quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Jaime Cezário

Jaime Cezário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jaime Cezário é um carnavalesco, arquiteto, decorador de interiores, cenógrafo, pesquisador de carnaval e professor do curso superior de Gestão de Festas e Eventos Carnavalescos da Universidade Estácio de Sá.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Jaime Cezário é formado em arquitetura e decoração e tem inúmeros projetos de residências e interiores executados no Rio de Janeiro e São Paulo, entre muitos trabalhos, foi convidado pelo decorador Eder Meneguine para assumir a parte de projetos do seu escritório, que o fez por quatro anos (anos: 91/92/93/94). Eder Meneguine foi eleito o decorador preferido da nova sociedade emergente do Rio de Janeiro.
Iniciou sua carreira como carnavalesco no ano de 1993 na escola de samba Engenho da Rainha, assinando por três anos consecutivos o carnaval desta escola.
No ano de 1996 recebe o convite da São Clemente para assinar seu carnaval, permanecendo a frente da agremiação por 4 anos e levando-a ao grupo especial no ano de 1999.
Na São Clemente ganhou inúmeros prêmios, o Troféu Papa Tudo da TV Manchete nos anos de 1997 e 1998 e o troféu dado pela Associação das Escolas de Samba no ano de 1997 como a escola Campeã do Povo, além, de alguns pessoais como o Momo de Ouro e o do jornal A Notícia como “carnavalesco revelação” em 1998, entre muitos outros prêmios.
No ano de 1997 desenvolve o carnaval do Foliões de Botafogo que participava do Grupo de Acesso C das Escolas de Samba.
Foi campeão dos Grupos de Acesso C e B nos anos de 1999 e 2000 fazendo o carnaval da Leão de Nova Iguaçu, trazendo-a ao Grupo A do Rio de Janeiro.
No ano de 2000 é convidado pelo Projeto “Tom na mata” para desenvolver e reproduzir a mata atlântica numa área aproximadamente de dois mil metros quadrados, localizado na Fundição Progresso, bairro da Lapa no Rio de Janeiro, foi convidado pela Porto da Pedra[1] para fazer seu carnaval no Grupo Especial no ano das comemorações dos quinhentos anos do Brasil (2000), com o enredo “Ordem, Progresso, Amor e Folia no milênio de fantasia!”.
No ano de 2001[2], 2002 e 2003 assume o comando do carnaval da Caprichosos, escola do grupo especial do Rio de Janeiro.
No ano de 2004 no grupo de acesso fazendo o carnaval da Paraíso do Tuiuti, a convite do cantor Ivo Meireles com o enredo em homenagem a Vinícius de Moraes que tinha como título: “Olha que coisa mais linda, o Poeta está No Paraíso!”.
Em 2005 assina o carnaval do Cubango de Niterói que desfilou no Grupo de Acesso com o enredo: O fruto da África de todos os deuses no Brasil de fé![3] e também foi contratado como carnavalesco para a Rouxinois da cidade de Uruguaiana no Rio Grande do Sul.
Em 2006 quando assinou o enredo do Acadêmicos do Cubango: Na magia da escrita, a viagem do saber! no Grupo de Acesso A. No ano de 2006 foi convidado a integrar o grupo de professores do Instituto do Carnaval, para lecionar no curso superior de Gestão de Festas e Eventos Carnavalescos da Universidade Estácio de Sá.
No ano de 2007 foi convidado para ser jurado do quesito enredo dos grupos de Acesso e Especial de Vitória – ES pela Liga das Escolas de Samba Capixaba.
Em 2008 foi convidado pelo site de carnaval ¨O Dia na Folia¨ para assinar a coluna Folia, Tradição e Modernidade, onde aborda assuntos ligados ao universo do carnaval do Rio de Janeiro e Brasil.
Em 2008 foi convidado pelo Patrimônio da Cidade do Rio de Janeiro para fazer o trabalho que compõe e faz parte do Registro de Tombamento das Escolas de Samba do Rio de Janeiro como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, intitulado ¨A Evolução das Escolas de Samba do Rio de Janeiro¨.
Em 2008 é convidado pela Universidade de Iowa dos USA para fazer parte do Projeto Brazilian Carnival, Music and Dance, onde a partir de janeiro 2009 será o carnavalesco anfitrião para receber os alunos mestrandos da universidade e apresentar o universo das escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro
No Carnaval de 2008 foi contratado pela segunda vez como carnavalesco para a Escola de Samba Rouxinóis da cidade de Uruguaiana no Rio Grande do Sul. O enredo de sua autoria foi: “Aventureiros da Ilusão”.
No carnaval de 2009 foi convidado pela Rádio Band News Fm para ser o comentarista nos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
No Carnaval da cidade de Uruguaiana de 2009 foi convidado para colaborar com a comissão de carnaval da Escola de Samba Deu Chucha na Zebra, no Rio Grande do Sul.
No Instituto do Carnaval leciona as disciplina de Laboratório de Carnaval, onde ensina os alunos a desenvolver enredos, A História das Artes e o Carnaval, Enredos e Planejamento Estratégico nos anos de 2007,2008 e 2009.
No carnaval de 2010 foi convidado para colaborar com o carnaval da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira pra desenvolver o enredo: “Mangueira é música do Brasil”. e também foi contratado como carnavalesco para a União da Ilha da Magia de Florianópolis, no Carnaval de 2011 foi contratado pela segunda vez como carnavalesco da escola de samba Cubango e continuou na União da Ilha da Magia, onde foi campeão do Carnaval de Florianópolis.
No Carnaval de 2012 foi contratado pela segunda vez como carnavalesco da escola de samba Porto da Pedra[4] para desenvolver um tema sobre o iogurte. pegando ainda no meio como fez na Mangueira, em 2010. mudando uma boa parte do enredo[5]. além disto continuará como carnavalesco da Cubango, para desenvolver um enredo sobre Barão de Mauá.

Desfiles assinados por Jaime Cezário

AnoEscolaColocaçãoGrupoEnredo
1993Engenho da Rainha10° lugarACiranda, cirandinha, vamos todos cirandar [nota 1]
1994Entre festas e fitas
19959° lugarYolhesman Crisbeles - A república de Ipanema é um desbunde [nota 2]
1996São Clemente3° lugarASe a canoa não virar, a São Clemente chega lá [nota 3]
1997A São Clemente e Botafogo na Sapucaí
Foliões de Botafogo6°lugarCAlegria alegria, o circo chegou
1998São ClementeVice-campeãAMaiores são os poderes do povo! Se liga na São Clemente!
199914° lugarEspecialA São Clemente comemora e traz Rui Barbosa para os braços do povo
Leão de Nova IguaçuCAMPEÃOCO Leão ruge forte em Nova Iguaçu
2000BO Leão nos caminhos do ouro
Porto da Pedra14° lugarEspecialOrdem, Progresso, Amor e Folia, no milênio da fantasia
2001Caprichosos12° lugarEspecialGoiás, um sonho de amor no coração do Brasil
2002Deu pra ti alto astral! Tô com Porto Alegre, trilegal!
200310° lugarZumbi, Rei de Palmares e herói do Brasil. A história que não foi contada
2004Paraíso do Tuiuti8° lugarAOlha Que Coisa Mais Linda, o Poeta Está No Paraíso
2005Os Rouxinóis3º lugar1º GrupoDa magia da escrita à viagem do saber.
Cubango6° lugarAO Fruto da África de Todos os Deuses no Brasil de Fé: Candomblé
20068° lugarNa magia da escrita, a viagem do saber
2008Os RouxinóisVice-campeã1º GrupoAventureiros da Ilusão
2009Deu Chucha na Zebra5º lugar1º GrupoSou Gaúcho Firme e Forte
2010Mangueira6° lugarEspecialMangueira é música do Brasil [nota 4]
União da Ilha da MagiaVice-campeãEspecial-FloripaA magia dos Deuses
2011Cubango4º lugarAcessoA emoção está no ar
União da Ilha da MagiaCAMPEÃOEspecial-FloripaCuba sim! Em nome da verdade.
2012Porto da Pedra12º lugarEspecialDa Seiva Materna ao Equilíbrio da Vida
Cubango4° lugarAcessoBarão de Mauá - Sonho de um Brasil Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário