terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

GRCES Águia de Ouro

GRCES Águia de Ouro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Águia de Ouro
Fundação9 de maio de 1976 (36 anos)
Escola-madrinhaPortela
CoresAzul, branco e Amarelo
SímboloÁguia carregando um surdo nas patas
BairroPompéia
PresidenteSidnei Carrioullo Antônio
CarnavalescoCebola
Intérprete oficialSerginho do Porto
Diretor de carnavalComissão de Carnaval
Diretor de harmoniaComissão de Harmonia
Diretor de bateriaMestre Juca
Rainha da bateriaMilena Nogueira[1]
Madrinha da bateriaCinthia Santos
Mestre-sala e porta-bandeiraDavid Sabiá e Ana Paula
CoreógrafoRobson Bernardino
Desfile de 2013
EnredoMinha missão. O canto do povo. João Nogueira.
Horário06h05 de 09/02
Sitewww.aguiadeouro.com.br
O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Águia de Ouro é uma escola de samba da cidade de São Paulo, sediada no bairro da Pompeia.

Índice

[esconder]

[editar] História

A Águia de Ouro foi fundada em 9 de maio de 1976, com a associação dos jogadores do time de futebol Faísca de Ouro a Carlos Alberto de Moraes, fundador da escola Pérola Negra. Na época Moraes havia deixado a Pérola. Entre uma partida e outra, fazendo samba e comandados por Gílson Carrioulo Antônio, e contando com o experiente Maíco, crescia a cada dia a roda de samba. Decidiram então fundar em 9 de maio de 1976, o G.R.E.S. Águia de Ouro. O primeiro ensaio foi realizado na Vila Madalena, mas esse foi o único naquele bairro. Todos os outros foram feitos na Vila Anglo-Brasileira, mais tarde, Vila Pompéia.[2]
Dos cerca de 50 jogadores do Faísca que ajudaram a formar a escola, 15 deles ainda comparecem regularmente à quadra da Águia, embora o time tenha sido desativado em 1982. Desses, um dos mais importantes é Sidnei Carrioulo Antônio, atual presidente da agremiação.
A Águia de Ouro estreou em 1977 no Grupo 4 (atual Grupo 2 da UESP), com o Enredo "A Bahia de Jorge Amado" e samba de Ditinho, numa tarde de sol forte na Avenida Tiradentes. Nesta ocasião, a escola conseguiu o vice-campeonato, ascendendo ao Grupo 3 (atual Grupo 1 da UESP).
Em 1984, um incêndio na sede destruiu parte das fantasias e quase a tirou do carnaval. De 1976 até 1986, os integrantes ensaiaram em praças do bairro, até conseguirem nesse ano um espaço embaixo do Viaduto Pompéia.
No período 1999 a 2007, a escola se mantém no grupo Especial do carnaval, quase sempre com desfiles polêmicos, exóticos e/ou inovadores, sendo considerada uma escola de vanguarda.
Destaca-se entre eles o de 2001, quando a Águia fez uma crítica política com um enredo que comparava a corrupção existente no Brasil à bruxaria, com poliíticos e artistas em seu desfile. Com um belo samba-enredo cadenciado por uma bateria competente a Águia de Ouro encantou o anhembi com um desfile belissimo, e uma Evolução perfeita a escola é premiada
Em 2003, sendo a terceira a desfilar na sexta-feira trouxe uma inovação com a bateria comandada por Mestre Juca abrindo-se ao meio para a passagem do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, a Águia fica em 11º lugar, muito próxima do que seria o rebaixamento previsto - uma vez que no fim a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo decidiu não rebaixar ninguém.
Em 2004, durante os festejos pelos 450 anos de São Paulo, a escola para fugir um pouco do tema único decidiu homenagear a culinária paulistana e a apresentadora de programas sobre culinária Ana Maria Braga, recém recuperada de um câncer. O desfile, desenvolvido pelo carnavalesco Cebola, também foi uma crítica à desigualdade e à fome, e contou com a participação do bispo de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli, um dos criadores do programa Fome Zero, que compareceu à concentração para agradecer à visita que recebeu de integrantes da agremiação enquanto esteve internado alguns meses atrás, e aproveitou para abençoar o desfile. Segundo Chico Pinheiro e Maurício Kubrusly, que narravam o desfile pela TV no dia, o bispo também queria ter desfilado pela escola, mas os integrantes acharam melhor não criar problemas com a Igreja Católica.A bateria mais um ano inovou quando chegou no recuo alguns integrantes saíram do recuo e formaram um coração, símbolo do programa Mais Você de Ana Maria Braga. Depois do desfile das Campeãs, ganhhou dois troféus São Paulo 450 anos de melhor Bateria e Samba-enredo.
No ano seguinte, novamente com um enredo sobre o combate à fome, dessa vez mais específico, não foi mais possível segurar o bispo, um dos consultores do enredo, na concentração, e ele desfilou num carro alegórico adornado por anjos, mesmo com a vinda do renomado intérprete do Carnaval Carioca Paulinho Mocidade para cantar o belo samba que a Águia trazia, porém a escola pecou na Comissão de Frente e Evolução, terminando o carnaval de 2005 em 10° lugar.
Em 2006, com a saída de Cebola, que foi para a Mancha Verde, a Águia trouxe um tema forte, que falava sobre a pedofilia e maus tratos a crianças. Quarta a desfilar no desfile da madrugada de sábado para domingo, a escola trouxe o samba-enredo mais acelerado daquele ano. Segundo os narradores e comentaristas do desfile, a escola tratou com leveza um tema considerado bastante pesado para o Carnaval, fazendo uma importante denúncia. Durante o recuo da bateria, os integrantes desta apresentaram uma coreografia elaborada, ajoelhando para o público, sendo esta uma das escolas mais aplaudidas. Outras surpresas dos desfile foram as bailarinas que se apresentaram com sapatilhas de ponta e o casal de mestre-sala e porta-bandeiras fantasiado de Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho. Um dos carros alegóricos se referia à criança recém-nascida que foi abandonada na Lagoa da Pampulha pouco antes do carnaval, que mostrava uma sereia salvando um bebê.
Em 2007, sendo a 5ª a desfilar na madrugada de sábado para domingo, mais uma vez a escola levantou a arquibancada com suas inovações, a bateria veio exatamente entre a comissão de frente formada por bailarinas clássicas e o carro abre alas com uma grandissima Águia dourada e seu samba foi cantado por todos no Anhembi que ao final do desfile gritavam "É Campeã" embalado pela bela cadência da bateria, mas na apuração não foi como esperado pela comunidade e diretoria e a escola totalizou 297 pontos empatando com a Império de Casa Verde desempatadas no quesito Fantasia conquistou o 4º lugar do Grupo Especial, sua melhor colocação até hoje.
No carnaval de 2008, com um enredo sobre as sensações através do sorvete, a escola levantou a arquibancada com as paradinhas coreografadas da bateria e um samba muito empolgante, porém um problema no quarto carro, um pneu furado, fez com que a escola tivesse vários problemas em sua evolução, caindo para o Grupo de Acesso do ano seguinte.
Em 2009, com o enredo No Swing da Pompeia, Águia de Ouro te convida pra Dançar a escola retorna ao Grupo Especial, da a volta por cima ao ganhar o Grupo de Acesso, isso devido a garra da comunidade da Pompéia que apoiou a diretoria. Seu título foi incontestável pelo belíssimo desfile apresentado com a bateria como sempre bem afinada e paradinhas coreografadas, alegorias e fantasias bem acabadas, escola compacta e coerente em harmonia e evolução. E a bateria conquista seu 2° prêmio de melhor bateria.
Retornando ao Grupo Especial em 2010, com um enredo sobre a cidade de Ribeirão Preto "Ribeirão Preto - Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza!" com uma Comissão de Carnaval, permanecendo com o intérprete Serginho do Porto e o casal de mestre sala e porta-bandeira, João Carlos e Laís, que retornara, um grande destaque foi a bateria com suas 'paradinhas', mas um dos carros ao sair da concentração travou e eventuamente deu problemas com a harmonia. Terminou em 11º lugar e assim permaneceu no Grupo Especial ao contrário da maioria das escolas que abrem os dois dias de desfiles.
Em 2011, a Águia trouxe de Volta o Carnavalesco Cebola e seus colaboradores formando uma comissão de carnaval. Com o enredo "Com todo gás, a Águia de Ouro é fogo", a escola contou com patrocínio da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás). Ao contrário dos anos anteriores,a escola optou por um desfile técnico. O desfile foi uma das grandes surpresas daquele ano e a escola conseguiu ficar num respeitoso 6º lugar, para algumas pessoas do mundo do samba poderia ter sido campeã do carnaval. O casal furacão João Carlos e Lais são premiados com o Troféu Nota 10 de melhor casal do carnaval de São Paulo.
Em 2012, a Águia trouxe o enredo "Tropicália da paz e do amor. O movimento que não acabou", abordando o Tropicalismo. Com a saída de Joao Carlos e Lais, David Sabiá volta a Pompéia depois da sua passagem entre 2007 e 2008, quando foi par de Lais, era esperado um desfile rico com várias personalidades da música que compareceram como Gilberto Gil e Caetano Veloso que fizeram parte do movimento, mas teve problemas com a Comissão de Frente que tinha muito tempo para apresentar sua coreografia que num momento a Águia do Abre-alas eleva um integrante da comissão por cabos, e consequentemente causou problemas para a Harmonia e Evolução e lhe rendeu o 12º lugar, afrente apenas das duas rebaixadas para o Grupo de Acesso.
Em 2013, a Águia homenageará o sambista João Nogueira e, além disso levará na avenida um samba de Diogo Nogueira (filho de João Nogueira) e parceria. A escola também está com novo Coreografo da comissão de frente Robson Bernardino e casal de mestre de sala e porta bandeira David Sabiá e Ana Paula.

Rainhas e Madrinhas de Bateria

2003-2006Thaize Pinheiro (Rainha de Bateria)
2004-2007Lyllian Brangança (Rainha de Bateria)
2006-2007Mara Kelly (Rainha de Bateria)
2006-2009Thais Palmares (Rainha de Bateria)
2008Quitéria Chagas (Madrinha de Bateria)
2008-2009Thaize Pinheiro (Rainha de Bateria)
2009Cinthia Santos "Poderosa" (Madrnha de Bateria)
2010-2012Valeska Popozuda (Rainha de Bateria)
2013-Milena Nogueira (Rainha de Bateria)

Enredos

Águia de Ouro
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalesco
1977Vice-campeãGrupo 2-UESPA Bahia de Jorge Amado
19788º lugarGrupo 1-UESPCem anos de Chorinho
1979Vice-campeãAcessoBrasil, Paraíso Original
19807ºlugarAcessoRaízes da Amizade
19817ºlugarAcessoDorival Caymmi, O Cancioneiro da Bahia
19825ºlugarAcessoViagem Encantada ao Reino da Natureza
1983Vice-campeãAcessoNa Ilusão da Fantasia à Fantasia da Ilusão
198410º lugarEspecialMil vidas, o Teatro Através dos TemposGilson, Ênio e Sérgio
19853º lugarAcessoVadico, o Parceiro Esquecido
1986Vice-CampeãAcessoAssim Falou Juca PatoGilson Tavares
19879°lugarEspecialPara Viver um Grande Amor (Vinícius de Moraes)
198810ºlugarEspecialMenino da Lapa (Sargentelli)
19894ºlugarAcessoAstrologia,Ciência e Arte
1990Vice-CampeãAcessoCasais da Era
19918ºlugarEspecialSão Paulo, Pátria mia [nota 1]
19923ºlugarAcessoFelicidade [nota 2]
19935ºlugarAcessoIdentidade Brasil (Resgate da Identidade Cultural) [nota 3]
19946ºlugarAcessoSonhos de um sambista [nota 4]
19954ºlugarAcessoVoa, Voa Liberdade [nota 5]
1996Vice-CampeãAcessoPaulista, Eu Te Amo [nota 6]
199710° lugarEspecialSiyau-Yu - Do grão sagrado ao passado: a esperança do futuro [nota 7]Gilson Tavaress
1998CampeãAcessoAssim caminha a humanidade [nota 8]Virgílio Ramos
199910°lugarEspecialÁguia de Ouro, maravilhoso oceano de paixão (A criação do mundo ao terceiro dia) [nota 9]Virgílio Ramos
20007°lugarEspecialA imagem e semelhança dos Deuses: Terra Brasilis [nota 10]Paulo Führo
20017°lugarEspecialDe Salém a Brasília, o que vale é a bruxaria [nota 11]Paulo Führo
20027°lugarEspecialVou a luta sem pedir licença. Tupy or not tupi? Sampa é a resposta [nota 12]Paulo Führo
200311ºlugarEspecialA Milenar cultura de um povo, quem tem olho grande já entra na China [nota 13]Cebola
20048°lugarEspecialSou mais São Paulo… Ana Maria Braga conta os 450 anos da culinária paulistana [nota 14]Cebola
200510ºlugarEspecialO Pão Nosso de Cada Dia nos dai hoje [nota 15]Cebola
20067ºlugarEspecialNão tem Desculpa [nota 16]Victor Santos
20074ºlugarEspecialDeus fez o homem de barro e a Águia de Ouro… o Brasil Feito a Mão [nota 17]Victor Santos
200813ºlugarEspecialA taça da Felicidade, Uma Viagem pelos Sentidos às Delícias do Sorvete [nota 18]Victor Santos
2009CampeãAcessoNo Swing da Pompéia, Águia de Ouro te convida pra Dançar [nota 19]Victor Santos
201011ºlugarEspecialRibeirão Preto - Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza! [nota 20]Comissão de Carnaval[3]
20116°lugarEspecialCom todo gás a Águia de Ouro é fogo [nota 21]Comissão de Carnaval[4]
201212ºlugarEspecialTropicália da Paz e Amor, O Movimento que não Acabou!Cebola
20133ºlugarEspecialMinha missão. O canto do povo. João Nogueira.Cebola
2014Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário