quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Max Lopes

Max Lopes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Max Lopes é um carnavalesco brasileiro. conhecido como "O Mago das cores", gosta e desenvolve muitíssimo bem desfiles em estilo barroco, que é sua especialidade. É considerado hoje como um dos mais criativos e importantes carnavalescos do carnaval brasileiro, e o único a obter a comanda maior de Imortal da Acadêmia e Belas Artes, e também obtém uma Cadeira Permanente o Conselho de Carnaval de sua ex-Escola, a Mangueira. é imortal da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA). além de ter sido homenageado pela Vila Santa Tereza, no ano de 2005.

[editar] Os carnavais de Max Lopes

Max Lopes iniciou sua carreira no ano na década de 70, como ajudante de Fernando Pamplona (um dos grandes carnavalescos do carnaval carioca da época) no Salgueiro. Seu primeiro desfile como carnavalesco principal foi em 1976, na escola de samba Unidos de Lucas, com o enredo: "Mar Baiano em Noite de Gala" alcançando a 12º colocação, sendo a escola rebaixada. em 1977 passou para a Imperatriz, onde fez o enredo "Viagem fantástica às terras de Ibirapitanga". A escola foi rebaixada, mas o carnavalesco continuou seu trabalho e no ano seguinte voltaram ao grupo principal com o enredo "Vamos brincar de ser criança". seu primeiro carnaval de sucesso, foi em 1982, na escola de samba União da Ilha do Governador, com o enredo "É Hoje!", ano também que começou a ser conhecido pelas formas deu trabalhava com as cores, ganhando o título de "Mago das Cores".
Nos anos seguintes assinou os desfiles da tradicional escola carioca, Estação Primeira de Mangueira, levando a escola em 1984 ao campeonato e ao super-campeonato, com o enredo; "Yes, Nós Temos Braguinha", fora seu primeiro título, e o único a conquistar o Super-Campeonato, oferecido apenas no ano de 1984, inauguração do Sambódromo. no ano de 1989, voltou a Imperatriz Leopoldinense, assinando o enredo; "Liberdade!Liberdade!Abra as Asas Sobre Nós!", levando a escola ao campeonato, e conquistando seu terceiro título. em 1991 assinou o desfile da Unidos do Viradouro; cujo o enredo homenageava a atriz comediante, Dercy Gonçalves, com o enredo; "Bravo, Bravíssimo - Dercy, o Retrato de um Povo".
No ano de 1992, fora personagem de um dos mais trágicos acidentes que já aconteceram no Sambódromo, o último carro da agremiação teve problemas em seu gerador, e pegou fogo durante o desfile da Viradouro, cujo o enredo era; "...E a Mágia da Sorte Chegou!", desfile assinado em conjunto com o carnavalesco Mauro Quintaes, desde de lá, jamais usou qualquer artifício com fogo em suas alegorias. Em 1998 assinou no Acadêmicos do Grande Rio o enredo; "Prestes, O Cavaleiro da Esperança" e em 1999 o enredo; "Ei, Ei, Ei, Chateau é Nosso Rei".
Em 2000 para carnaval 2001, voltou a agremiação tradicional Verde-e-Rosa da Mangueira, onde já havia assinado os desfiles de 1983 e 1984. No ano de 2002 já se sagrou, pela quarta vez, campeão com a Estação Primeira, cujo o enredo era; "Brazil com 'Z' é pra Cabra da Peste, Brasil com 'S' é a Nação do Nordeste", um desfile colorido e irreverente. No ano seguinte, 2003, trouxe um dos desfiles mais luxuosos e requintados de sua carreira e da Estação Primeira, o enredo era; "Os Dez Mandamentos: O Samba da Paz Canta a Saga da Liberdade", nesse enredo a agremiação Verde-e-Rosa trouxe o maior carro que já passou na Marquês de Sapucaí, seu abre-alas tinha 87 metros, e 10 metros de altura.
No ano de 2005, resolveu ousar, e trouxe um enredo sobre a energia na Estação Primeira; um desfile com conceitos diferentes dos habituais da escola e do carnavalesco, que não conquistou muito o público. Em 2006, resolveu apostar novamente no que mais sabe fazer, um carnaval tradicional, e bem Verde-e-Rosa, falando sobre temática nordestina novamente, o enredo era; "Das Águas do Velho Chico, Nasce Um Rio de Esperança", a escola saiu do sambódramo aclamada como campeã, mas no resultado final ficou em 4º lugar. No ano de 2007, apostou na história da Língua Portuguesa, e suas influência literárias até os dias de hoje, um desfie didático e extremamente acadêmico, que liderou até o 5º quesito da apuração, tendo como resultado final, o 3º lugar.
Para 2008, o carnavalesco mais tradicional do carnaval carioca, apostou novamente no nordeste para trazer o 19º título para a Estação Primeira, e conquistar seu 5º título. Falou do centenário do Frevo, com o enredo; "100 Anos do Frevo, é de Perder o Sapato. Recife Mandou me Chamar...", onde a escola ficou num modesto 10º lugar. Saiu da Mangueira após oito anos.
No ano de 2009, estreou como carnavalesco da Unidos do Porto da Pedra[1], onde falou sobre a curiosidade, com o enredo; "Não Me Proíbam Criar. Pois Preciso Curiar! Sou o País do Futuro e Tenho Muito a Inventar!", porém a escola ficou com o 10º lugar.
Após 20 anos, Max retorna a Imperatriz onde desenvolve um enfredo sobre as religiões, no entanto devido a problemas estruturais da escola, que ficou na 8º colocação. no carnaval de 2011 irá mostrar o enredo sobre a saúde, terminou na 6º colocação. Depois do carnaval surgiram boatos de que Max iria para Portela[2],o que no entanto foi negado pelo mesmo que continua na verde e branca para mais um carnaval[2]. Sendo que após o carnaval 2012, foi demitido devido a mudanças na escola de Ramos para o próximo carnaval[3]. no ano de 2013, retorna a Viradouro[4][5], sendo que pela primeira vez não fará uma escola do Especial ou dividindo, no entanto fará estréia na escola de samba Gaviões da Fiel, famosa escola do Grupo especial da folia Paulistana.[6]

 Desfiles assinados por Max Lopes

AnoEscolaColocaçãoGrupoEnredo
1976Unidos de Lucas12ºlugar1Mar baiano em noite de gala
1977Imperatriz9ºlugar1Viagens Fantástica às Terras de Ibirapitanga
1978ImpetratrizVice-Campeão2Vamos Brincar de Ser Criança
1982União da Ilha5ºlugar1-AÉ Hoje!
1983Mangueira5ºlugar1-AVerde que Te Quero Rosa...Semente Viva do Samba
1984MangueiraCampeão1-AYes, nós temos Braguinha
1985Vila Isabel3ºlugar1-AParece que foi ontem
1986Vila Isabel11º lugar1-ADe alegria cantei, de alegria pulei, de três em três pelo mundo rodei
1987Vila Isabel7º lugar1-ARaízes
1988União da Ilha6ºlugar1-AAquarilha do Brasil
Cubango4ºlugar1-CAve Bahia, cheia de graça
1989ImperatrizCampeão1-ALiberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!
1990Imperatriz4ºlugarEspecialTerra Brasilis, o que se plantou deu
ViradouroCampeão1-BSó vale o escrito
1991Viradouro7ºlugarEspecialBravo, Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo
1992Viradouro9ºlugarEspecialE a magia da sorte chegou
1993Viradouro7ºlugarEspecialAmor, sublime amor
1995Vila Isabel9º lugarEspecialCara e Coroa, as duas faces da moeda
Arrastão3ºlugarAFrevança
1996Vila Isabel7ºlugarEspecialA heróica cavalgada de um povo
1997Estácio13ºlugarEspecialAtravés da fumaça, o mágico cheiro do carnaval
1998Grande Rio8ºlugarEspecialPrestes, o cavaleiro da esperança
Sossego3ºlugarCEm busca do destino [7]
1999Grande Rio6º lugarEspecialEi, Ei, Ei, Chateau é o nosso rei!
Sossego8ºlugarB500 Anos - Brasil - O que Caminha viu e não viu
2000Grande Rio9º lugarEspecialCarnaval à vista!
2001Mangueira3º lugarEspecialA Seiva da Vida
2002MangueiraCampeãoEspecial"Brasil com "Z" é pra cabra da peste, Brasil com "S" é nação do Nordeste"
2003MangueiraVice-CampeãoEspecialOs dez mandamentos - o samba da paz canta a saga da liberdade
2004Mangueira3º lugarEspecialMangueira redescobre a Estrada Real e faz deste eldorado seu carnaval
2005Mangueira6ºlugarEspecialMangueira energiza a avenida. Carnaval é pura energia e a energia é o nosso desafio
2006Mangueira4ºlugarEspecialDas Águas do Velho Chico nasce um rio de esperança
2007Mangueira3º lugarEspecialMinha língua é minha pátria, Mangueira meu grande amor. Meu samba vai ao lácio e colhe a última flor
2008Mangueira10ºlugarEspecial100 anos de frevo, é de perder o sapato. Recife mandou me chamar...
2009Porto da Pedra10ºlugarEspecialNão Me Proíbam Criar. Pois Preciso Curiar! Sou o País do Futuro e Tenho Muito a Inventar!
2010Imperatriz8°lugarEspecialBrasil de todos os deuses
2011Imperatriz6ºlugarEspecialA Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde
2012Imperatriz10°lugarEspecialJorge, amado Jorge
2013ViradouroSérie Ouronem melhor e nem pior que não sai da minha mente ...inspiração do meu samba, eu também sou diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário