quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

GRES Unidos de Cosmos

GRES Unidos de Cosmos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Unidos de Cosmos
Unidos de Cosmos Carnaval2009 Abre alas.JPG
Unidos de Cosmos
Fundação1 de janeiro de 1948 (65 anos)
Escola-madrinhaUnidos de Bangu
Coresverde e branco
Símboloestrela
BairroCosmos
PresidenteRafael Junior
Presidente de honraCoronel Beto (Coronel Beto)
CarnavalescoSilvio Cunha e Lane Santana
Intérprete oficialFabricio Alves
Diretor de carnavalEduardo Barros
Diretor de harmoniaElson
Diretor de bateriaClayton Nascimento
Rainha da bateriaThamires Queiroz
Mestre-sala e porta-bandeiraSuelen e Samuel
CoreógrafoLuciano Abrahão
Desfile de 2013
EnredoRosele Nicolau brilha no Cosmos. A eterna estrela da Zona Oeste.
Horário12/02/2013 - 1:20
Siteunidosdecosmos.com.br
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Cosmos é uma escola de samba carioca da zona oeste, fundada a 1 de janeiro de 1948.
É a entidade carnavalesca mais antiga da zona oeste em atividade. Surgiu do Bloco Carnavalesco União de Cosmos que tinha as cores azul e branca, de 1946. Os seus principais fundadores foram: Oswaldo Augusto Albuquerque, José Lima, Adelino Moreira, Francisco Hilário Gomes, Isaac Barbosa e seu Artur. Os primeiros sambas da Unidos de Cosmos foram compostos pelo compositor luso-brasileiro Adelino Moreira até a formação da ala de compositores da escola a partir de 1950.

Índice

[esconder]

História

Desde a sua fundação, a Unidos de Cosmos desfilou na Praça Onze. Seu primeiro carnaval teve o enredo "Vitória-régia". Escola pequena, de bairro afastado do centro da cidade, acabou ficando, após o carnaval de 1952, fora das competições oficiais, desfilando de 1953 a 1968 nos carnavais de Campo Grande, Santa Cruz e Itaguaí. Em 1969, ainda filiada à confederação que não lhe dava apoio, desfilou na Praça Onze, sem subvenção, apenas para garantir a vaga para 1970. Como a confederação não oficializou sua apresentação, a agremiação se filiou à Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro e começou a desfilar oficialmente em 1971.
Em 1992, a Unidos de Cosmos foi suspensa da Associação por ficar na última colocação. Tentou retornar em 1998, mas não foi aprovada na avaliação da AESCRJ.
Em 2003, conseguiu se filiar novamente e desfilar com as escolas do grupo E obtendo a 2ª colocação e subindo de grupo. Nos anos seguintes a escola se manteve no grupo D obtendo a 6ª colocação.
Em 2009, a agremiação apresentou um desfile em homenagem ao ex-prefeito Pedro Ernesto, contando sua trajetória como médico e político, a defesa da cultura popular e a perseguição que sofrera por opositores, além de sua importância para o mundo do samba. Na concentração, integrantes homenagearam a deputada Cida Diogo (chamada de "nossa madrinha"), além de outros políticos do Partido dos Trabalhadores. O abre-alas trouxe um mosquito laranja representando a parte do samba que dizia "epidemias, ratos mosquitos em sinfonia", mostrando o trabalho de Pedro Ernesto no combate às doenças epidêmicas. Por fim, a escola classificou-se em 9°lugar com 157 pontos, permanecendo no mesmo grupo para 2010.
Alegoria em homenagem a Moacyr de Goés, no carnaval de 2010.
Em 2010, seguindo a mesma linha, a escola trouxe novo enredo sobre personagens ligados à cultura popular, entre os quais o educador Moacyr de Góes[1], que desenvolveu projetos educacionais em Natal, no Rio Grande do Norte; o refrão do samba dizia "De pé no chão também se aprende a ler, na escola de palha aprendi o ABC", e foi considerado acima da média pela crítica[2] e durante a apresentação, a escola mostrou como o trabalho foi perseguido pela Ditadura Militar. Com muitos problemas durante seu carnaval, acabou rebaixada.
Logo após o carnaval, anunciou o pré-sal em seu enredo para 2011.[3] Ao abordar a história do petróleo através dos séculos, desde sua descoberta na Mesopotâmia, passando pelo Campo de Riacho Doce e Monteiro Lobato, que previu que havia petróleo no Brasil, a escola utilizou os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, obra-prima de Lobato, para falar da exploração do petróleo no país, terminando com a defesa dos royalties do Petróleo para o Rio de Janeiro, e da posse do pré-sal pelo governo brasileiro.[4] Apesar de obter apenas o sétimo lugar, a escola conquistou dois prêmios Samba Show: melhor intérprete (Sandrinho do Beco), e melhor samba-enredo.[5]
Para 2012, a escola falará sobre o cosmonauta soviético Yuri Gagarin, fazendo um trocadilho entre o nome da agremiação e a profissão do homenageado. O desfile contará com a volta do carnavalesco Raphael Ladeira.[6]. na linhas de homenagens, a escola que desceu para o grupo E, irá aposta dessa vez no revolucionário brasileiro Apolonio de Carvalho[7], descendo de grupo. mais com a mudança da AESCRJ, faz com que passe a desfilar pelo mesmo grupo.
Classificações
Unidos de Cosmos
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalesco
1981Enfim a felicidade [nota 1]
19907°lugarAcessoAlegria, alegria, carnaval dos carnavais
19918°lugarAcessoLecy Brandão, a musa inspiradora[nota 2]
19929°lugarAcessoAonde o samba fala mais alto com portas abertas [nota 3]Rubens Gerardi
Não desfilou entre 1993 a 2002.
2003Vice-campeãE
(sexta divisão)
Cosmos 5.5 reverencia Heitor dos Prazeres [nota 4]Comissão de Carnaval[8]
20046ºlugarD
(quinta divisão)
Cosmos viaja nos sonhos de Ney Roriz sem medo de ser feliz [nota 5]José Geraldo dos Santos
20056ºlugarD
(quinta divisão)
Com a fina flor do samba, Cosmos pede passagem [nota 6]Reinaldo Silveira
20066ºlugarD
(quinta divisão)
Cosmos faz a festa na IntendenteComissão de Carnaval
200711ºlugarD
(quinta divisão)
Sou Cosmos 100% negro, da Abolição aos dias atuaisWagner Silva e Osmar Costa
20083ºlugarD
(quinta divisão)
O sertão carioca está em festa, parabéns Cosmos, 60 anos de samba! [nota 7]Comissão de Carnaval[9]
20099ºlugarRJ-2
(quarta divisão)
Tem prefeito no samba, e o Dr. Pedro Ernesto nos braços do povo.Raphael Ladeira e Flávio Almeida
201012ºlugarRJ-2
(quarta divisão)
De pé no chão também se aprende a ler, Cosmos conta essa história popular[nota 8]Raphael Ladeira
20117°lugarD
(quinta divisão)
Do Reino das Águas de Monteiro Lobato ao ouro negro do Pré-Sal, Cosmos desvenda a saga do PetróleoComissão de Carnaval
Verônica, André e Flávio Almeida[4]
20128º LugarD
(quinta divisão)
Yuri Gagarin, de volta ao CosmosRaphael Ladeira
2013E
(sexta divisão)
Rosele Nicolau brilha no Cosmos. A eterna estrela da Zona Oeste.Comissão de Carnaval<br

Nenhum comentário:

Postar um comentário