terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

GRES Pérola Negra

GRES Pérola Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pérola Negra
Fundação7 de agosto de 1973 (39 anos)
Escola-madrinhaSalgueiro
CoresVermelho, preto, azul e branco
BairroVila Madalena
PresidenteEdilson Carlos Casal
CarnavalescoAndré Machado
Intérprete oficialDouglinhas
Diretor de carnavalCarlos Eduardo Rocha
Diretor de bateriaBola
Rainha da bateriaThaiz Pimentel
Madrinha da bateriaJaque Khury[1]
Mestre-sala e porta-bandeiraAndré Guedes e Gislaine Camilo
CoreógrafoOyama Queiroz
Desfile de 2013
EnredoO espetáculo vai começar, Pérola Negra apresenta: O Auto da Compadecida
Sitewww.gresperolanegra.com.br
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Pérola Negra é uma escola de samba do bairro da Vila Madalena, zona oeste da capital paulista. A Pérola é considerada uma das escolas mais simpáticas de São Paulo.[2]
Seu hino foi composto pelo poeta Pasquale Nigro, compositor e um dos idealizadores da escola, morador da comunidade da Vila Madalena.
A escola de samba paulistana Pérola Negra esteve pela primeira vez no grupo especial em 1976, quando ficou ininterruptamente até 81. Participou também em 1983, 1990, 1996 e 2001. Em 2007 a Pérola voltou a elite do carnaval paulistano, onde ficou até 2012.

Índice

[esconder]

[editar] História

Foi fundada em 7 de agosto de 1973, a partir da fusão do GRES Acadêmicos de Vila Madalena e o Bloco Boca das Bruxas. O nome surgiu da visão de seus fundadores por ser a Pérola Negra uma joia rara, usando a alusão de "A Joia Rara do Samba". Outra versão é que seu nome é sugestão de seu fundador, que observava uma garrafa da cerveja Pérola Negra. Recentemente,a denominação de GRES Pérola Negra foi alterada para GRSCES Pérola Negra.
Sua estreia no Carnaval Paulistano ocorreu no ano de 1974, levando para a avenida São João o tema enredo "Piolim, alegria circo história", resultado: Pérola Negra campeã do Grupo III.
Com esse resultado surpreendente, pessoas ainda indecisas resolveram aderir ao projeto e no Carnaval de 1975, quando contagiaram a avenida com o enredo "A São Paulo de Adoniran", o resultado não poderia ser outro senão: Pérola Negra, campeã do Grupo II.
Em 1976 a Pérola Negra estreou no Grupo Especial Paulistano com o enredo "Portinari, pintor do povo", conquistando sua melhor posição de sua história 5° lugar, a caçulinha do especial surprendeu este ano ficando até na frente da tradicional Nenê de Vila Matilde;
Em 1977 ficou em 6°Lugar com enredo Zequinha de Abreu - Fantasia de uma época;
Em 1978 ficou novamente em 6°Lugar com o enredo São Paulo Dia-a-Dia;
No ano de 1979 conquistou novamente sua melhor posição em sua história no Grupo Especial:5°lugar com o enredo Carnaval, intrigas e opiniões ficando na frente da grande Rosas de Ouro;
Em 1980 ficou em 6°Lugar com o enredo Século da Paz;
Em 1981 com o enredo Quem não pode, pode no 1º de Abril foi rebaixada e voltou em 1983 com o enredo Português, papagaio e cia sendo novamente rebaixada;
Começou os anos 90 com pé direito: depois de 6 carnavais no acesso em 1990 a Pérola volta para a elite do Carnaval Paulistano com o enredo “ Shangri-lá tupiniquin, sonho, fartura e milagres”, apresentando um samba que possuia o refrão considerado pela crítica como muito belo: "Sou tupiniquim, e a minha terra é Shangrilá / habitat verdadeiro, especial não tem maldade / e a liberdade é natural". Nesse ano, a Pérola Negra não conseguiu colocar nenhum carro na avenida, o que lhe causou a perda de 35 pontos. Se os carros da Pérola tivessem entrado no sambódromo, ao invés dela, a Nenê teria sido a rebaixada.
Em 1996,o Pérola esteve no Grupo Especial,mas foi rebaixada.
No ano 2000 com a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil a Pérola Negra é Campeã do Grupo de Acesso com o enredo “Canta Brasil, a tropicália do ano 2000 “. A comunidade da Vila Madalena neste ano teve como intérprete oficial o ilustre Royce do Cavaco.
Em 2001 a Pérola volta ao Grupo Especial com o enredo A vida pela paz. Solidariedade onde exaltou a Paz e grandes personalidades como Chico Xavier, Gandhi, Martin Luter King, Didi, entre outros, tendo como Musa da Bateria a atriz Marisa Orth. A escola abriu o desfile do novo milênio, porém devido as fortes chuvas na cidade de São Paulo, teve problemas nas alegorias o que causou atraso no desfile, sendo rebaixada.
No carnaval de 2006, a escola foi Vice-Campeã do Grupo de Acesso, com o enredo Deus salve as rainhas, onde exaltou as mulheres. Na premiação “Melhor do Acesso” a escola ganhou os seguintes troféus: Melhor Alegoria, Melhor Carnavalesco, Melhor Fantasia e melhor Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. O vice campeonato deu o direito da agremiação retornar ao Grupo Especial.
Em 2007 a Pérola Negra retorna a desfilar na elite do carnaval Paulistano. A escola apresentou o enredo "Venda como arte, comércio como sua principal representação". Com um samba, mais acelerado do que o habitual ("Canta Pérola Negra/ Me leva a sonhar/ Na arte de amar, sou especial/ Brilhando neste carnaval"), exaltou os comerciantes ao longo da história da humanidade.
O abre-alas "A Grande Riqueza do Samba" trouxe papel de embrulho de bombons para recobrir as esculturas gigantes. O dourado e o vermelho da alegoria destacaram ainda mais as fantasias azuis e brancas de que estava sobre o carro, criando um belo contraste. Pérola fez um desfile muito alegre e com muita garra a comunidade da Vila Madalena conquista o 11°Lugar se mantendo no Grupo Especial ;
Em 2008 com o enredo "A Onça vai beber água, Jaguariúna: qualidade e vida e desenvolvimento nos trilhos do tempo", a agremiação exaltou os encantos de Jaguariúna. O Abre Alas representou a história da cidade desde o período colonial até o surgimento das primeiras lavouras de café,o carro apresentou uma onça com cerca de dez metros de altura significando a origem do nome da cidade. No segundo carro foi apresentado o progresso da cidade a partir da chegada da ferrovia e da ascensão do café. A escola apresentou também aspectos da religiosidade, e contou com a alegoria da igreja Santa Maria. O potencial turístico, com destaque para a festa de peão de boiadeiro, apareceu no quarto carro. Nele, a escola mostrou um rodeio com direito a boi, peão e público, em arquibancada montada na alegoria. O desfile terminou com elementos que representam a evolução científica e tecnológica da cidade, e também a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Com um desfile alegre e emocionante a Pérola conquistou um singelo 10º Lugar;
No desfile de 2009, a escola realiza um de seus melhores carnavais, teve como tema Guiado por Surya pelos caminhos da Índia em busca da Pérola sagrada, idealizado pelo carnavalesco André Machado. A comissão de frente da Pérola levou à avenida uma escultura do deus indiano Ganesh, para abrir os caminhos da escola de samba no Anhembi. Logo atrás veio uma ala composta por 42 pessoas,que realizaram danças típicas indianas. O abre-alas da Pérola Negra representou a carruagem de Surya(o deus Sol da cultura indiana). A alegoria, predominantemente dourada, contou com esculturas de cavalo para representar animais que puxaria a carruagem. O carro teve seis metros de altura. Outro deus indiano foi lembrado no segundo carro da Pérola Negra. Nesta alegoria, a deusa Durga foi representada por uma escultura que se encontrava sobre um belíssimo tigre. A ala das baianas foi destaque representou a mãe do deus Ganesh. A religião budista foi apresentada pela Pérola na terceira alegoria. Para encerrar o desfile, a Pérola Negra levou à avenida um carro alegórico que representou o Taj Mahal, monumento que simboliza o amor.
Por ironia, o desfile ganhou novos ares graças a telenovela Caminho das Índias. Na transmissão da Globo a Leci Brandão afirmou que a Pérola que estava desfilando era outra Pérola, devido a sua renovação em todos os aspectos.A arquibancada vibrou muito com a escola. A agremiação passou bem, sendo inclusive cotada para figurar no desfile das campeãs, mas no final terminou na 9º colocação;
Em 2010 a escola concretizou seu firmamento no Grupo Especial com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta" levando ao sambódromo uma comissão de frente com 14 integrantes fantasiados de canários da terra, um pássaro que voa, mas sempre retorna para seu ninho.
O carro abre-alas, de mesmo nome do enredo, convocou os amantes da cultura popular brasileira a fazer um resgate. A alegoria revelou esculturas do branco, do negro e do índio, a miscigenação das raças. No mesmo setor, duas alas coreografadas representando pássaros; a ginasta Daiane dos Santos foi destaque de uma delas. O último carro, "Senhor Brasil", mostrou uma escultura de oito metros de altura tocando viola, com familiares de Rolando Boldrin e artistas que fizeram parte da sua história (como Goulart de Andrade, Laura de Andrade e Laura Cardoso) além do próprio compositor como destaque. A Pérola fez o sambódromo encher de emoção em pleno amanhecer.Foi tida como uma das favoritas,mas acabou perdendo preciosos pontos nos quesitos de bateria e evolução,terminando assim em 10º lugar.
No ano de 2011 a Pérola veio com o enredo "Abraão, o patriarca da fé" e contou a história do personagem do Velho Testamento e Patriarca das tradições judaica, cristã e islâmica. A agremiação fez um desfile de superação, pois durante o preparatório para o carnaval o barracão da escola sofreu com as enchentes, a Pérola passou por todos os obstáculos e fez um lindo desfile assegurando sua participação na elite do carnaval paulistano.
Para a sua 16º participação no Grupo Especial do Carnaval Paulistano, a Pérola homenageará a cidade de Itanhaém. Em 2012 a cidade litorânea paulista completará 480 anos de fundação e a comemoração acontecerá também na passarela do samba de São Paulo. No concurso de samba enredo, houve empate entre os sambas de Tigrão, Serginho, Guga Mercadante, Marcelo Soares e Tião com de Mydras, Carlinhos, Bola, Regianno e Michel, o que resultou na fusão[3].

[editar] Rainhas e madrinhas de bateria

PeríodoRainha de bateriaMadrinha de bateria
2007Camila BarbosaAdriana Alves
2008
2009Juliana Alves
2010Thaís PimentelPaulinha Abelha
2011Nanda Lisboa [4]
2012Jaque Khury[5]

[editar] Carnavais

Pérola Negra
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalesco
1974CampeãGrupo 1-UESPO Mundo Alegre de Piollin
1975CampeãAcessoSão Paulo de Adoniran Barbosa
19765ºlugarEspecialPortinari, Pintor do Povo
19776ºlugarEspecialZequinha de Abreu - Fantasia de Uma Época
19786ºlugarEspecialSão Paulo Dia-a-Dia
19795ºlugarEspecialCarnaval, Intrigas e Opiniões
19806ºlugarEspecialSéculo da Paz
19819ºlugarEspecialQuem Não Pode, Pode No 1º de Abril ou A Visita do Reino de Mentira ao País da Verdade
1982Vice-campeãAcessoNo Reino de Mãos de Cabelo e da Negra Pisadeira
198310ºlugarEspecialPortuguês, Papagaio e Cia
19845ºlugarAcesso10 Anos de Samba
19856ºlugarAcessoTerra de Todos, Terra de Ninguém
19868ºlugarAcessoFalando de Amor, Perfume e Beleza
198710ºlugarAcessoEmbu, Suas Artes, Suas Lendas
1988CampeãGrupo 1-UESPHistória do Carnaval Através das Marchas
1989CampeãAcessoAlô, Alô Ilusão, no País das Maravilhas a Sorte é Sua
19909ºlugarEspecialShangri-lá Tupiniquim, Sonho, Fartura e Milagres
19914ºlugarAcessoMagias e Travessuras do Número Sete
19924ºlugarAcessoMesmo na Folia o Plantão Vai Funcionar
19933ºlugarAcessoOs Feios que me Desculpem, Mas Beleza é Fundamental
19944ºlugarAcessoQuem Viveu Sabe, Quem não Viu, Vai Sonhar
1995Vice-CampeãAcessoOrigem e Evolução do RodaNabi Matos
199610ºlugarEspecialNavegar é PrecisoNabi Matos
19973ºlugarAcessoFim de Semana, Alegria é GeralNabi Matos
19983ºlugarAcessoInezita Barroso, uma trajetória de sucessoAdão Bahia Gonçalves
19994ºlugarAcessoLuar, luar.... conduza meu caminhoAdão Bahia Gonçalves
2000CampeãAcessoCanta Brasil, a Tropicália do ano 2000 [nota 1]Gelson Coelho
200113ºlugarEspecialA Vida Pela Paz. Solidariedade [nota 2]Gelson Coelho
20023ºlugarAcessoMonteiro Lobato, Da Fazenda Buquira (Taubaté) Para o Mundo "Um Homem Além do Seu Tempo [nota 3]Gelson Coelho
20036ºlugarAcessoA Magia dos Arcanos do Tarô [nota 4]Gelson Coelho
20044ºlugarAcessoOh! Mada... Oh! Madalena. Das Suas Tribos, Pérola Negra Faz Seu Canto [nota 5]Gelson Coelho
20053ºlugarAcessoDiamantina, Berço da Mineração [nota 6]Pedro Luiz Pinoti
2006Vice-CampeãAcessoDeus salve as rainhas! [nota 7]Pedro Luiz Pinoti
200711ºlugarEspecialVenda como arte, comércio como sua principal representação [nota 8]Jorge Freitas
200810ºlugarEspecialA onça vai beber água. Jaguariúna, desenvolvimento e qualidade de vida nos trilhos do tempo [nota 9]Delmo de Moraes
20099ºlugarEspecialGuiado por Surya pelos caminhos da India em busca da Pérola sagrada [nota 10]André Machado
201010ºlugarEspecialVamos tirar o Brasil da gaveta [nota 11]André Machado
201111°lugarEspecialAbraão, o patriarca da fé [nota 12]André Machado
201213ºlugarEspecialA Pedra que Canta Também Samba - Itanhaém, hoje a Pérola é você ! [nota 13]André Machado
2013CampeãAcessoO espetáculo vai começar, Pérola Negra apresenta: O Auto da CompadecidaAndré Machado
2014Especial

 Títulos

  • Terceira divisão(Grupo I-UESP):1974, 1988
  • Segunda divisão(Grupo de Acesso):1975, 1989, 2000

Premiações do Troféu Nota 10 - Diário de São Paulo

Carnaval 2009
  • Alegoria,
  • Fantasia
  • Mestre Sala e Porta Bandeira
Carnaval 2010
  • Samba Enredo
  • Comissão de Frente
Carnaval 2011
  • Comissão de Frente
Carnaval 2012
  • Comissão de Frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário