segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

UNIÃO DO PARQUE CURICICA

UNIÃO DO PARQUE CURICICA
FUNDAÇÃO 01/03/93
CORES Azul, Vermelho e Branco
QUADRA Rua Aruá, 385
Curicica
Jacarepaguá
SÍMBOLOAperto de Mãos
HISTÓRICO
Trata-se de uma escola muito jovem, fundada como bloco em 1993, de cores azul, vermelho e branco, cujo símbolo é um aperto de mãos. Desde o seu primeiro desfile, como escola de samba, vem conseguindo excelentes colocações e subindo de grupo. Sua quadra é simplesmente fantástica, ou seja, é nova, possui camarotes, palanque de bateria com letreiro do enredo, salas de baianas, velha-guarda e compositores, bares, sem falar do espaço interno, que causa inveja até em escolas do Grupo A e do Especial. É lá onde os sambas dos Grupos A e B são registrados fonograficamente, com a baladada bateria da escola formando a base. Localiza-se no distante rincão de Curicica, em Jacarepaguá. É presidida pelo popular Zezinho Orelha. A escola atualmente se mantém no Grupo B. Em 2009 e 2010, terminou na terceira colocação. Em 2011, conseguiu sua melhor posição: um vice-campeonato.
RESULTADOS DA ESCOLA
1999 - 1ª no Grupo E
Brasil, Quá Quá Quá no Ano 2000
José Marcos

2000 - 2ª no Grupo D
Na Virada do Milênio, a Esperança de um Povo
Sandro Gomes

2001 - 6ª no Grupo C
Rio 2001, uma Virada Carioca
Sérgio Ferreira

2002 - 2ª no Grupo C
Sou Índio, sou Branco, sou Negro, sou Brasil, sou Brasileiro, Eu Nasci para Bailar
José Marcus e Myriam

2003 - 5ª no Grupo B
Da Criação a Reconstrução - 90 anos do Mercadão de Madureira
Myrian e José Marcos

2004 - 10ª no Grupo B
Verdade pra quem viveu, Miragem pra quem não viu, Invasão de Amor e Paz nas Terras do meu Brasil
Míriam Araújo

2005 - 1ª no Grupo C
Bahia de São Salvador, o Porto Seguro do Brasil
Jorge Caribé

2006 - 4ª no Grupo B
GLS com a bandeira da alegria, o babado da Curicica no carnaval é só alegria!
Jorge Caribé

2007 - 8ª no Grupo B
Brazil SA... é a pátria que nos pariu!
Flávio Alberto Campello

2008 - 11ª no Grupo B
O Mundo Místico das Águas em Berço Esplêndido, Derrama ao Planeta o seu Clamor!
Flávio Alberto Campello

2009 - 3ª no Grupo B O Carioca é Aquele: Espírito, Paixão e FéAmauri Santos
2010 - 3ª no Grupo B Lendas, mistérios e magias. Não creio, mas... sei lá, né?
Amauri Santos e Paulinho do Ouro
2011 - 2ª no Grupo B Eu sou o samba, a voz de um do povo brasileiro!
Amauri Santos
2012 - 6ª no Grupo B As cartas não mentem jamais!
Comissão de Carnaval

SAMBAS-ENREDO
2003
Enredo: Da Criação a Reconstrução - 90 anos do Mercadão de Madureira
Autor(es): Luís Camelô, Paulo Bispo e Nego Lino

É madrugada e o galo canta
Lavrador se levanta, vai trabalhar
Traz fruta fresca e verdura que planta
Para vender no mercado popular
O comércio floresce
Com a freguesia em expansão
Madureira também cresce
Nasce o glorioso mercadão
Para enfrentar a concorrência
Aqueles bravos comerciantes
Vem oferecer com inteligência
Novidades, coisas de terras distantes

Da Mãe África, heranças culturais
Máscaras e búzios, adereços e corais (bis)
Do Nordeste, o pote, a escultura, o pilão
E toda arte popular do artesão

Da Bahia da umbanda e candomblé
Tem ervas do feitiço e do amor
Tem caruru e o dendê do acarajé
Velas, incensos, defumador
De repente, fogo, alguém gritou
O velho mercado ardeu
Madureira chorou, chorou
A a alma da gente, doeu
Sacudida a poeira, um novo mercado surgiu
E outra vez, Madureira sorriu

Curicica faz a festa
Neste enredo original (bis)
É Madureira, é mercadão no carnaval

2004
Enredo: Verdade pra quem viveu, Miragem pra quem não viu, Invasão de Amor e Paz nas Terras do meu Brasil
Autor(es): Luis Maia, Marcelo Rodrigues, Robertinho Grande e Paulo Victor

A Curicica viaja nas asas da imaginação
Em ver um ser sideral
Viajando em sua nave espacial
Ao pousar pelo Brasil
Com fauna e a flora se encantou
O desencanto surgiu em forma de pranto
Bombas, tecnologia, clone e computador
Ganância, ira, poder, desunião
Miséria e ódio e a guerra em vão
Bicho de sete cabeças, sai pra lá
Este monstro terrível veio para devorar (bis)
Desejo ao homem fé e união
Salvem a humanização

Que a paz, permaneça unida em seus ideais
Sem diferenças religiosas e culturais
E o ser sideral, veste de anjo e faz ecoar
Sua trombeta de amor contagiar
Os negros com os afoxés e os cultos aos orixás
As matas virgens e os índios a festejar
As raças amarelas com incensos a exalar
Perfumes de amores pelo ar
Com a bandeira da paz o branco a tremular
É o futuro que não tarda pra chegar

Verdade para quem viveu
Miragem pra quem não viu (bis)
Invasão de amor e paz
Nas terras do meu Brasil

2006
Enredo: GLS Com a Bandeira da Alegria; o Babado da Curicica no Carnaval é Só Alegria!
Compositores: Humberto Carlos, Elizeu, Jarbas da Freguesia e Robson Vivendo

A Curicica vem mostrar
Um mundo em fantasia
Entre plumas e paetês
Num carrossel de alegria
Eva e Adão no paraíso
Onde a coisa começou
Depois do fruto proibido
Tudo se transformou

Quem pode, pode, e tem poder de sedução
No velho mundo a orgia era geral (bis)
GLS é movimento mundial
E a Curicica mata a cobra e mostra o pau

Este teu fogo me incendeia
Eu vim de Roma pra brincar o carnaval
"Purpurinando" a avenida, de bem com a vida
Meu coração entrego a quem quiser me amar
É nova era! Vou embarcar nessa viagem
Com fascinantes personagens
Vivendo a emoção do mundo gay
E com direito a casamento e adoção
Ô da gravata, deixa de graça
Assuma logo a sua opção
Dá um close nela, é ele ou ela
Essa é a vida que eu sempre quis
Na onda do arco-íris
Passei por baixo e fiquei feliz

Hoje é só alegria, amor
No babado da folia, eu vou (bis)
Sou União, sou Curicica
Amor que pinta quando bate fica

2007
Enredo: Brazil S/A... É a Pátria que nos Pariu
Compositores: Ribeiro, Pedro Miguel, Leandro Thomaz, Ronaldo Yllê e Maneco

Pelo mar a descoberta
De portas abertas, o eldorado ôô
Este chão abençoado
A terra do Pau-Brasil
Que quase sumiu
Levado pelos invasores
De forma tão vil
Riqueza para seus senhores
Do ouro e da prata
Pouco sobrou (é, pouco sobrou)
Quando chegaram, escravizaram
E o dono da terra, sem terra ficou

A família imperial, tirou onda de bacana
Fez do Brasil, a casa da mãe Joana (bis)
Sai o imperador, entra o marechal
Tudo acaba em carnaval

Sonhando, cantando, seguindo a razão
Pintamos a cara pra dizer não
A fé mostrou o bom sinal
De uma esperança "real"
Brasil...
A liberdade tão sonhada chegou
O brasileiro vai mostrar seu valor
Talento e tecnologia
Tem Carmem Miranda, balangandãs
Marca da exportação
"Made in Brazil", desperta o interesse mundial
Sou Curicica, vou comemorar
Eu quero ver o "Tio Sam" sambar

Pátria amada, mãe gentil (bis)
Brazil S/A... É a pátria que nos pariu

2008
Enredo: O Mundo Místico das Águas em Berço Esplêndido, Derrama ao Planeta o seu Clamor!
Compositores: Jayme Cesar, Edson Pitimbú, Luis Maia, Maria Preta e Isaac

O meu Deus criou e emoldurou a Terra
Na divisão do céu e mar
O berço sagrado de seres e crenças
A água é a mãe da nossa existência
Forças naturais me levam a ver
A natureza a chorar
Nas tradições milenares
Um mundo que sucumbiu
Mistérios que correm pelos mares
Atlântida tu hoje emerges
Evocando os deuses, trazendo a mensagem
Que a água é vida, fonte divina
Teu seio é morada das divindades

Yara... senhora dos rios que vem encantar
A deusa maior do meu mar é Yemanjá (bis)
Nas cachoeiras de Oxum quero me banhar
E lavar minha alma nas águas de Oxalá

No ventre materno alimenta
E pra vida desperta um novo ideal
O homem concede com energia
A água do meu dia a dia
Proporcionando consciência ambiental
E um louvor eu faço aos céus
Com a Curicica nesta avenida
Que em meu destino esteja a vitória
Pela salvação da riqueza da vida

Preservação, um canto que hoje ecoou
Meu grito em sinal de alerta (bis)
Da água na fonte que seca
Eu derramo o meu clamor


2009
Enredo: O Carioca é Aquele: Espírito, Paixão e Fé
Compositores: Amâncio, J. Sardinha e Jorge Gordo

Sou carioca
Alegre, sagaz, maneiro
Sou o cara
Bom de samba, hospitaleiro
Patrimônio do meu Rio
Sempre sonhando para a vida melhorar
Se tô com grana, tiro é onda
Se tô duro, rezo pra chover
Malandreado é o meu jeito de viver

Paixão carioca é praia e sol
Funk, carnaval e futebol (bis)
Orgulho é saber te receber
Dividir meu paraíso com você

Sou a alma do país
Trago no peito... Minha devoção
Jorge Guerreiro, peço proteção
Pra saudar Iemanjá
Vou jogar flores no mar
Crença e fé
Viro amigo do seu Zé
Esse povo tão festeiro e capaz
Gosta de viver em paz

Do alto do morro a contemplar
Lugar melhor não há (bis)
Deus me deu e não tem preço
Sou Curicica e agradeço

2010
Enredo: Lendas, mistérios e magias. Não creio, mas... sei lá, né?
Autores: Tonho, Fabian, Berequinho de JPA, Aniceto e Itamar

Vovó contava
No meu tempo de criança
E ainda guardo na lembrança
Histórias de fazer arrepiar
Tantas lendas
Em minha mente pequenina
Sonhos, fantasias, cantigas de ninar
Personagens da cultura popular
Figuras que ainda vêm me assombrar

É meia-noite, a bruxa tá solta
Com o pé direito, piso na Sapucaí (bis)
Se o gato é preto e a sexta-feira é 13
Pé de pato, mangalô, três vezes

Sei que tudo é só imaginação
Neste mundo de mistérios e superstições
Mas espelho quebrado dá azar
Olho gordo sai pra lá
Meu santo é forte e carrego um patuá
Trago um galho de arruda
No pescoço, figa de guiné
Só não faço simpatia, pois não levo fé
Hoje é dia de magia
O feitiço está no ar
Esconjuro, que medo que dá

O caldeirão vai ferver
Você vai ver
A Curicica mandou a bruxa preparar (bis)
Esta mágica poção
Com punhados de alegria
Para esse povo enfeitiçar

2011
Enredo: Eu sou o Samba, a voz de um povo Brasileiro
Compositores: Brasil, J. Sardinha, Rui Só, Fernando Bom Cabelo, Rafael Bernini e Badá

Eu sou o samba
A minha história vou contar
Vim lá da África distante
Pra nesse chão desembarcar
Aqui minha semente germinou
E me tornei carioca exportação
Construí o meu legado
Mesmo com a discriminação
Foi Donga quem me popularizou
Tia Ciata também me abraçou
Eu falo da vida, de sonhos, de amores
Valorizando a mente dos compositores

Partido alto, bossa nova e pagode
Minha alegria toma conta do terreiro (bis)
Eu sou de breque, no enredo da canção
A terapia desse povo brasileiro

Com a minha ginga...
Encantando a malandragem
Sou a voz do morro
Vou ganhando mais bagagem
E com orgulho o sambista anuncia
Dois de dezembro, o "couro come" é o meu dia
Na batucada vejo o dia amanhecer
Sou patrimônio cultural desse país
Já tá provado: tá no samba, tá feliz

Na magia do carnaval
Eu vou unindo gente pobre, gente rica
Quem é do samba (bis)
Samba aí que eu quero ver
A minha essência é do Parque Curicica
2012

Enredo: As cartas não mentem jamais
Autores: Leley Fumaça, Neguinho, Tide, Fabiano Vasconcelos e Leandro Rangel

Embaralhou... de onde vem esta magia?
A origem é um mistério
Que eu quero decifrar nessa folia
Com os povos navegantes
Em caravelas mundo afora se espalhou
Por lugares fascinantes sem limites e fronteiras
Surgiram os caminhos do tarô
Chegando ao velho continente
Em arte se transformou

De copas e ouros... espadas e paus
Pintadas e marcadas pela corte real
(bis)
Simbolizando a sociedade
E o Coringa sonho ou realidade

Quem tem fé pode apostar
Pois no jogo da vida é perder ou ganhar
Está no truco com os senhores da praça
Na mãos dos malandros em mesas de bar
Deslumbrante nos cassinos requintados
Mas todo cuidado é pouco quando rola um carteado
Não tem idade... é de criança que se aprende a jogar
Hoje sou um ás na fantasia
O santo guerreiro me guia pra vitória conquistar
É magico... vai encantar
Da manga um trunfo eu vou tirar
E meu destino, vem da profecia
Estava escrito, minha estrela vai brilhar

Joguei as cartas na avenida em União

Sou Curicica, trago alegria
(bis)
Chegou a hora de gritar campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário