conseguiu apenas dois sextos lugares. Em 2008, recebeu certo destaque na mídia por ter criado o cargo de "Rei da Bateria".[1]
Para o carnaval de 2009, a escola trouxe como rainha de bateria, a ex-BBB Jaqueline Khury[2] e cinco anos depois, faz novamente uma homenagem a seu bairro, em enredo desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Carneiro que saiu da escola às vesperas do carnaval, uma comissão de carnaval assumiu o cargo mesmo assim a escola terminou na 8º colocação, com 329 pontos e desfilaria pelo Grupo de 1 da UESP, em 2010.
Em 2010, uma nova história se inicia na Tatuapé, com o retorno de Diretores afastados da escola desde 2007, com destaque para Eduardo dos Santos, Erivelto Coelho e Antonio Castro, entre outros, resgataram a auto estima da escola, trazendo vários amantes da agremiação de volta, trazendo também para seu time de canto Royce do Cavaco e com o Tema das estações do ano, conseguiu ser Campeã do Grupo I da UESP, ficando 2 pontos e meio a frente da segunda colocada, lembrando que as notas foram fracionadas, isto significa uma distância considerável, retornando assim para o Grupo de Acesso.
No ano de 2011 a escola do Tatuapé contratou o conceituado intérprete Preto Jóia que fez um ótimo trabalho e trouxe como enredo "O domingo é especial", foi a 2º escola a desfilar em 06 de março de 2011 , um domingo, levando à avenida um dos sambas mais comentados pela crítica e ganhando uma pesquisa popular do site SASP, como melhor samba de enredo do Grupo de Acesso, mas ficou em 6º lugar com 263,00 pontos se mantendo neste grupo.
Em 2012 homenageou a cantora Leci Brandão e os proprios 60 anos da Tatuapé, com o enredo "Da arte do samba, nasci pra comunidade, defesa e essência. sou guerreira. Para desenvolver o enredo, a agremiação contratou o carnavalesco Mauro Xuxa, logo após terminar o carnaval de 2011 e o intérprete "Vagner Mariano dos Santos" o Waguinho[3] às vesperas de gravar o CD oficial do Samba-Enredo. A final do samba, ficou marcada na história da escola, com a presença da grande homenageada "Leci Brandão" que esteve ativamente participando dos preparativos, torcendo, incentivando a comunidade a dar o melhor de si e agradecendo a todo momento essa homenagem. No desfile oficial a cantora, compositora e atualmente deputada estadual, foi aplaudida de pé pelos foliões presentes no Anhembi. A Comissão de Frente trouxe guardiões e um casal de gafieira, além do primeiro casal de MSPB, Diego e Jussara, estreando na escola; e já ganhando o Prêmio de melhor casal do grupo de acesso de 2012, do Troféu nota 10, do jornal Diário de São Paulo. O veterano intérprete Waguinho cantou o hino da azul e branco com extrema categoria. A bateria de Mestre Higor acompanhou o samba com muita cadência, destaque para o naipe de chocalhos que deram um tempero todo especial a batucada. As alegorias e fantasias retrataram a vida e obra da artista; o seu nascimento, representado no abre alas, a trajetória musical e artística e sua ligação com a Estação Primeira de Mangueira. Um dos destaques foi a passagem da ala das baianas, que com muita simpatia e dedicação, mesmo com o horário avançado da madrugada, emocionaram o público. Um desfile compacto e o bom trabalho da harmonia, garantiram uma apresentação tranqüila e sem problemas. A grande homenageada veio na última alegoria. Neste ano ficou em 2º lugar do grupo de acesso de SP com 179,3 pontos de 180 pontos possíveis, empatada com a Leandro de Itaquera, mas levou o título seguindo o critério de desempate, onde sua comissão de frente teve melhores notas. No desfile das campeãs, a convite da diretoria da Tatuapé, junto ao primeiro casal de MSPB da escola, Diego e Jussara, desfilou também o casal da co-irmã Leandro de Itaquera, em respeito ao maravilhoso desfile, a pontuação e ao fato das duas escolas terem lutado ponto a ponto até o final da apuração, num belo gesto de amizade e união. A escola retorna para a elite do Carnaval paulistano junto com Nenê de Vila Matilde ambas representantes da Zona Leste de São Paulo, em 2013 vai ser a 1ª escola a desfilar no Grupo Especial da Cidade de São Paulo[4]. A homenageada, Leci Brandão, mais uma vez veio na última alegoria, acompanhada por sua mãe e ovacionada pelo público, ainda em pequeno número, presente nas arquibancadas do Anhembi[5].
Em 2013 a escola será responsável em abrir a primeira noite do desfile do grupo especial, programado para a noite de sexta-feira dia 08 de fevereiro, com desenvolvimento do carnavalesco Mauro Xuxa, que pelo segundo ano consecutivo assinará o carnaval da escola que aposta em outra homenagem para conquistar um bom resultado e oficializa como enredo o tema "Beth Carvalho, a madrinha do samba"[6].

Títulos

A Acadêmicos do Tatuapé nunca foi campeã do Grupo Especial de São Paulo, a sua melhor posição foi um terceiro lugar em 1969 repetido em 1970. Uma curiosidade é que a escola possui um título de cada divisão do carnaval da cidade.

Premiações

Troféu Nota 10

A Acadêmicos do Tatuapé recebeu três prêmios do Troféu Nota 10 do jornal Diário de São Paulo, todos em categorias expressivas sendo dois pelo Grupo Especial e um pelo Grupo de Acesso:
Pelo Grupo Especial:
  • Melhor Bateria: 2006.
  • Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: 2006 (com Daniel e Virgínia )

Pelo Grupo de Acesso:
  • Melhor casal de Mestre-sala e Porta Bandeira: 2012 (com Diego e Jussara )

Prêmio Melhor do Acesso

O Prêmio Melhor do Acesso premia os melhores de cada categoria do Grupo de Acesso de São Paulo. A Acadêmicos do Tatuapé foi a primeira escola a ganhar o prêmio da categoria Melhor Escola em 2003, na estreia da premiação. A escola já levou onze prêmios tendo disputado o grupo nos anos de 2003, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2012. Recebeu tais prêmios:
  • Melhor Escola: 2003.
  • Melhor Bateria: 2008.
  • Melhor Samba-Enredo: 2012.
  • Melhor Enredo: 2003, 2011 e 2012.
  • Melhor Fantasia: 2012.
  • Melhor Comissão de Frente: 2012.
  • Melhor Time de Canto: 2011 com Preto Joia e 2012 com Vaguinho.
  • Melhor Ala das Baianas: 2003.

 Bateria

A Acadêmicos do Tatuapé possui uma das baterias mais respeitadas de São Paulo. Ainda como Unidos de Vila Santa Isabel a bateria fazia o carnaval da Praça da Sé, sendo muito respeitada durante as décadas de 50 e 60 e tendo suma importância no crescimento do carnaval da época. Após o retorno da escola à elite a bateria da Acadêmicos do Tatuapé recuperou prestígio vencendo em 2006 o Troféu Nota 10 de "Melhor Bateria" do Grupo Especial, tendo neste troféu sua maior glória até então. O troféu veio graças a ousadia da bateria que veio com ritmo, cadência e convenções típicas dos anos 70, o que chamou a atenção dos jurados. A bateria é apelidada de "Qualidade Especial", conhecida também por ser a única bateria da cidade a possuir além de uma Rainha também um Rei.

[editar] Rainhas e Reis da Bateria

Reis da Bateria
2010 - atualmenteDaniel Manzioni
Rainhas da Bateria
2005Valeska Reis
2006 - 2007Gaby Viana
2009Jaque Khury
2010 - atualmenteEliane Berreta

[editar] Enredos

Acadêmicos do Tatuapé
AnoColocação[7]Grupo[8]EnredoCarnavalesco
1968Vice-campeãAcessoLegião Paulista
19693ºlugar[9]EspecialImpério Tropical
19703ºlugarEspecialA cama do Gonçalo
19715ºlugarEspecialAmador Bueno-rei por um dia
19727ºlugarEspecialFesta do Bonfim
19738ºlugarEspecialO Brasil recebe a África
19749ºlugarEspecialO negro na formação do Brasil
19757ºlugarAcessoViagem à hiléia brasileira
19764ºlugarAcessoMãe sereia
197712ºlugarEspecialNoite de festa
19787º lugarAcessoJuca Mulato
19799ºlugarAcessoEmbu no tempo da assombração
198012ºlugarAcessoCidadão Samba
198110ºlugarGrupo 1-UESPA Rosalina, "a Nossa Costureira"
19825ºlugarGrupo 2-UESPA Tenda dos Milagres
198310ºlugarGrupo 2-UESPAmurê-o Casamento Malê
1984DesclassificadaGrupo 2-UESPCarnaval de Todos os Tempos
1985CampeãGrupo de Seleção[10]Eternas Batucadas
19869ºlugarGrupo 2-UESPMeu Chic Tatuapé, De Brás Cubas ao Pequeno Polegar
1987DesclassificadaGrupo 2-UESP
1988
1989
1990
19915ºlugarGrupo de Seleção-AEternos Carnavais
19923ºlugarGrupo de Seleção-BGuaraná, a fruta do amor
1993CampeãGrupo 4-UESPO Sonho de Voar
1994Vice-CampeãGrupo 3-UESPEu te amo
19959ºlugarGrupo 2-UESPA Tá na mão
1996CampeãGrupo 2-UESPSão Luiz do Maranhão e Sua História
19974ºlugarGrupo 1-UESPA Vicente Mateus
19987ºlugarGrupo 1-UESPA Arte Negra na BahiaEdson Machado
19998ºlugarGrupo 1-UESPA Tatuapé em 4 temposEdson Machado
20005ºlugarGrupo 1-UESPA Vida, tudo começou assimVaníria Nejelschi
2001Vice-CampeãGrupo 1-UESPQue Rei Sou Eu?Babú Energia
20026°lugarAcessoBaiana Guia, festa, lenda e magia. Salvador a Capital da alegriaBabú Energia
2003CampeãAcessoAbram Alas Para o Rei AbacaxiBabú Energia
20049°lugarEspecialAgradeço ao índio,que cuidou, a você que desbravou, e a todos que fizeram crescer. Tatuapé minha vida meu amorBabú Energia
200513°lugarEspecialPará, a Heróica história de nossa história, berço cultural de nosso povo. [nota 1]Hernane Siqueira
200614°lugarEspecialCooperativismo, União para o Bem Comum. Uma Grande Nação se Faz com Cooperação [nota 2]Comissão de Carnaval
20076°lugarAcessoUirapuru, Deus do Mundo Alado, Pássaro Encantado [nota 3]Comissão de Carnaval
20086°lugarAcessoPor mares naveguei, em Águas Claras eu cheguei. Tatuapé, de felicidade, transbordei! [nota 4]Hernane Siqueira
20098ºlugarAcessoTatuapé somos nós! [nota 5]Fábio Carneiro
2010CampeãGrupo 1-UESPAs Quatro Estações [nota 6]Comissão de Carnaval
20116°lugarAcessoO domingo é especial [nota 7]Comissão de carnaval
2012Vice CampeãAcessoTatuapé 60 anos - Da arte do samba, nasci pra comunidade, defesa e essência. sou guerreira! sou Leci Brandão! [nota 8]Mauro Xuxa
201312°lugarEspecialBeth Carvalho, a madrinha do sambaMauro Xuxa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário