segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

LUIZINHO ANDANÇAS

LUIZINHO ANDANÇAS
Nome Completo: Luís Fernando Guaglianone dos Santos
Ano de nascimento: 1963
Um puxador de Deus. Assim pode ser definido Luizinho Andanças, uma das mais recentes revelações como intérprete de samba-enredo. Motorista profissional, é também regente das 78 vozes do Coral São Benedito, da Igreja São Benedito, no bairro de Santa Cruz, no Rio.
Mesmo que a igreja tenha um ritmo diferente, Luizinho não vê problemas em administrar a questão sagrada de sua atuação na igreja com o lado profano da festa carnavalesca. “Cantar samba na avenida é meu lado profissional”, afirma. Católico devoto, o cantor começou a freqüentar a igreja por causa de uma doença grave da filha. Quando a menina ficou boa, ele então passou a ir às missas da Igreja São Benedito. O conhecimento musical o levou ao coral.
Luizinho Andanças começou no mundo do samba há duas décadas. Foi componente da bateria da Acadêmicos de Santa Cruz. Parou para tentar carreira solo. O sobrenome artístico veio de um extinto grupo de samba chamado "Andanças do Pagode", no qual fazia parte e era o vocalista. Acabou como puxador por acaso. A aventura aconteceu em 1999, quando defendeu um samba de um primo na Paraíso do Tuiuti. Luizinho ficou lá por dois anos. Em 2001, voltou para a Santa Cruz também para defender um samba. Acabou sendo convidado para permanecer na escola e cantar o samba na avenida.
A desenvoltura e o bom desempenho de Luizinho Andanças em três carnavais pela Santa Cruz chamaram a atenção da diretoria da Porto da Pedra, onde até hoje permanece. Em 2005, o cantor deu um show na Marquês de Sapucaí com a escola de São Gonçalo, interpretando com alegria e descontração “Festa Profana”, samba que a União da Ilha apresentou em 1989. Em Florianópolis, Luizinho defende a escola de samba Consulado desde 2006.
Depois de sete carnavais na Porto da Pedra, Luizinho Andanças se desligou da escola de São Gonçalo e acertou com a Mocidade Independente de Padre Miguel, de onde será o intérprete oficial a partir de 2012.

Início: começou como componente da bateria da Acadêmicos de Santa Cruz, nos anos 80. Passou pela Paraíso do Tuiuti, no final da década de 90.
Primeiro ano como puxador oficial: 2002
1999 a 2001 – Tuiuti
2002 a 2004 – Santa Cruz
2005 a 2011 – Porto da Pedra
Desde 2012 - Mocidade
Desde 2006 - Consulado (Florianópolis-SC)
GRITO DE GUERRA: É, tô na área!
GRITOS DE EMPOLGAÇÃO:vamos lá, escola”; “suínga, bateria”; "valeu, valeu, valeu"; "vambora, vambora, vambora, vambora! alegria, alegria! hai, hai, hai, hai".
SAMBA DE SUA AUTORIA: “Mário Lago – Na rolança do tempo, uma vida de histórias” (Santa Cruz/2001, com Da Roça, Ditão, Henri e Luiz Carlos Fininho).
MAIS FOTOS DE LUIZINHO ANDANÇAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário