terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnaval de São Luís

Carnaval de São Luís

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carnaval 2008 - São Luís.jpg
O Carnaval de São Luís é um evento que acontece todos os anos em São Luís do Maranhão, é marcado por características que se revelam nos batuques, nas brincadeiras e nos personagens que tomam conta das ruas nos dias de folia.[1] sua dança e a animação ficam garantidas com os sons dos blocos carnavalescos, grupos de cultura afro, escolas de samba, bandinhas e charangas.

Índice

[esconder]

Escolas de samba

O desfile das escolas de samba de São Luís é tão antigo quanto à do Rio de Janeiro. Muitas escolas não existem mais, outras ainda resistem ao tempo e com força como: Turma de Mangueira (1929); Flor do Samba (1939); Turma do Quinto (1940); Favela do Samba (1951); Marambaia do Samba (1954); Unidos de Fátima e Império Serrano (1956).

Desfile das Campeãs

A partir de 2009 ficou estabelecido que os campeões do carnaval maranhense desfilarão no sábado,após o carnaval. Além das três primeiras colocadas de escolas de samba, várias outras agremiações carnavalescas (blocos tradicionais e organizados) se apresentarão nesse dia.
O sábado de desfile das campeãs das escolas de samba, não tem motivado os integrantes a participarem, pois com exceção da Favela do Samba, as demais escolas têm passado apenas com uma parte da bateria e algumas baianas. Mesmo a Favela, não tem desfilado com a metade de seus integrantes na passarela.
  • 2009 - Apenas se apresentaram a Turma do Quinto (3ª colocada), sem carros alegóricos e a Favela do Samba (Campeã), com todos os carros alegóricos. A flor do samba não se apresentou.
  • 2010 - Apenas se apresentaram a Flor do Samba (2ª colocada), com dois carros alegóricos e a Favela do Samba (Campeã), com todos os carros alegóricos. A Turma do Quinto não se apresentou.

Locais dos Desfiles

  • 1979 - Em baixo do Viaduto do Monte Castelo. [nota 1]
  • 1980 - Praça João Lisboa
  • 1981 a 1988 - Praça Deodoro
  • 1989 aos dias atuais - Anel Viário

Escolas que desfilam atualmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário