quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Viriato Ferreira

Viriato Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viriato Ferreira no barracão da Imperatriz Leopoldinense, escola onde criou seu último carnaval, junto com Rosa Magalhães, Marquês que é marquês, do saçarico é freguês. (foto: setembro de 1992)
Viriato Ferreira (Rio de Janeiro, 24 de abril de 1930Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1992) foi um figurinista e carnavalesco brasileiro[1][2].
Viriato trabalhou para teatro de revista durante muitos anos. Foi lá que aprendeu a criar figurinos que eram ao mesmo tempo leves, cômodos e de grande efeito visual, características que marcariam seus trabalhos como carnavalesco de grandes escolas de samba cariocas. Mas sua ligação com o Carnaval começou quando desfilava como destaque pelo Salgueiro[3]
Durante alguns anos colaborou com seu trabalho para o sucesso de Joãosinho Trinta na Beija-flor, mas foi na Portela e na Imperatriz Leopoldinense que pode assumir o posto de carnavalesco e desenvolver enredos inesquecíveis como Hoje tem marmelada (Portela, campeã de 1980) e O que é que a banana tem (Imperatriz, 1991).
Em 2009, foi homenageado num dos setores do desfile da Imperatriz Leopoldinense, que levava à Passarela do Samba o enredo Imperatriz.... só quer mostrar que faz samba também![4]

 Carnavais de Viriato Ferreira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário