terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

G.R.E.S. UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR

.R.E.S. UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR


Histórico



barra1.gif (920 bytes)



Quando numa terça-feira de carnaval, em 5 de março de 1953, na Estrada da Cacuia, ponto central do carnaval da Ilha do Governador, desfilavam pequenas escolas de samba e blocos de vários bairros da região, três amigos - Maurício, Orphylo e Quincas - sentiram a nescessidade de fundar uma escola de samba da própria Cacuia. Passada a festa, o grupo se juntou à rapaziada do time de futebol União Futebol Clube, que tinha uma charanga, levando-lhes a idéia de criação da escola. No dia 7 de março, portanto sem perda de tempo, eles se reuniram no armazém do Maurício e fundaram a escola. O autor do brasão da bandeira foi Edson Machado. A Ilha tinha em suas fileiras o maior ganhador de sambas-de-enredo de todos os tempos, o saudoso Didi (à frente, inclusive, de Paulo Brazão, Silas de Oliveira e David Corrêa). Didi é o pseudônimo que camuflava o nome verdadeiro, Adolfo de Carvalho Baeta das Neves, procurador da República. O brasão da escola possui uma faixa branca em diagonal tendo em seu interior o título UNIÃO , que divide o brasão em dois espaços, no lado superior uma LIRA que representa a música (o samba) e no inferior o CAVALO MARINHO que representa o mar de nossa Ilha. Em cima está a águia em homenagem a sua madrinha Portela.
Didi danhou sambas-de-enredo em várias escolas de samba, ou assinando com o pseudônimo ou simplesmente não assinando. Ganhou um total de 24 prêmios de melhor samba-de-enredo.
A União estreou em 1954 sagrando-se campeã, fato que se repitiu durante seis anos consecutivos nos desfiles da Cacuia.
Para 1960, a diretoria deu um passo audacioso e filiou-se à Associação das Escolas de Samba do Estado da Guanabara. Para uma escola pobre, humilde, caloura e inexperiente era um grande desafio, porém, ela tinha garra, personalidade e a vontade férrea de seus componentes e dirigentes, de demonstrarem na PRAÇA XI, que a ILHA DO GOVERNADOR também tinha sambistas autênticos.
Hoje o G.R.E.S. União da Ilha do Governador tem muitos torcedores e simpatizantes. Possui ao longo de sua história sambas enredos de primeira e famosos. Sua bateria é fantástica e seus desfiles são sempre soltos, alegres e coloridos.
Fundadores: Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira, Orphylo Bastos e mais 59 sócios fundadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário