domingo, 24 de fevereiro de 2013

TINGA

TINGA
Nome Completo: Anderson Antônio dos Santos
Ano de nascimento: 1974
Tinga é cria de Vila Isabel e, segundo seu amigo e companheiro de profissão Dominguinhos do Estácio, é um “tremendo pé-quente”. O motivo é simples: muito requisitado para cantar sambas nas eliminatórias, Tinga perdeu as contas de quantos sambas venceu nas quadras.
Aos 30 anos, Tinga estreou como primeiro intérprete no Grupo Especial. No entanto, foi o gogó principal da escola do bairro de Noel Rosa em 2004, em substituição ao veterano Jorge Tropical, que saiu da escola por se desentender com a diretoria. O jovem cantor puxou “A Vila é para ti”, no qual a entidade foi campeã do Grupo A.
O cantor tem uma voz forte e boa dicção, com um timbre que se assemelha, em vários momentos, ao recorrente Wander Pires, considerado uma espécie de “guia” de vários puxadores da nova geração. Seus admiradores consideraram sua atuação muito boa, merecedora do reconhecimento do júri do Estandarte de Ouro do jornal O Globo como revelação do ano (prêmio, no entanto, concedido a outro estreante no Grupo Especial, Bruno Ribas, da Portela). Outros, um pouco mais críticos, afirmaram que o intérprete se perdeu em cacos desnecessários limitando-se apenas a gritar durante a condução do samba da Vila Isabel.
Desde 2004 na Vila Isabel, Tinga estreou em 2011 no Anhembi, defendendo a Unidos do Peruche em São Paulo. Em 2012, cantou na Bambas da Alegria em Uruguaiana-RS e será titular da Praiana em Porto Alegre no ano que vem.

INÍCIO: Final da década de 90. De lá até agora, sempre foi Unidos de Vila Isabel. Começou como cantor de apoio de Jorge Tropical.
Primeiro ano como intérprete oficial: 2005
2000 a 2003 - Vila Isabel, como apoio
Desde 2004 - Vila Isabel, cantor principal
2011 - Unidos do Peruche, cantor principal
2012 - Bambas da Alegria (Uruguaiana-RS)
2013 - Praiana (Porto Alegre)
GRITO DE GUERRA: Solta o bicho! Alô comunidade! Canta, canta Vilaaaaa...
CACOS DE EMPOLGAÇÃO: não tem muitos cacos característicos. Geralmente, faz a chamada com a primeira palavra dos versos das estrofes dos sambas, assim como Wander Pires. De vez em quando também aparecem coisas como “minhas baianas queridas”; “vamos lá”; “eh, eh, eh, eh”; “alegria”; “ôôôôô”; “alô, bateriiiia”; "solta o bicho".
MAIS FOTOS DE TINGA



Durante sua participação no Sem Censura logo após o título do Acesso de 2004 ganho pela Vila Isabel. Tinga canta o samba campeão "A Vila é Parati".


Nenhum comentário:

Postar um comentário