sábado, 23 de fevereiro de 2013

MÁRCIO SOUTO

MÁRCIO SOUTO
Nome completo: ????
Ano de nascimento: ????
As duas fotos foram batidas por Rixxa Jr e mostram Márcio puxando o samba da Caprichosos em 1993 na Sapucaí

Márcio Souto surgiu para o grande público em 1993, ao gravar o samba "Não existe pecado do lado de lá do Túnel Rebouças", pela Caprichosos de Pilares. Em sua estréia como puxador no Grupo Especial, teve a árdua tarefa de substituir o mítico Carlinhos de Pilares. Desde então, o cantor teve uma carreira meteórica, até seu sumiço dos carros de som a partir de 2000.
Ao gravar o samba em 93, Márcio Souto se limitava a apenas interpretar o samba, arriscando pouco nos cacos de empolgação. Com o passar dos anos e adquirindo mais cancha, o intérprete, além de aperfeiçoar o canto, foi se deixando contagiar e passou a transmitir mais vibração na avenida.
Após uma estréia não muito feliz (a Caprichosos enfrentou problemas naquele desfile e só não foi rebaixada graças ao tapetão), Márcio Souto não teve continuidade na escola e foi substituído por Luizito. No ano seguinte, o cantor se transferiu para a Canários das Laranjeiras, que ainda engatinhava como escola de samba, depois de uma trajetória de 40 anos como bloco. Márcio puxou o samba "Quem é bom já nasce feito", vencedor do Estandarte de Ouro do Grupo A daquele carnaval. No ano seguinte, no entanto, um fato inusitado marcou a carreira do intérprete: a escola enfrentou problemas estruturais e as fantasias de diversas alas - entre elas, a bateria - não ficaram prontas a tempo do desfile. Os ritmistas não se apresentaram no sambódromo e a Canários das Laranjeiras entrou na Marquês de Sapucaí sem os componentes da bateria, apenas com um surdo de marcação pontuando o samba. Márcio Souto, os cantores de apoio e os componentes da Canários levaram o samba "Seu conductor, dim dim, seu conductor" literalmente à capella. O esforço, no entanto, não foi suficiente para a escola da Zona Sul escapar do rebaixamento.
Após a infeliz experiência no bairro das Laranjeiras, o intérprete exerceu dupla função no carnaval de 1997: foi contratado para defender a São Clemente, que desfilaria no Grupo A e também foi anunciado como o cantor oficial da Acadêmicos do Cubango, que desfilaria no Grupo B. Para o carnaval do ano seguinte, Márcio Souto iria repetir a dobradinha São Clemente/Cubango. No entanto, a São Clemente não conseguiu uma vaga para o Grupo Especial. A escola terminou empatada em primeiro lugar com o mesmo número de pontos de Tradição e Caprichosos. Como apenas duas entidades subiriam, a São Clemente acabou preterida pelos critérios de desempate. A entidade se sentiu prejudicada e recorreu à Justiça para assegurar a presença no desfile principal em 1998, o que acabou não ocorrendo. Como não seria possível cantar em duas escolas da mesma categoria - já que a Cubango havia subido para o Grupo A -, Márcio Souto teve que optar e preferiu permanecer na escola de Niterói, cedendo seu lugar na amarelo e preto da Zona Sul para David do Pandeiro.
Em 1999, com a classificação da São Clemente para o Grupo Especial, Márcio Souto novamente foi recontratado e chegou a gravar o samba "A São Clemente comemora e traz Rui Barbosa para os braços do povo" no disco oficial. No entanto, logo em seguida, foi substituído por Serginho do Porto, que cantou o samba na avenida. O mesmo aconteceu na Cubango: o intérprete gravou o samba de 1999 da escola de Niterói, mas foi substituído por Rixxa na avenida. Desde então, Márcio Souto não figurou mais nos carros de som na Marquês da Sapucaí. Até hoje, no entanto, defende sambas nas eliminatórias das escolas.
Primeiro ano: Caprichosos de Pilares, em 1993
1993 - Caprichosos
1994 - Canários das Laranjeiras
1995 - Canários das Laranjeiras
1997 - São Clemente e Cubango (grupo B)
1998 - Cubango (grupo A). Também gravou o samba da São Clemente num CD-demo produzido pela escola, mas não cantou na avenida.
1999 - São Clemente e Cubango (só gravou os sambas no CD, mas não cantou na avenida)
GRITO DE GUERRA: Briiilha (diz o nome da escola)! Canta (diz o nome do bairro)!
CACOS CARACTERÍSTICOS: "ih, quero ouvir bateria"; "que beleza"; "que liiiindo"; "roda, baiana"; "tá chegando a hora"; "aja coração"; "vamos lá, gente"; "sacode, sacode"; "só no suíngue".
SAMBAS DE SUA AUTORIA: "Os pontos de nossos contos" (Cubango/97, com Boró, Fernando de Lima e Márcio André); "Nausicaa - A odisséia cubanga nos verdes mares" (Cubango/98, com Boró, Fernando de Lima, Huguinho e Marcio André).
MAIS FOTOS DE MÁRCIO SOUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário