terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ZÉ PAULO

ZÉ PAULO
Nome completo: José Paulo Ferreira Sierra
Ano de nascimento: 1976

O bancário José Paulo Ferreira Sierra assumiu o posto de primeiro intérprete do GRES Arranco do Engenho de Dentro no carnaval de 2006. Mas Zé Paulo - como é conhecido no mundo do samba - iniciou sua trajetória no carnaval ainda criança. Aos onze anos já desfilava no bloco carnavalesco Chupeta da Abolição. Em 1988, foi um dos cantores da escola mirim Aprendizes do Salgueiro e passou a desfilar na Difícil é o Nome. A partir daí começou a ser campeão de samba enredo na escola mirim do Salgueiro e inscreveu-se no concurso de cantores da Caprichosos de Pilares, onde estreou no Grupo Especial no carnaval de 1993, puxando o samba ao lado de Márcio Souto.
Na Caprichosos de Pilares defendeu sambas nas eliminatórias e integrava o grupo de apoio de puxadores como Luizito, Carlinhos de Pilares e Jackson Martins, sua maior influência. Zé Paulo foi um dos compositores do samba campeão de 1996, "Samba, sabor chocolate", outro momento inesquecível na sua vida de intérprete. A fama de cantor de samba o levou a se transferir para a Unidos da Ponte. Em 1997 foi o cantor oficial da escola de São João de Meriti, no Grupo A. No ano seguinte, retornou à Caprichosos de Pilares.
Zé Paulo costuma integrar o carro de som junto com Clóvis Pê (de quem é muito amigo), acompanhando o ex-intérprete mangueirense nas escolas por onde passa. Com a saída de Leonardo Bessa do microfone da Arranco, Zé Paulo aceitou o convite para conduzir o "falcão azul e branco", feito pelo presidente Marcos Funa. Tem um estilo de cantar bastante influenciado por Jackson Martins, com quem conviveu artisticamente por sete anos. Zé Paulo é muito requisitado para defender sambas nas eliminatórias em diversas escolas. Após o desfile de 2006, acabou dispensado pelo Arranco. Em 2008, estreou como intérprete oficial da Caprichosos de Pilares, substituindo seu amigo Clóvis Pê (que cantou no Carnaval de São Paulo). Após defender a Caprichosos novamente em 2009, Zé Paulo se transferiu para a Mangueira. O intérprete desde o carnaval 2010 faz parte do projeto "três tenores" da verde-e-rosa, sendo intérprete oficial ao lado de Luizito e Rixxa. A partir de 2011, fará duplo expediente, sendo também responsável pelo microfone principal da X-9 Paulistana no carnaval de São Paulo.

Início: escola de samba mirim Aprendizes do Salgueiro.Primeiro ano como intérprete principal: 1997
1992 a 1996 - Caprichosos de Pilares (apoio de Carlinhos de Pilares, Márcio Souto e Luizito e Jackson Martins)
1997 - Unidos da Ponte (cantor principal)
1998 a 2007 - Caprichosos de Pilares (apoio de Jackson Martins, Serginho do Porto e Clóvis Pê)
2004 - Lins Imperial (apoio de Clóvis Pê)
2006 - Arranco (cantor principal)

2008 e 2009 - Caprichosos de Pilares (cantor principal)
Desde 2010 - Mangueira (cantor principal, junto com Luizito e Rixxa)
Desde 2011 - X-9 Paulistana (São Paulo - cantor principal)
Desde 2008 - Sei Lá (carnaval virtual)

GRITO DE GUERRA:
Lá vem (diz o nome da escola). Lá vem minha escola! No suíngue, bateria!
CACOS CARACTERÍSTICOS:
É bastante influenciado pelo estilo de Jackson Martins. Entre os principais, aparecem "vambora, vambora, vambora"; "bateria que suíngue"; "olha o balanço, olha o suíngue"; "que lindo, que lindo"; "é agora, é agora, é agora"; "vem comigo (diz o nome da escola)".
SAMBAS DE SUA AUTORIA:
"Samba, sabor chocolate" (Caprichosos/96, com Almir de Araújo e Marco Lessa).

Prêmios Sambanet e Jorge Lafond de melhor intérprete do Grupo A em 2008. Também conquistou o Sambanet em 2009 como melhor intérprete do Grupo A.
MAIS FOTOS DE ZÉ PAULO



Zé Paulo canta, acompanhado de Leonardo Bessa (C) e Marcos Funa, presidente do Arranco

Nenhum comentário:

Postar um comentário