quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Anexo:Carnavalescos

Anexo:Carnavalescos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este é uma artigo sobre carnavalescos no carnaval do Brasil.

Índice

[esconder]

Cebola

Começou em 1986, onde foi decorador de alegorias, quando Fernando Pinto era carnavalesco da Mocidade Independente, e depois como auxiliar de Renato Lage, na própria Mocidade e de Roberto Szaniecki e Miguel Falabella, respectivamente no Salgueiro e Império da Tijuca. estreiando em 2000, como carnavalesco, na escola de samba Tom Maior. Em seguida, passsando pela Império de Casa Verde, Sem Compromisso, Águia de Ouro e Mancha Verde.
Em 2008, voltou para a Mocidade, onde fez parte de uma comissão de carnaval que auxiliava o então carnavalesco Cid Carvalho. no ano seguinte estreou como carnavalesco da Mocidade, mas não mostrou o que fez no Carnaval de São Paulo, o que fez com que a agremiação o demitisse. no ano de 2010 retornou como carnavalesco da Mancha Verde, levando a escola a um das melhores posições no grupo de elite do carnaval paulista. e em 2011 retornou a Águia de Ouro. para 2013, cebola além de continuar na Águia de Ouro, estará também como carnavalesco da Independentes de Boa Vista[1].

 Chico Spinoza

Iniciou sua trajetória na Estácio. Em seguida teve passagens pela União da Ilha, Unidos da Tijuca, Viradouro, Caprichosos, Nenê de Vila Matilde e Vai-Vai.
Retornou a Vai-Vai, onde ficou de 2007 a 2009 inclusive conquistando um título e um vice-campeonato e na Estácio, em 2010, onde dividiu com Gebran Smera e onde iria continuar como carnavalesco, mas saiu devido as divergências com a escola. em 2011, esteve como carnavalesco da Tom Maior, para 2012, estará na Vila Maria.[2]

 Cid Carvalho

No ano de 1989, inicia seus primeiros passos no carnaval, quando foi trabalhar como assistente de Joãozinho Trinta, em seguida sendo de Rosa Magalhães, na Imperatriz e União da Ilha, quando decorava os os carros alegóricos. após isso, foi para a vitoriosa Comissão de Carnaval da Beija-Flor, pelo qual pertenceu, por 13 anos. tendo conquistado três vezes consecutivas, o carnaval. depois decidiu iniciar carreira-solo de carnavalesco, onde em 2007, esteve na Vila Isabel. no ano de 2008, fez o carnaval da Estácio e Mocidade. em seguida, no ano de 2009, só permaneceu como carnavalesco, na Estácio. retornando a Mocidade, por onde ficou nos carnavais de 2010 e 2011[3][4]. No ano de 2012, Esteve como carnavalesco da Mangueira[5]. apesar de rumores de que não estaria na verde e rosa, Cid permanece como carnavalesco da escola[6], em 2013. onde está carnavalesco da Paraíso do Tuiuti.

 Fábio Ricardo

Fábio Ricardo
Nascimento1975 (38 anos)
São Gonçalo (RJ)
Foi durante muito tempo, assistente de carnavalescos renomados, como: Joãozinho Trinta e de Max Lopes,. em seguida seguiu carreira-solo de carnavalesco, na Rocinha com um bom gosto no desfile sobre o Nordeste. depois repetindo no ano seguinte. seu desempenho na escola de São Conrado, fez com que outras escolas o procurassem, sendo que Fabinho foi para a São Clemente onde não fez feio na sua estreia no Especial. e em 2012, num enredo sobre os musicais, inovando como sendo o melhor carnaval da preto e amarelo nos anos 2000. sendo sondado para ser carnavalesco de escolas, como: Imperatriz. mas preferiu continuar na preto e amarelo, por lhe dar condições[7]. foi convidado também a fazer o o carnaval da Porto da Pedra[8][9], mais saindo a poucos dias do carnaval [10].

 Ilvamar Magalhães

Iniciou sua trajetória na Cabuçu. Em 1988 ingressou na Vila Isabel, onde ganhou o carnaval do mesmo ano, com o enredo Kizomba, a Festa da Raça. Logo em seguida teve passagens pelas seguintes escolas: Mangueira, Portela, Vai-Vai e Império Serrano. Durante toda a sua vida profissional, Ilvamar Magalhães manteve-se ligado às artes plásticas e à música, como compositor, pianista, intérprete e arranjador.[11]

Jack Vasconcelos


Iniciou como carnavalesco na Império da Tijuca, em seguida passou pela Santa Cruz, onde pertenceu a comissão de carnaval; União da Ilha onde ficou de 2006 a 2007, onde pertenceu a uma comissão de carnaval. ainda em 2007, foi carnavalesco do Império Serrano, onde fez sua estreia no Grupo Especial. retornou a Império da Tijuca e Ilha, aonde ganhou o grupo A, em 2009. esteve na Viradouro, em 2012 esteve na Paraíso do Tuiuti.[12]. e quando tudo ia dizer que permaneceria na Tuiuti no ano de 2013, foi para a Estácio de Sá.

 Jorge Caribé

Estreou em 2000 na Lins Imperial. em seguida além da própria Lins, esteve na Vila Isabel, fazendo parte da Comissão de Carnaval. depois atuou pela Acadêmicos do Engenho da Rainha, Arranco, União do Parque Curicica, Em Cima da Hora, Vizinha Faladeira, Inocentes. depois foi ser carnavalesco da Portela, onde dividiu com Lane Santana e Mangueira, junto com Jaime Cezário[13]. depois ficou um pouco afastado do carnaval, retornando em 2013, na União de Jacarepaguá.

 Lane Santana

Começou através da convivência em barracões de escolas de samba por intermédio de sua mãe, na ocasião costureira e artesã. ingressou na equipe de criação de Joãozinho Trinta, durante oito anos. sendo responsável por desenhos e execução do projeto. estreou como carnavalesco no Acadêmicos da Abolição, por onde ficou de 1999 e 2000, subindo a escola de grupo. em seguida foi para a Viradouro, na qual pertenceu a comissão de carnaval. Em 2002 e 2003, foi carnavalesco da São Clemente. onde foi campeão do grupo A. em 2004, foi para São Paulo, ser carnavalesco da Vai-Vai. Nos anos de 2005 e 2006, de volta ao Rio de Janeiro assina o carnaval da Renascer firmando-a no grupo de acesso A, em 2007 como carnavalesco da Unidos da Tijuca, onde dividiu com Luiz Carlos Bruno. em seguida foi carnavalesco da Caprichosos em 2008; Em 2009 asssina o carnaval da da tradicional Portela onde dividiu com Jorge Caribé,[14] no ano de 2010 fez parte da comissão de carnaval da Vai-Vai e foi carnavalesco da Alegria da Zona Sul, em 2010 e 2011. atualmente está como carnavalesco da Santa Cruz e da Antiga Abissínia.

Licia Lacerda

Trabalhou em dupla com Rosa Magalhães no Império Serrano em 1982, quando a escola sagrou-se campeã do carnaval com o enredo "Bumbum Paticumbum Prugurundum".
A dupla ainda faria carnavais para a Imperatriz (1984) e para o Estácio (1987, 1988). após a separação Licia Lacerda trabalharia na Tradição, trazendo a escola para o Grupo Especial pela primeira vez. e retornou junto com Rosa, agora como auxiliar da Vila Isabel[15]

Luiz Carlos Bruno

Nascido no Rio de Janeiro, esteve na Unidos da Tijuca de 1987 a 2009, sendo responsável pelos cargos de: diretor de ala, diretor de quadra, diretor de carnaval, chefe do ateliê de fantasias e do barracão de alegorias. passando a ser carnavalesco da escola em 2007, 2008[16] e 2009. ainda teve uma passagem pela Cubango como diretor de carnaval.
Desde 2011 está como carnavalesco do Rocinha[17] onde comandou o carnaval do vidro, com o enredo "Rocinha, estou vidrado em você!". Em 2012 assinou o enredo "Vou colocar teu nome na praça" e em 2013 levará para a avenida o enredo "Mistura de Sabores e Raças: Uma Feijoada à Brasileira".

 Luiz Fernando Reis

Notablizou-se nos anos 80, na Caprichosos de Pilares, quando a escola exibia enredos irônicos e bem-humorados. Posteriormente passou pela Imperatriz, Santa Cruz, Salgueiro, Unidos da Tijuca, União da Ilha, São Clemente, retornou a Caprichosos e São Clemente. teve passagem pela Inocentes da Baixada. em 2009, assinou contrato para desenvolver o desfile da Império da Zona Norte, ficando em segundo lugar, num enredo homenageando os Correios. em 2010, desenvolverá os carnavais da Embaixadores do Ritmo e da Caprichosos de Pilares, onde junto com uma comissão de carnaval o enredo E por falar em saudade, que foi desenvolvido pelo próprio em 1985. em 2011 continuou como carnavalesco da Embaixadores do Ritmo. atualmente, Luiz Fernando e comentarista de carnaval na Rádio Tupi. Além de ser carnavalesco, Luiz Fernando Reis é professor de matemática em escolas da Zona Norte do Rio de Janeiro. Possui um canal no youtube, chamado matemáticamuitofácil aonde posta vídeos de explicações matemáticas, e de carnaval. É blogueiro do site Galeria do Samba, aonde tem uma coluna chamada Papo de Carnavalesco.

 Márcia Lage

A carnavalesca trabalhou em dupla com seu marido, na Mocidade em 2002, quando a escola trouxe como enredo "O Grande Circo Místico". a dupla ainda faria carnavais para o Salgueiro — onde ficaram até o carnaval 2008, quando conquistaram o vice-campeonato — Império de Casa Verde, onde fez parte de uma comissão de carnaval — e para o Império Serrano em 2008, quando a escola sagrou-se campeã do grupo de acesso A com o enredo Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim.
No carnaval 2009, Márcia Lage iniciou sua carreira solo como carnavalesca do Império Serrano. A escola ficou em décimo segundo lugar e voltou ao grupo de acesso. para o carnaval 2010, Márcia Lage foi contratada como carnavalesca da Mangueira, mas no dia 5 de setembro de 2009, foi demitida da escola.[18] Em 2011, voltou a fazer dupla com com seu marido, no Salgueiro.[19]

Milton Cunha

Milton Cunha
Nome completoMilton Reis Cunha Júnior
Nascimento1961 (52 anos)
Belém (PA)
Iniciou sua careira de carnavalesco na Beija-Flor, onde ficou de 1994 a 1997. Depois passou pela União da Ilha, Leandro de Itaquera de São Paulo, Unidos da Tijuca e em seguida foi para a São Clemente, onde ficou por dois anos tendo inclusive estreado no Grupo A. Em 2006, foi carnavalesco da Viradouro e no ano seguinte, continuou no outro lado da "poça", só que como da Porto da Pedra. No carnaval de 2008 se afastou, mas foi convidado para participar da comissão de carnaval da São Clemente, mas só elaborando o enredo. em 2009, voltou a ser carnavalesco da Viradouro[20], e no ano seguinte continuou em Niterói, só que como carnavalesco da Cubango. A partir de 2007 inicia sua carreira internacional trabalhando no Brazilian Ball do Canadá, Toronto, onde esteve até a última edição do baille, em setembro de 2012. A partir de 2010 tornou-se o carnavalesco da primeira escola de samba de San Luis, a Sierras del Carnaval, na Argentina, realizando os desfiles de 2010 a 2013. Nos últimos quatro anos realizou trabalhos relacionados ao carnaval em Estocolmo, Londres e Johanesburg. Trabalhou como cenógrafo de Shows em Luanda, Angola, e no Brasil para artistas como Luan Santana e Ney Matogrosso. É o Diretor Artístico da Cidade do Samba, RJ, desde 2007Cidade do Samba[21].,além de comentar os desfiles de carnaval desfile das campeãs e acesso A, em canais de televisão e é comentarista do Festival Folclórico de Parintins pela Band desde 2008. Depois de concluir Mestrado e Doutorado em Letras/Semiologia pela UFRJ,sobre a Rapsodia Brasileira de Joãozinho trinta, realiza em 2013 seu pós doutoramento pela mesma UFRJ (Escola de Belas Artes) sobre os "Signos de Brasilidade em Rosa Magalhães".

Wagner Gonçalves

Wagner Gonçalves
Nome completoWagner Gonçalves dos Santos
Nascimento10 de fevereiro de 1978 (35 anos) [22]
Duque de Caxias (RJ)
Iniciou sua carreira pela Renascer de Jacarepaguá, no ano de 2003. em 2005 foi figurinista da Mocidade e em 2007 fez um excelente trabalho frente a escola Inocentes de Belford Roxo. no ano de 2008 foi para a Cubango onde desenvolveu um enredo sobre Mercedes Baptista a primeira bailarina negra do teatro municipal - e protagonizou o documentário "Barracão" que acompanhou todo o processo criativo do carnavalesco pórem deixou a desejar por falta de suporte financeiro da escola. no ano de 2010, a convite de Paulo Barros volta a ser o carnavalesco da escola de Jacarepaguá[23] e apresenta na avenida um belo trabalho com bom uso das cores e soluções criativas a escola se não fosse penalizada seria vice campeã do grupo de acesso entretanto mesmo com a boa repercusão a escola não conseguiu uma boa colocação foi penalizada por usar componentes a mais na comissão de frente. portando resultando o belo trabalho que fez foi convidado em 2011 para a Mangueira onde desenvolveu junto com Mauro Quintaes uma homenagem ao centenário do nascimento Nelson Cavaquinho. obtendo a terceira colacação do grupo especial e para 2012, voltará a ser carnavalesco da Inocentes[24]. por onde foi campeão do grupo A.

Outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário