terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnalapão é o carnaval do município de Lapão, localizado na microrregião de Irecê, a 478 Km da capital baiana.

Carnalapão é o carnaval do município de Lapão, localizado na microrregião de Irecê, a 478 Km da capital baiana.

Índice

[esconder]

 História

Esta festa de rua, que já ganhou tradição, reúne anualmente cerca de 40 mil foliões por noite, que se divertem em blocos carnavalescos, atrás de trios elétricos ou mesmo em bares e restaurantes em clima de maior alegria, também blocos embalados por bandas filarmônicas.
Não são apenas os foliões que comemoram a chegada do Carnaval, para muitas empresas, a proximidade da festa popular significa um dos períodos mais lucrativos do ano, pois possibilita um grande incremento econômico para a região, e para as médias e grandes empresas é a oportunidade de associar sua marca a este grande evento.
Outros destaques que a cidade de Lapão apresenta é a fabrica esmagadora de mamona que polariza o beneficiamento da cultura da mamona de toda região, o grande potencial de culturas irrigadas e como demonstração destes destaques é por ser a maior consumidora de energia elétrica rural chegando a consumir 40% de toda capacidade regional (entre 21 municípios).
A Prefeitura, a cada ano, busca tornar esse evento uma atividade de sucesso, visando atrair grandes investidores e ampliando ainda mais o seu potencial [1].
São ritmos, cores e comportamentos inseridos num fenômeno de comunicação sem precedentes. Na Bahia, o carnaval é uma festa, onde a paixão do povo não tem limites. Nas ruas - palco central desse grande evento - cultura e empreendimento andam de mãos dadas.
Existe uma vocação direcionada: é a vocação de quem acredita na alegria como alimento, como ganha-pão do dia-a-dia; vocação de quem sai às ruas - para trabalhar na festa ou simplesmente para curti-la - sem ter hora pra voltar.
Uma complexidade de organização que desafia qualquer análise: desde a baiana que vende acarajé - que pode ser estudada como uma microempresária à frente de uma empresa familiar - até os cantores de trios elétricos - artistas com grandes contratos, todos fazem parte dessa organização multicêntrica e multidimensional, formando redes produtivas por excelência, capazes de gerar milhares de empregos - diretos e indiretos.
O Carnalapão é uma iniciativa, já consolidada da Prefeitura, que busca em uma ação continua envidar esforços para que esse acontecimento local, permaneça no calendário anual de festas da Bahia, e reconhecido nacional e internacionalmente,proporcionando um aumento, ainda maior, de divisas para a região e conseqüentemente para a Bahia.

Blocos

 Os Moiados

Bloco que surgiu com um grupo de amigos fazendo uma piscina de lona em cima de uma caminhonete e saindo pelas ruas no carnaval, dai o nome Os Moiados. Hoje é um Bloco que atrai mais de 4 mil foliões de todo o Brasil, trazendo varias atrações famosas de Salvador como Gilmelandia, Chicana, Voa Dois, A Zorra Pimenta Nativa e Saia Rodada Elétrica.

BatFolia

Bloco que vem crescendo a cada ano, seu nome teve origem em uma churrasco de amigos onde seu fundador de nome Bata teve a ideia de fundar um bloco com o nome Batmans saindo no primeiro ano com apenas 36 pessoas, hoje o Batfolia coloca mais de 1000 foliões na avenida, trazendo tambem grandes atrações como: Éxeke e Óback.

Bloco da Saudade

Bloco que vem a 5 anos trazendo a alegria dos antigos carnavais com bandas filarmônicas e machinhas de carnavais alegrando o povo mais velho que presenciaram as primeiras manifestações carnavalescas de nossa cidade a 55 anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário