sexta-feira, 3 de março de 2017

Alegria da Zona Sul

Alegria da Zona Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alegria da Zona Sul
Bandeira do GRES Alegria da Zona Sul.png
Fundação28 de julho de 1992 (24 anos)
Escola-madrinhaSalgueiro[1]
Cores
 Vermelho
 Branco
SímboloZé Carioca e Panchito
BairroCopacabana[2]
PresidenteMarcus Vinícius de Almeida
Presidente de honraSabrina Garcia[3]
CarnavalescoMarco Antonio
Intérprete oficialIgor Vianna
Diretor de carnavalJulião Gresa
Diretor de bateriaMestre Claudinho
Rainha da bateriaVeronice de Abreu
Madrinha da bateriaAnny Santos
Mestre-sala e porta-bandeiraWanderson Orelha e Bárbara Falcão
CoreógrafoJorge Teixeira e Saulo Finelon
Desfile de 2017
EnredoVou Festejar… Com Beth Carvalho, a Madrinha do Samba
Posição de desfile2° a desfilar na sexta-feira (24/2/2017)
www.gresalegriadazonasul.com.br
Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria da Zona Sul é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. criada na comunidade do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, em Copacabana.[4][5] tem como característica mais forte em seus enredos a utilização de temas que tratem da temática da negritude, já tendo utilizado esse tema diretamente quatro vezes em menos de 20 anos.
Sua quadra encontra-se na Rua Frei Caneca, 239 - ao lado do Arco do Apoteose, no Sambódromo. O barracão fica na Via Binário, na área revitalizada do Porto Maravilha, na região central do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

A escola foi criada em 28 de julho de 1992 através da fusão dos blocos de enredo Alegria de Copacabana e Unidos do Cantagalo. A escola adotava as cores azul, verde e branco e tinha como símbolo os personagens de Walt DisneyZé Carioca e Panchito.
Em 1993, no seu primeiro ano na AESCRJ, o Alegria conseguiu se manter no grupo E, apresentando o enredo "Sou Mais Carioca", que retratava os 100 anos de seu bairro, os 50 anos do personagem Zé Carioca e do primeiro aniversário da agremiação.
No ano seguinte, já consolidada, a Alegria da Zona Sul alcançou seu primeiro campeonato, com o enredo "Na Dança das Cores: Preto Não é Cor, Mas Negro é Raça", apresentando em seu desfile um apanhado dos significados das cores e enaltecendo a raça negra.
Em 1995, embora com força de um recente título, e no grupo D, o Alegria não desfilou. No ano seguinte, 1996, penalizado pela Associação, disputou novamente o Grupo E, obtendo novamente o título, com o enredo "Olha que Coisa Mais Linda Mais Cheia de Graça", contando a história e comemorando o centenário do bairro Ipanema.
Em 1997, após novos distúrbios, quase não desfila. Seu enredo foi "Capoeira, Um Ballet á Brasileira", contando a origem da luta/dança. Apesar dos problemas, consegue uma boa apresentação, que lhe rendeu o vice-campeonato e o acesso ao grupo C.
Em 1998, obteve o sétimo lugar com o enredo "Mulher Negra é Cultura Mundial", enaltecendo a importância e força da mulher negra desde os primórdios da humanidade, mantendo-se no mesmo grupo.
Em 1999, o Alegria apresenta-se com o enredo "Alegria, Seu Signo no Zodíaco", na Avenida Rio Branco, apresentando os signos e colocando a escola como o signo da euforia. Obteve o penúltimo lugar, e desceu para o grupo D.
No ano 2000, o Alegria vence e sobe novamente para o grupo C com o enredo "Negro Quem És?".
Em 2001, com o enredo "Brasil um País de Todas as Raças", mostrando as etnias que estiveram no Brasil até mesmo antes do descobrimento dos portugueses e a miscelânea que é o povo brasileiro, o Alegria da Zona Sul é campeão na Avenida Rio Branco, classificando-se para o desfile no grupo B na Marquês de Sapucaí.
Em 2002, foi a segunda escola a desfilar na terça-feira de carnaval, conseguindo a 6ª colocação com o enredo "O Sonho Dourado de Percy", mostrando a saga do coronel inglês Percy Fawcett, desaparecido no interior do sertão brasileiro quando buscava a entrada para o Eldorado.
Em 2003, apresentou o tema "Festa no Quilombo: na Coroação de um Rei Negro", a escola apresentou, num sonho de folião, o que teria sido a festa de coroação de Ganga Zumba, o primeiro rei de Palmares, quando, os mocamos homenagearam o entronado com danças afro-brasileiras, o que rendeu a ascensão ao grupo A.
Em 2004, o grêmio apresentou na avenida dos desfiles o enredo "Dorival Caymmi, o Mar e o Tempo nas Areias de Copacabana", onde se aproveitou do fato de ser do bairro que o cantor e compositor Dorival Caymmi escolheu para viver e completar seus 90 anos de idade.
Reestruturado, o Alegria alterou suas cores em 2005 para vermelho, branco e ouro.[2] Trouxe como intérprete Pixulé, vindo da Leão de Iguaçu; o diretor de Harmonia Sassá e o diretor de bateria Folia. A escola apresentou o enredo Teatro Rival - 70 anos de resistência cultural e obteve a sua melhor colocação desde sua criação: quinta colocada da segunda divisão.
Em 2006, primeira escola a desfilar na noite de sábado, apresentou o enredo "A Alegria é show de bola", que tinha a bola como tema. Com carros inacabados, sendo que o último não conseguiu atravessar a passarela durante o desfile, a escola acabou na última posição, sendo rebaixada. Naquele ano, teve o reforço do casal de mestre-sala e porta-bandeira Maria Helena e Chiquinho, demitidos da Imperatriz.
Em 2007, trouxe de volta Pixulé e continuou com Maria Helena e Chiquinho, mas com o enredo Negro não humilha e nem se humilha a ninguém. Todas as raças já foram escravas também terminou na 7º colocação.
Em 2008, falando sobre Albino Pinheiro, a Alegria terminou na 5º colocação. No ano seguinte, a escola trouxe como enredo Heitor dos Prazeres, carioca da gema, sambista de coração, ficando na 10º colocação com 237.6 pontos, permanecendo no mesmo grupo.
Para 2010 a escola trouxe o carnavalesco Lane Santana, que desenvolveu o enredo No mundo da fantasia… vejo as cores da Alegria. Além disso trouxe o mestre Claudinho Tuiuti pra fazer dupla com o Mestre Tabaco e teve como madrinha de bateria, a ex-rainha do carnaval 2009 Jéssica Maia, tendo feito um desfile considerado pela crítica como de alto nível, sagrou-se campeã do Grupo Rio de Janeiro 1 (antigo Grupo B) e retornou ao Grupo de acesso A, em 2011.
Nos preparativos para o carnaval de 2011, teve parte de seu barracão incendiado, tendo prejuízo com o incêndio[6]. devido a isso, a escola recorreu a LESGA para evitar o rebaixamento, o que logo depois foi negado e manteve-se o regulamento. com a Alegria recebendo ajuda da prefeitura.[7] no entanto a escola estourou o tempo em seu desfile e foi a última colocada no Grupo de acesso, retornando ao grupo B,.
No ano de 2012 a escola se reforçou trazendo Eduardo Gonçalves como carnavalesco[8] e Mestre Esteves, como diretor de bateria[9] ao lado de Claudinho Tuiuti. além de formar uma corte da bateria, composto por: Andreza Oliveira e Larissa Reis, como rainha e princesa da bateria, ambas da comunidade que se juntaram a modelo Alessandra Mattos, como madrinha de bateria da escola,[10] sendo a segunda colocada.
Em 2013, teve como enredo, o Cordão do Bola Preta[11] e assim como em 2011, foi novamente prejudicada com o incêndio em seu barracão. perdendo desde alegorias a fantasias[12], terminando na 13º colocação.
Em 2014, segunda escola a desfilar na noite de sábado, falará sobre o bairro de criação da escola (Copacabana), dos carnavalescos André Tabuquine e Eduardo Minucci. onde formaria uma Comissão com Sandro Gomes, que por outros motivos abandonou a escola[13]. tendo sua final de samba-enredo, no dia 14 de setembro, com quatro concorrentes[14].
Para o carnaval de 2015, a escola falará do jeito de ser do carioca, com o enredo "Kari'Oka" do carnavalesco Eduardo Minucci. O presidente Marcus Almeida fez algumas modificações em sua equipe, promoveu a diretor de carnaval, Maurício Dias, que era da comissão de harmonia. E a comissão de harmonia agora é capitaneada por Gilberto Moura, Carlos Jorge e Uiliam Esteves. Trouxe para a escola o novo casal de MS/PB, Hugo César e Bárbara Falcão e o experiente intérprete Alexandre D'Mendes assumiu o microfone oficial da escola.
Para o carnaval de 2016, o carnavalesco Eduardo Minucci, o intérprete Alexandre D'Mendes e a coreógrafa Renata Monnier são desligados da escola, os novos contratados são Marco Antonio, Tiganá e Jardel Augusto Lemos para os respectivos cargos. O enredo será sobre o orixá Ogum.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

MandatoNomeRef.
2003-2009Sérgio Eduardo de Almeida[3]
2010-atualMarcus Vinícius de Almeida[3]

Presidente de honra[editar | editar código-fonte]

MandatoNomeRef.
2006-2010Sabrina Garcia[3]

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

CarnavaisIntérprete oficialReferências
2000–2004Niltinho Oliveira[15]
2005Pixulé[16]
2006Ciganerey[17]
2007–2008Pixulé[16]
2009–2014Edmilton Di Bem[18]
2015Alexandre D'Mendes[19]
2016Tiganá[20]
2017Igor Vianna[21]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor de HarmoniaMestre de bateriaRef.
2010Flávio MelloComissão de Harmonia
(Mauricio Dias, Gilberto Moura, Robson Sant’Anna)
Claudinho Tuiuti e Tabaco[22]
2011Flávio MelloComissão de Harmonia
(Mauricio Dias, Gilberto Moura, Robson Sant’Anna)
Claudinho Tuiuti[23]
2012Flávio MelloComissão de Harmonia
(Mauricio Dias, Gilberto Moura, Robson Sant’Anna)
Claudinho Tuiuti e Esteves[24]
2013-2014André do ValleComissão de Harmonia
(Mauricio Dias, Gilberto Moura, Robson Sant’Anna)
Esteves[2]
2015Maurício DiasComissão de Harmonia
(Carlos Jorge)
Mestre Esteves[25]
2016Julião GresaComissão de Harmonia
(Carlos Jorge)
Mestre Esteves
2017Julião e Samuel GasmanComissão de Harmonia
(Carlos Jorge)
Claudinho Tuiuti

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2010-2011Patrick Nogueira
2012Renata Monier[26]
2013Irídio Mendes[27]
2014Handerson Big[28]
2015Renata Monier[29]
2016Jardel Augusto[29]
2017-Jorge Teixeira e Saulo Finelon

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2010-2012Feliciano e Eliana Fidélis[24]
2013Fábio Jr. e Andréia Neves[30]
2014Feliciano e Eliana Fidélis[2]
2015Hugo César e Bárbara Falcão[31]
2016-Wanderson Orelha e Bárbara Falcão[32]

Corte da bateria[editar | editar código-fonte]

PeríodoRainhaMadrinhaRef.
2004 – 2005Karen Motta[2]
2006Luciana Picorelli[33]
2007 – 2009RegininhaAna Paula Evangelista[33][34][2][nota 1]
2010RegininhaJéssica Maia[35][36][37][34][2]
2011Regininha[34]
2012Andreza OliveiraAlessandra Mattos[10][38][39]
2013Desirée Oliveira[34]
2014 – 2015Veronice Abreu[40][41]
2016Camila OliveiraKasia Stocka[42][43][44]
2017 –Veronice AbreuAnny Santos[45][46][47]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Alegria da Zona Sul
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoRef.
19935º lugarESou mais cariocaDeco e Oswaldo Luiz
1994CampeãENa dança das cores, preto não é cor, mas negro é genteDeco e Oswaldo Luiz
Não desfilou em 1995
1996CampeãEOlha que coisa mais linda, mais cheia de graçaDeco e Oswaldo Luiz
1997Vice-campeãDCapoeira, um balé à brasileiraDeco e Oswaldo Luiz
19987º lugarCMulher negra é cultura mundial
(Samba-enredo composto por Marquinhos, Serginho, Mano, Bebeto e Sérgio)
Deco e Oswaldo Luiz
199911º lugarCAlegria, sou signo no ZodíacoDeco, Oswaldo e Luiz Carlos André
2000CampeãDNegro, quem és?Deco e Oswaldo Luiz
2001CampeãCBrasil, um país de todas as raças
(Samba-enredo composto por Edu do Cavaco, Kléber e Sérgio)
Deco e Oswaldo Luiz
20026º lugarBO sonho dourado de Percy
(Samba-enredo composto por Valter, Marinho e Bedeu)
Deco, Oswaldo Luiz e Carlos André
2003Vice-campeãBUma festa no Quilombo dos Palmares
(Samba-enredo composto por Fio, Moura e Expedito)
Deco, Oswaldo Luiz e Carlos André
20046º lugarADorival Caymmi, o Mar e o Tempo Nas Areias de Copacabana
(Samba-enredo composto por Gilmar Nogueira, Jorge Madrugada e Pedrinho Cassa)
Deco e Oswaldo Luiz
20055º lugarATeatro Rival, 70 Anos de Resistência Cultural
(Samba-enredo composto por Adilson Silva, Bittar e Marcelinho Santos)
Deco, Oswaldo Luiz e Carlos André
200610º lugarAA Alegria é show de bola
(Samba-enredo composto por Henrique Balanshow, Valtinho BV, Augustinho Santos, Mará, Dário Lima, André do Cavaco, Xande, J.Júnior, Doum, Gago, Glorioso e Tadeu)
Comissão de Carnaval
(Deco, Oswaldo Luiz, Carlos André, Marco Antônio, Marquinhos, Marcelo Nasseh, Roberto Brito, Daniel de Paula e Vinícius Pastor)
20077º lugarBNegro não humilha e nem se humilha a ninguém. Todas as raças já foram escravas também
(Samba-enredo composto por Adilson, Badá, Gago, Glorioso, Tadeu do Cavaco e Pixulé)
Marco Antônio Falleiros
20085º lugarBChegou o General da Banda! Albino Pinheiro, Alegria do Rio
(Samba-enredo composto por Fio, Moura, Expedito, Ivo do Galo e Luiz Chaveiro)
Marco Antônio Falleiros e Rodrigo Sampaio
200910º lugarRJ-1 (Atual Série B)Heitor dos Prazeres, carioca da gema, sambista de coração
(Samba-enredo composto por Rodney Cheto, Marcinho Keleque, Douglas PN, Bogalho, Guinho, Léo, Júnior e Vagner Britto)
Marco Antônio Falleiros e Rodrigo Sampaio
2010CampeãRJ-1 (Atual Série B)No Mundo da Fantasia... vejo as cores da Alegria
(Samba-enredo composto por Wanderlei, Cleber, Armandinho, Silvão e F. Pinto)
Lane Santana
201111º lugarAOs doze obás de Xangô
(Samba-enredo composto por Alexandre Alegria, Telmo, Adelson, Vagner Silva e Serginho Gama)
Lane Santana
2012Vice-campeãBOs Saltimbancos
(Samba-enredo composto por Daniel Katar, Rodney Chetô, Vinícius Amaral, Pixulé, Rodrigo Bola, Xuxa do Cavaco, Celson Mody e Al Big Dan)
Eduardo Gonçalves
201314º lugarSérie AQuem não chora não mama
(Samba-enredo composto por Daniel Katar, Pixulé, Vinícius Amaral, Victor Alves, Cathiola e Edmilton Di Bem)
Eduardo Gonçalves
201414º lugarSérie ASacopenapã
(Samba-enredo composto por Márcio André Filho, Gabriel Fraga, Telmo Augusto, Adelson, Virgínia e Edvander)
André Tabuquine, Eduardo Minucci e Leandro Mourão
201513° lugarSérie AKari’Oka
(Samba-enredo composto por Márcio André Filho, Vaguinho, Telmo Augusto, Adelson, Vagnão e Hebert Rocha)
Eduardo Minucci[48]
201610° lugarSérie AOgum
(Samba-enredo composto por Pixulé, Thiago Meiners, Rafael Tubino, James Bernardes, Alex Bagé, André K, Gilson, José Mario, Júnior e Victor Alves)
Marco Antônio[49]
201713º lugarSérie AVou Festejar… Com Beth Carvalho, a Madrinha do Samba
(Samba-enredo composto por Pixulé, Rafel Tubino, James Bernardes, André Kaballa, Marcelão, Marco Moreno, José Mário, Pedro Miranda e Victor Alves)
Marco Antônio[50]
2018Série A

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos da Alegria da Zona Sul
DivisãoTítulosCarnavais
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngSérie B12010
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngSérie C12001
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngSérie D12000
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngSérie E21994 e 1996

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmios recebidos pelo GRES Alegria da Zona Sul.
AnoPrêmioCategoria / premiadosDivisãoRef.
2003S@mba-NetCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Mosquito e Jaçanã)Grupo B[51]
Ala mirim
2004S@mba-NetComissão de frente (Coreógrafos responsáveis: Geny Dias e Iridio Mendes)Grupo A[52]
Troféu Jorge LafondAla mirim[53]
2006Troféu Jorge LafondMestre-sala (Chiquinho)Grupo A[54]
2008S@mba-NetAla mirimGrupo B[55]
Troféu Jorge LafondRainha de bateria[56]
Destaque
2009Troféu Jorge LafondRainha de bateriaGrupo B[57]
2010Troféu Rádio MancheteMelhor escolaGrupo RJ-1[58]
Troféu Jorge LafondMelhor escola[59]
Carnavalesco (Lane Santana)
Comissão de frente (Coreógrafo: Patrick Carvalho)
S@mba-NetAla das baianas[60]
Conjunto de alegorias
Conjunto de fantasias
Destaque de luxo (Ricardo Ferrador - Carro abre-alas)
Plumas & PaetêsCarnavalesco (Lane Santana)[61]
Diretor de carnaval (Flavio Melo)
Aderecistas (José Paulo e Kleber Santos)
Destaque (Ricardo Ferrador)
2011Troféu Jorge LafondComissão de frente (Coreógrafo: Patrick Carvalho)Grupo A[62]
2012S@mba-NetEnredo ("Os Saltimbancos")Grupo B[63]
Comissão de frente (Coreógrafa responsável: Renata Monnier)
Plumas & PaetêsFigurinista (Eduardo Gonçalves)[64]
Pesquisador / historiador (Eduardo Gonçalves)
2013S@mba-NetAla ("Nega maluca" - Bateria)Série A[65][66]
2016SRZD-CarnavalIntérprete (Tiganá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário