sábado, 23 de fevereiro de 2013

LUIZITO



LUIZITO
Nome Completo: José Luís Couto Pereira da Silva
Ano de nascimento: 1954

Luizito é um puxador de samba com a voz forte, boa dicção e o timbre marcante. Por mais de 10 anos, foi apoio de Carlinhos de Pilares na Caprichosos. Função que desempenhava disciplinadamente, como um reserva que aguarda o momento adequado para entrar em campo. Depois de acompanhar Carlinhos, Luizito foi apoio de outros puxadores que passaram pela escola de Pilares, como J. Leão, Aroldo Melodia e Márcio Souto.
Em 1993, Luizito foi um dos autores do samba “Não existe pecado do lado de cá do Túnel Rebouças”. O enredo foi movido pela polêmica devido a apresentação durante o desfile de um carro alegórico que mostrava o assalto de um pivete a um turista no Rio de Janeiro. O caso gerou críticas à escola por apologia à violência.
Em 1994, finalmente, Luizito foi alçado à condição de intérprete principal da azul e branco de Pilares. Durante três anos foi a voz oficial da escola. Logo após gravar o samba de 97, “Do tambor ao computador”, o cantor foi demitido da escola e substituído por Jackson Martins.
Em 1998, Luizito foi convidado a participar da disputa na Estação Primeira de Mangueira, defendendo a parceria de Carlinhos das Camisas, Nélson Csispal, Nelson Dalla Rosa e Villas Boas, para o samba “Chico Buarque da Mangueira”. A obra saiu vencedora na finalíssima. O ótimo desempenho de Luizito na interpretação garantiu a ele um lugar no carro de som da verde-e-rosa ao lado do legendário Jamelão. Em 2001, teve uma rápida passagem na Unidos de Villa Rica de Copacabana, para puxar o samba “Da vila olímpica à Villa Rica – Chiquinho da Mangueira”.
Após não ter participado do desfile em 2006 devido à morte de sua esposa, Luizito retorna à Estação Primeira com uma responsabilidade fora do comum: devido a um AVC sofrido por Jamelão, foi promovido a intérprete oficial da Mangueira em 2007 em substituição ao mestre. Tanto que o samba da Mangueira tem a sua voz no CD do Grupo Especial de 2007.
Faltando pouco tempo para o desfile, sofreu um princípio de enfarte durante um ensaio técnico da escola e foi vetado pelos médicos para participar do desfile. Mas Luizito - que também trabalha como taxista - desobedeceu a ordem médica e puxou a Mangueira não só no desfile oficial como também no Sábado das Campeãs. Desde então, foi efetivado como intérprete oficial da Estação Primeira. Desde 2010, integra o projeto "três tenores", idealizado pelo presidente mangueirense Ivo Meirelles, em companhia com Zé Paulo Sierra.Em 2010, Rixxa compôs o trio. Em 2011, será a vez de Ciganerey. No final de 2010, durante uma festa na quadra que celebrou o título brasileiro do Fluminense, o flamenguista Luizito chegou a se afastar da Mangueira, após um desentendimento com um tricolor. Poucos dias depois, acertou seu retorno.

Início: Caprichosos de Pilares, no final da década de 70.
Primeiro ano como intérprete oficial: 1994
1984 a 1993 – Caprichosos (apoio de Carlinhos de Pilares, J. Leão, Aroldo Melodia e Márcio Souto).
1994 a 1996 – Caprichosos
1997 – Caprichosos (apenas gravou o CD de sambas, não desfilou)
1998 a 2005 – Mangueira (apoio de Jamelão)
2001 – Unidos de Villa Rica
Desde 2007 - Mangueira (intérprete oficial)
GRITO DE GUERRA: não tem um grito de guerra característico. Usava: Amor, voltei... vamos que vamos, minha Caprichosos de Pilares! Ou ainda: Alô, povão da Caprichosos! Vem comigo! Na Mangueira, utiliza: Chegou a garra, chegou a emoção, chegou a escola de samba mais querida do Planeta. Chegou a Estação Primeira de Mangueira.
CACOS DE EMPOLGAÇÃO:coisa linda”; “vem comigo”; “que maravilha”; “bate no peito e diz”; “sacode, bateria”; “brilha... brilha... brilha”; “graças a Deus”; “vamos lá, minha Velha Guarda”.
SAMBA DE SUA AUTORIA:Não existe pecado do lado de cá do Túnel Rebouças” (Caprichosos/93, com Carlos Ortiz, Karlinhos de Madureira, Marco Lessa e Tico do Gato).

MAIS FOTOS DE LUIZITO


Durante sua participação no programa Sem Censura, da TV Educativa-RJ, uma semana antes dos desfiles de carnaval 2005. Foto tiradas por Mestre Maciel com câmera digital focando a TV.


Puxando o samba da Mangueira em 2002 com Jamelão (as duas últimas fotos cedidas por Rixxa Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário