terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

WANDER PIRES

WANDER PIRES
Nome Completo: Wander Nunes Pires
Ano de nascimento: 1972
Wander Pires iniciou precocemente no samba. Aos cinco anos já dava seus primeiros passos freqüentando lugares como Bloco do Grilo e rodas de samba. Com o apoio do pai Manoelão, Wander não perdia uma oportunidade para soltar a voz e mostrar seu talento.
No início da década de 90, Wander começou a colher os frutos de seu trabalho, pois conquistou o posto de segundo puxador da Mocidade Independente de Padre Miguel. Com a saída de Paulinho Mocidade, após o carnaval de 93, Wander Pires assumiu o microfone da escola. No ano seguinte, fez sucesso com a música "Liga para o meu celular", de Noca da Portela e Toninho.
A partir daí, mesmo muito jovem, Wander Pires construiu uma reputação de grande intérprete de samba. Dono de uma voz grave e timbre potente, que gerou uma série de seguidores (ou imitadores), Wander revelou-se o mais talentoso puxador de sua geração. Sagrou-se campeão com sua Mocidade em 1996 e conquistou o Estandarte de Ouro do jornal O Globo como melhor puxador, em 1997, pela interpretação do samba “De corpo e alma na avenida”, também premiado pelo Estandarte de Ouro. Wander Pires ficou na Mocidade até 1999, indo em seguida para o Salgueiro, passando pela União da Ilha, retornando para a Mocidade, até aterrissar na Grande Rio em 2003. Wander defendeu a escola de Duque de Caxias até 2005. Voltou para a Mocidade em 2006. No entanto, o intérprete acertou seu retorno à Grande Rio, que defendeu em 2007 mesmo de muletas, em função de uma torção sofrida poucos dias antes do desfile. No carnaval seguinte, Wander chegou atrasado à Marquês de Sapucaí. A Grande Rio já estava em plena evolução quando o intérprete apareceu, alegando ter sofrido um acidente de carro momentos antes. Ele cantou no desfile das campeãs com uma tipóia no braço esquerdo. Depois do carnaval, foi demitido da Grande Rio. Chegou a negociar com a paulistana Império de Casa Verde, mas o negócio não evoluiu. Wander teve uma terceira passagem pela Mocidade em 2009, mas acabou demitido pelo presidente Paulo Vianna por não comparecimento a compromissos oficiais. Wander Pires defendeu a Viradouro no fatídico desfile de 2010, quando a escola foi rebaixada.
Após desligar-se da agremiação niteroiense, acertou com a Vai-Vai para defender a agremiação paulistana em 2011. Realizou expediente duplo, pois também defendeu o Estado Maior da Restinga no carnaval de Porto Alegre. Wander ainda gravou o samba da Lins Imperial para o CD do Grupo B 2011. Espantando a fase de inferno astral que o atrapalhou, Wander Pires foi campeão com a Vai-Vai e com a Restinga, sendo agraciado com os títulos em São Paulo e Porto Alegre numa única tarde de Terça-Feira Gorda. Mantém as jornadas nas capitais paulista e gaúcha desde então, defendendo a Porto da Pedra em 2012. Em 2013, dividirá o microfone oficial da Imperatriz com Dominguinhos do Estácio.
Wander Pires também é primo de Andrezinho, integrante do Grupo Molejo e filho do falecido Mestre André, o célebre diretor de bateria da verde-e-branco de Padre Miguel.

INÍCIO: Mocidade Independente de Padre Miguel, em 1990. Até 1993 foi apoio do Paulinho Mocidade.
Primeiro ano como intérprete oficial: 1994
1994 a 1999– Mocidade
2000 –Salgueiro
2001 –União da Ilha
2002 –Mocidade
2002 e 2003 - Acadêmicos do Campo do Galvão (Guaratinguetá-SP)
2003 a 2005– Grande Rio
2006 - Mocidade
2007 e 2008 - Grande Rio
2007 - Unidos da Cova da Onça (Uruguaiana-RS)
2009 - Mocidade
2010 - Viradouro
2010 - Unidos da Cova da Onça (Uruguaiana-RS)
Desde 2011 - Vai-Vai (São Paulo-SP)
Desde 2011 - Restinga (Porto Alegre-RS)
2011 - Lins Imperial (gravação do CD)
2012 - Porto da Pedra
2012 - Ilha do Marduque (Uruguaiana-RS)
2013 - Imperatriz (ao lado de Dominguinhos do Estácio)
GRITO DE GUERRA: Alô (nome da escola)! Vamos lá, a hora é essa!
GRITOS DE EMPOLGAÇÃO: não tem gritos de empolgação definidos. Geralmente, faz a chamada com a primeira palavra dos versos das estrofes dos sambas.
Estandarte de Ouro: 1997
Sambas de sua autoria:"A Restinga Multirracial Celebra a África de Mandela na Festa do Carnaval" (Estado Maior da Restinga/2011, com André Diniz), "Da Mitologia à Realidade, a Tinga de Taça na Mão! Vinhos do Brasil - Sinônimo de Qualidade, Saúde, Prazer e Prosperidade!" (Estado Maior da Restinga/2012, com André Diniz) "A Restinga pede passagem e se mostra em superações. Tri felizes iremos ficar no Panteão dos campeões" (Estado Maior da Restinga/2013, com André Diniz)
MAIS FOTOS DE WANDER PIRES





Nenhum comentário:

Postar um comentário