terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnaval de Fortaleza

Carnaval de Fortaleza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Carnaval de ceará é bem diversificado e não tem um ponto específico para comemoração. Há vários pontos da cidade, dispersando as pessoas de acordo com gostos e localizações.
As festividades começam já no início de Fevereiro com pré-carnavais nos fins de semana.[1] O "aquecimento" é feito com carnavais de rua, onde bandas e blocos tocam em diversas ruas aos sons de vários ritmos nordestinos e samba.

Índice

[esconder]

 Mela mela

Mela mela são festas que ocorrem em várias localidades de Fortaleza e Interior do Ceará. A festa se constitui em sujar as demais pessoas enquanto dançam ao ritmo de axé, forró, samba e swingueira. São usados sprays de espuma, goma e água.
Em Caldas no Cariri anualmente é feito o "Carnacaldas". Em 2008 foram reunidas 20 mil pessoas na festas[2]

Jazz & Blues

Na serra Guaramiranga é sediado anualmente o Festival de Jazz & Blues[3]. O evento ocorre nas datas oficias e trás artistas de todos os lugares do Brasil. O evento tem atraído sempre mais pessoas que procuram um lugar mais sossegado para passar as festividades, apreciar o clima ameno e a natureza.[4]

Festividades em ceará

Em Fortaleza as festividades são centralizadas em três pontos específicos, Praia de Iracema,[5] Avenida Domingos Olímpio e Praça do Ferreira. Na praia de Iracema há apresentações de Maracatu, na Domingos Olímpios desfile oficial das agremiações carnavalescas e na Praça do Ferreira Pré-carnavais.[6] Em alguns bairros e praças são realizados diversos shows e carnavais de rua ao de artistas da terra.[7][8]

Blocos

Entre os blocos carnavalescos de Fortaleza está o Bloco Carnavalesco Bons Amigos. Criado em 2006, estreou no pré-carnaval de Fortaleza em 2007, por iniciativa dos donos da casa de shows, bar e restaurante Buoni Amicis.[9] Inicialmente denominado Bloco Carnavalesco Buoni Amicis, o bloco desfilou no pré-carnaval dos anos de 2007 a 2009 com a bateria da Unidos da Cachorra, e no ano de 2010 com a bateria do Baqueta Clube de Ritmistas.
Em 2010 montou sua bateria própria, chamada de Surdo Bom em homenagem à bateria da Estação Primeira de Mangueira, a Surdo Um, que a partir de então passou a ser parceira do bloco. A parceria com a Estação Primeira trouxe à Fortaleza oficinas com os metres da bateria carioca, mestres Marrom e Wesley. Também foi decidido que o nome bloco seria escrito agora em português, então Bloco Carnavalesco Bons Amigos e não mais Bloco do Amici's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário