sexta-feira, 3 de março de 2017

Unidos de Padre Miguel

Unidos de Padre Miguel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Unidos de Padre Miguel
Bandeira do GRES Unidos de Padre Miguel.png
Fundação12 de novembro de 1957 (59 anos) [1]
Cores
 Vermelho
 Branco
SímboloAperto de mão interracial [1]
BairroPadre Miguel [1]
PresidenteLenílson Leal [2]
CarnavalescoEdson Pereira [2]
Intérprete oficialPixulé [2]
Diretor de carnavalCícero Costa [2]
Diretor de harmoniaAlcides Kenga [2]
Diretor de bateriaMestre Dinho [2]
Rainha da bateriaKarina Costa [2]
Mestre-sala e porta-bandeiraVinícius Antunes e Jéssica Ferreira [2]
CoreógrafoDavid Lima [2]
Desfile de 2017
Enredo"Ossain - O poder da cura"
Posição de desfileQuinta escola a desfilar no sábado (25/02/2017)
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel (ou simplesmente Unidos de Padre Miguel) é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada no dia 12 de novembro de 1957. Está sediada na Rua Mesquita, em Vila Vintém, no bairro carioca de Padre Miguel. Possui seis campeonatos conquistados em grupos de acesso.

História[editar | editar código-fonte]

O início da escola foi esfuziante, pois logo em seu primeiro desfile na Praça Onze em 1959 sagrou-se campeã e adquiriu o direito de se apresentar entre as grandes em 1960. Entretanto, a má colocação que obteve, a fez retornar às categorias inferiores. A escola voltou a desfilar entre as grandes em 19641971 e 1972.
Após o incremento financeiro de Castor de Andrade à Mocidade Independente de Padre Miguel, a escola se distanciou dos principais grupos cariocas, chegando, inclusive, a não desfilar em alguns anos.
Paradoxalmente, nos anos 2000, após uma fase de estagnação da coirmã de Padre Miguel, a Unidos trilhou um caminho de sucesso. Com dois campeonatos seguidos. Em 2005 no Grupo D e em 2006 no Grupo C, saiu do último grupo do carnaval carioca até o retorno ao desfile no sambódromo em 2006, pelo Grupo B.
  • "2005 - Abram alas que eu quero passar. Sou carnaval carioca sou Unidos de Padre Miguel"
Com o carnavalesco André Cézari Unidos de Padre Miguel fez um desfile Maravilhoso falando sobre o Carnaval Carioca e sua História. Com um samba que é lembrado até hoje na sua quadra, "Eu sou Unidos, Amor... Vermelho e Branco, Eu sou..." a Unidos Conseguiu o seu 3° Campeonato. O samba é usado como um Samba - Exaltação até os dias de hoje!.
  • "2006 - Da lágrimas do tupã, nasce o fruto divino: o guaraná"
Ganhou seu 2° Campeonato seguido, com o carnavalesco estreante Edson Pereira falando da História do Guaraná, a Unidos Impactou com seu desfile impecável.
  • "2007 - Unidos pelos caminhos da fé, desbravando os carnavais"
Em 2007, a Unidos de Padre Miguel voltava a Marquês de Sapucaí depois de mais de duas décadas. A escola contou o seu cinquentenário a começar pela comissão de frente de guerreiros prateados em defesa da fé. Um dos pontos altos do desfile foi o segundo carro, com televisões, mesas de bate-papo e varais de roupa, em um visual que formava um barraco, preenchido pela comunidade da Vila Vintém. As baianas da escola vieram douradas em comemoração à boda de ouro. Quadrilha de festa junina, natal, páscoa, pipas foram lembrados como rituais em alas irreverentes. O público se animou com a escola, que passou acelerada e teve de se arrastar no final para não terminar o desfile com menos de 40 minutos. A escola conseguiu a sexta colocação no grupo B.
  • "2008 - No reino das águas de Olucôn"
Em 2008, a mídia dava como certa a ascensão da escola para o Grupo de acesso A, porta de entrada para o Grupo Especial, mas, inexplicavelmente, a escola obteve apenas a terceira colocação, adiando assim o seu retorno ao Grupo A. A Unidos de Padre Miguel não passou de um terceiro lugar, mas o desfile foi impecável. Desde a comissão de frente até o último carro, a escola mostrou alegorias luxuosas, para contar a importância das águas, seja dos mares, dos rios ou dos oceanos, por meio da história de Olokum, Deus das Águas.
  • "2009 - Vinho, néctar dos deuses - A Celebração da Vida"
Em 2009, a Unidos de Padre Miguel apresentou alegorias e fantasias altamente luxuosas para contar o enredo sobre o vinho, denominado Vinho, néctar dos deuses - A celebração da vida, conquistou o Grupo Rio de Janeiro 1, empatada com a Acadêmicos do Cubango, ascendendo ao Grupo A, porta de entrada para o Grupo Especial. A escola mergulhou na Mitologia, do deus Dionísio, para mostrar que o vinho foi amadurecido em Roma, apadrinhado pela Igreja Cristã, na Idade Média, desprezado pelo Islamismo e fortalecido no Renascimento, até ser relacionado com a celebração da vida, estando presente em todas as cerimônias e festas comemorativas. A bebida embarcou em naus, na época das Grandes Navegações, chegando ao Mundo Novo. No Brasil, criou-se com os imigrantes italianos, no sul do país, sendo homenageado na Festa da Uva, realizada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
  • 2010 - "Aço- Universo Presente na Riqueza da Terra - O Futuro a Ti Pertence"
Em 2010, a escola sentiu o peso de abrir o desfile com as arquibancadas vazias. Com problemas na comissão de frente, que representava a estrela cadente, cujas fantasias atrasaram e obrigaram os componentes a se vestir na avenida, a escola contou a história do aço através de uma grande bola de fogo, que chocada com a crosta terrestre, deu origem ao minério de ferro, matéria-prima do metal. O abre-alas causou impacto pelas cores e luzes e representou a explosão de meteoritos, cuja principal escultura era a de um pássaro de fogo. A escola mostrou as grandes civilizações que usavam o ferro principalmente para fabricação de armamento, como os romanos, fenícios e celtas. O segundo carro representou a evolução do aço na era medieval. Em outra alegoria, uma grande locomotiva antecedeu os altos-fornos, que tornaram possível a construção das siderúrgicas. Um Robocop de cinco metros estava à frente da quarta alegoria, que retratou o aço presente no nosso dia a dia, nas mais diversas situações - cozinhas industriais, hospitais, laboratórios, empresas e indústrias em geral. O último carro trouxe São Jorge, que no sincretismo religioso é Ogum, o Orixá do ferro, da guerra. A bateria veio fantasiada de alquimista. Apesar de apresentar fantasias e alegorias bem acabadas, os efeitos de luz e fumaça planejados pela escola acabaram sendo prejudicados pelo sol. Na apuração, a escola terminou em 11º lugar sendo rebaixada junto com a Paraíso do Tuiuti para o Grupo de Acesso B.
  • 2011 - "Hilária Batista de Almeida"
No ano de 2011, a escola cantou Tia Ciata. A comissão de frente representou a África. O abre-alas trouxe o Palácio Dourado de Oxum, o orixá da homenageada. O segundo carro lembrou a Bahia, terra onde viveu e cresceu Tia Ciata, destacando-se a lavagem do Bonfim, Bumba meu Boi, Festa do Divino e Folia de Reis. O Rio de Janeiro foi reverenciado no setor seguinte, que recordou blocos, ranchos, corsos e escolas de samba. Uma alegoria trouxe um fusca imitando uma antiga viatura da Polícia Militar ilustrando a perseguição sofrida pelos sambistas no começo do século XX. O enredo Hilária Batista de Almeida foi projetado pelos carnavalescos Edward Moraes e Fábio Santos, sendo que Edward saiu da escola, após não concordar com o samba vencedor. A escola conseguiu um 3° Lugar No Grupo de Acesso B [3].
  • 2012 - "Arte - Um Universo Fascinante"
Em 2012, apostou num enredo sobre a arte. Contratou o intérprete Igor Vianna e fez um desfile considerado Bom, ficando assim em 3° Lugar na Classificação.
  • 2013 - "O Reencontro entre o Céu e a Terra no Reino de Alà Áfin Oyó"
No ano seguinte, com a promoção das escolas do Grupo B para a segunda divisão, a escola passou a fazer parte da Série A, apresentando o orixá Xangô como tema de seu desfile. Marquinho Art'Samba Foi contrato para a função de intérprete Oficial da Agremiação, foi a 9° escola a entrar na Avenida e conseguiu o 7° lugar.
  • 2014 - "Decifra-me ou te devoro: Enigmas - Chaves da Vida"
Em 2014 a Unidos de Padre Miguel foi considerada uma surpresa, com seu desfile sendo considerado "impactante", e obtendo o terceiro lugar. Foi a 8° escola a entrar na avenida com um enredo sobre os Mistérios da Humanidade.
  • 2015 - "O Cavaleiro Armorial Mandacariza o Carnaval"
Em 2015, fez uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna e fez mais um desfile que colocou a escola com uma das favoritas ao título da Série A, porém obteve o vice-campeonato. Desfilou com 2.300 Componentes. Foi a 4° escola a entrar na avenida.
  • 2016 - "O Quinto dos Infernos"
Em 2016, o boi vermelho perdeu seu intérprete Marquinho Art'Samba, que preferiu aceitar ser o novo intérprete da Imperatriz Leopoldinense. Para seu lugar, foi contratado o renomado Luizinho Andanças.[4][5] Com o enredo "O Quinto dos Infernos" a escola fez um desfile alegre com seus 2.500 Componentes foi a penúltima escola a entrar na avenida, tiveram alguns problemas com carros alegóricos q vieram com falhas, porém mais uma vez não deixou a desejar em seu desfile Obtendo a 2° colocação novamente.
  • 2017 - "Ossain - O poder da cura"
Para 2017, anunciou o enredo "Ossain - O poder da cura", sobre o orixá Ossain.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Imagem do desfile de 2013 da escola.

Presidência[editar | editar código-fonte]

PresidenteMandatoReferência
Jacyra Rosalba2003
Djair Silva2004 - 2006
Roberto Silva2007
Reinaldo Lucio da Silva (Madrugada)2008-2011[6]
Simões Gama2012-2014[6]
Lenilson Leal2014-atualidade[7]

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

CarnavaisIntérprete oficialReferências
1985Rutinha[8]
2005João da Baiana[9]
2006–2010Edson Carvalho[10][11][12][13][14]
2011Hugo Júnior[15]
2012Igor Vianna[16]
2013–2015Marquinho Art'Samba[17]
2016Luizinho Andanças[18]
2017Pixulé[19]
Casal se apresenta durante o desfile de 2011.

Comissão de frente[editar | editar código-fonte]

Coreógrafo(a)PeríodoReferência
Michel Cordeiro2005-2007
Carlos Motta2008-2012
David Lima2013 - atualmente[20]

Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

CasalPeríodoReferência
Viviane e Jéferson2005
Hélida e Jéferson2006 - 2007
Luana e Hugo2008
Érica e Thetchelo2009
Fernanda e Vanderson2010
Helaine e Paulo César2011 - 2012
Helaine e Paulo César2013
Vinícius e Jéssica2014-2016[21]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor de HarmoniaDiretor de BateriaRef
2005Valmir ChuvaLuiz FelipeMestre Celso
2006Comissão de CarnavalCarlos EduardoMestre Coé
2007Comissão de CarnavalJorge AldirMestre Coé
2008Mariângela SantosCristiano CostaMestre Coé
2009Cícero Costa
Mariângela Santos
Túlio
Paulo Rozendo
Mestre Coé
2010Comissão de CarnavalSerginho HarmoniaMestre Dudu
2011Cícero CostaSerginho HarmoniaMestre Cóe
2012Cícero CostaKengaMestre Dinho
2013Cícero CostaKengaMestre Dinho
2013-2014Cícero CostaKengaDinho[21][22]
2015-2016Cícero Costa
Nana Costa
Luiz André Sá
Renata Cristina
Mestre Dinho
2017Cícero Costa
Nana Costa
KengaMestre Dinho

Corte de bateria[editar | editar código-fonte]

PeríodoRainhaRef.
2006 – 2014Karina Costa[23]
2015Ana Paula Evangelista[24]
2016 –Karina Costa[25]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Carnavais do GRES Unidos de Padre Miguel
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoRef.
1959CampeãCampeonatoLampião
19605º lugarSupercampeonatoAto da aclamação
196110º lugarSupercampeonatoExaltação aos ex-combatentes
196210º lugar2Cinco fatos históricos
19632º lugar2Costumes e tradição do Rio Grande do Sul
19649º lugar1Feira na Bahia
196512º lugar2Viagem através do Rio
19667º lugar2Conquista de Araci
19674º lugar2O penacho do capitão-mor
19688º lugar2Salões e damas do Segundo Império
19697º lugar2Três lendas de amor
19702º lugar2Homenagem ao poema "Primaveras" de Casimiro de Abreu
197110º lugar1O samba do crioulo doido - Homenagem a Sérgio Porto
197212º lugar1Madureira, seu samba, sua história
197316º lugar2Cazuza
1974Campeã3Lampião,cangaço e Nordeste
197517º lugar2Resplendor de um grande festival
197618º lugar2Ajuricaba, um herói amazonense
19777º lugar3Ginga, a rainha da congada
19785º lugar3Festa de YemanjáGuilherme Martins, Antônio Andrade e Djalma Santos[26]
19799º lugar2-BOrlando SilvaGuilherme Martins, Antônio Andrade e Djalma Santos[27]
19806º lugar2-BAs Riquezas de Minas GeraisGuilherme Martins, Antônio Andrade e Djalma Santos[28]
19813º lugar2-BAí Vem DezembroGuilherme Martins, Antônio Andrade e Djalma Santos[29]
19827º lugar2-B
(quarta divisão)
Ari Barroso, o Gênio ImortalCarlos Henrique[30]
1983Vice-campeã2-BFesta da Mãe-d'ÁguaJosé Eugênio[31]
1984Campeã2-AO Quilombo dos Palmares[32]
198510º lugar1-BFolia, Amor e FantasiaValdir Madureira[33]
19868º lugar1-BE Aí o Homem Entrou na Guerra com a NaturezaValdir Madureira[34]
198710º lugar3Meu Irmão de Cor, Meu Irmão de FéValdir Madureira[35]
198811° lugar3ValongoValdir Madureira[36]
198910° lugar3O Grito e o ecoValdir Madureira[26]
Em 1990, a escola não desfilou.
19915° lugarAcessoVamos dizer não à destruiçãoValdir Madureira
19926º lugarAcessoBrasil FolclóricoValdir Madureira[26]
19937º lugarAcessoTirei da mente o que não tinha no bolsoRonaldo[26]
19947º lugarAcessoParabéns para quem? Vamos comemorar o quê?Ronaldo[26]
1995Vice-campeã2Tahira-can, o homem estrelaRonaldo[26]
199611° lugarCUma festa caipira no mês de fevereiroRonaldo[26]
19978° lugarCFrutos do marRonaldo[26]
19987º lugarCPelo seu vôo quero me guiar para a AmazôniaRonaldo[26]
19994º lugarCPaixão CariocaFernando Muniz[26]
20005º lugarCBahia de todos os negrosCidinho[26]
200112º lugarCTrinca de ouro - Mocidade e seus tesourosBy Lucas[26]
200212° lugarDBrasil de Ouro, Cinco Séculos de TesouroJaime da Silva[26]
20036º lugarEUnidos pela preservação, somos mensageiros da florestaChiquinho Murta[26]
2004Vice-campeãEBangu, glórias em séculos de históriasMárcio Marins[37]
2005CampeãDAbram alas que eu quero passar. Sou carnaval carioca sou Unidos de Padre MiguelAndré Cézari[38]
2006CampeãCDa lágrimas do tupã, nasce o fruto divino: o guaranáEdson Pereira[39]
20076º lugarBUnidos pelos caminhos da fé, desbravando os carnavaisEdson Pereira[40]
20083º lugarBNo reino das águas de OlucônEdson Pereira
2009CampeãBVinho, néctar dos deuses - A celebração da vida
Serginho Aguiar, Andrezinho, Sandro Avelar, Luiz Fernando e Thiag.
Edward Moraes e Guilherme Alexandre
201011º lugarAAço: Universo presente na riqueza da terra - o futuro a ti pertenceEdward Moraes e Guilherme Alexandre[41]
20113º lugarBHilária Batista de AlmeidaFábio Santos[42]
20123º lugarBArte - Um universo fascinanteReyla Ravache, Wallacy Vinicyos e Wilsinho Mendes[43]
20137º lugarSérie AO Reencontro entre o céu e a terra no Reino de Alá Àfin OyóEdson Pereira[44]
20143° lugarSérie ADecifra-me ou te devoro: Enigmas - chaves da vidaEdson Pereira[45]
2015Vice-campeãSérie ACavaleiro Armorial Mandacariza o CarnavalEdson Pereira[46][47]
2016Vice-campeãSérie AO Quinto dos Infernos
(Samba-enredo composto por Marcelo do Rap, Toninho do Trailler, Samir Trindade, JR Beija-Flor, Thiago Alves, Alan Santos, Pebo Pinheiro, Alair Perobelli, Wallace Harmonia e Diego Rodrigues)
Edson Pereira[22][21][4][5][48]
20174º lugarSérie AOssain - O poder da cura
(Samba-enredo composto por W. Corrêa, Samir Trindade, Claudio Russo, Marquinhos, Alan Santos, Jr. Beija-Flor, Carlinhos do Mercadinho, Cabeça do Ajax, Ribeirinho e Dilson Marimba)
Edson Pereira[49][50]
2018Série A

Títulos[editar | editar código-fonte]

A escola possui seis títulos conquistados em grupos de acesso. Conquistou seu primeiro campeonato em seu desfile de estreia no carnaval carioca, no ano de 1959. No ano seguinte, 1960, conquistou a 5.ª colocação no Grupo 1, sendo essa, sua melhor colocação na primeira divisão do carnaval do Rio de Janeiro.
Títulos do GRES Unidos de Padre Miguel
DivisãoTítulosCarnavais
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngGrupo 2
(Atual Série A)
11959
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngGrupo 3
(Atual Série B)
3197419842009
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngGrupo 4
(Atual Série C)
12006
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngGrupo 5
(Atual Série D)
12005

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmios recebidos pelo GRES Unidos de Padre Miguel.
AnoPrêmioCategoria / premiadosDivisãoRef.
2005Troféu Jorge LafondMelhor escolaGrupo D[51]
Mestre-sala (Jéferson Nascimento)
2006S@mba-NetMelhor desfileGrupo C[52]
Troféu Jorge LafondMelhor escola[53]
Melhor comunicação com o público
Porta-bandeira (Hélida Roberta)
Comissão de frente
Ala das baianas
Rainha de bateria
2007S@mba-NetAla de passistasGrupo B[54]
Troféu Jorge LafondRainha de bateria[55]
2008S@mba-NetMelhor desfileGrupo B[56]
Samba-enredo
("No reino das águas de Olokum" - Compositores: Toninho do Trayller, Diego Rodrigues, Cabeça, Amendoim do Samba e Cicinho)
Ala das baianas
Alegoria (2.ª alegoria - "Reino de Ifé")
Conjunto alegórico
Conjunto de fantasias
Destaque de luxo (Alexandre Coutinho - 4.ª alegoria)
Troféu ParangoléCarnavalesco Edson Pereira (Pela coerência estética nas fantasias; diversidade de materiais e originalidade no enredo)[57]
Plumas & PaetêsCarnavalesco (Edson Pereira)[58]
Coreógrafo (Carlos Motta)
Destaque (Alexandre Coutinho)
Troféu Jorge LafondBateria (Diretor: Mestre Coé)[59]
Intérprete (Edson Carvalho)
Comissão de frente (Coreógrafo: Júnior Scapin)
2009S@mba-NetMelhor desfileGrupo B[60]
Alegoria (2.ª alegoria - "O vinho na Idade Média")
Conjunto alegórico
Conjunto de fantasias
Destaque de luxo (Luís Cavalcanti - Carro abre-alas)
Troféu Rádio MancheteMelhor escola[61]
Troféu Jorge LafondMelhor escola[62]
Ala das baianas
Velha guarda
Plumas & PaetêsCarnavalescos (Guilherme Alexandre e Edward Moraes)[63]
Diretor de carnaval (Cícero Costa)
Coreógrafo (Carlos Motta)
Destaque (Alexandre Coutinho)
2010S@mba-NetAlegoria (5.ª alegoria - "Nas graças de São Jorge - Ogunhê Patacoriô Ogunhê, lá vai a nave da folia")Grupo A[64]
Troféu Jorge LafondVelha guarda[65]
Plumas & PaetêsCarpinteiro (Robson Soares Vieira)[66]
Escultor (Charles Fernandes Rocha)
Ferreiro (Adilson Silva)
2011Gato de PrataMelhor escolaGrupo B[67]
S@mba-NetConjunto de fantasias[68]
Troféu Jorge LafondVelha guarda[69]
Plumas & PaetêsCarnavalesco (Fábio Santos)[70]
Aderecista (Vagner)
Escultor (Jorge Gabriel)
2012S@mba-NetIntérprete (Igor Vianna)Grupo B[71]
Ala de passistas
Velha guarda
Troféu Jorge LafondAla de passistas[72]
Velha guarda
Plumas & PaetêsCostureira (Reyla Ravache)[73]
Ferreiro (Tuninho 70)
2013S@mba-NetConjunto alegóricoSérie A[74][75]
Ala mirim
Troféu Jorge LafondAla mirim[76]
Plumas & PaetêsArtesão (Ronaldo Moraes)[77][78]
Gestor de ateliê (Leandro Santos e Leonardo Leonel)
2014Gato de PrataMelhor escolaSérie A[79]
Troféu Jorge LafondEnredo ("Decifra-me ou te devoro: Enigmas - chaves da vida")[80]
Carnavalesco (Edson Pereira)
Ala ("Múmias - Guardiãs do passado)
Estrela do CarnavalAla das baianas[81][82]
Conjunto de alegorias e fantasias
SRZD-CarnavalConjunto alegórico[83][84]
S@mba-NetAlegoria ("O que é que é? – A grande charada da infância" - 3.ª alegoria)[85][86]
Conjunto alegórico
Troféu ApoteoseAla das baianas[87]
Conjunto plástico
Plumas & PaetêsDesenhista (Edson Pereira)[88]
Aderecistas (Equipe de aderecistas da escola)
Carpinteiro (Sebastião)
Escultor (Marlon)
Pintor (Marlon)
2015Estandarte de OuroMelhor escola da Série ASérie A[89]
SRZD-CarnavalMelhor escola[90]
Carnavalesco (Edson Pereira)
Intérprete (Marquinho Art'Samba)
Campeã dos leitores
Estrela do CarnavalMelhor desfile[91]
Intérprete (Marquinho Art'Samba)
Ala das baianas
S@mba-NetMelhor escola[92][93]
Ala mirim
Alegoria (“Sertões do mundo e da alma” - 2.ª alegoria)
Conjunto alegórico
Gato de PrataMelhor escola[94]
Bateria (Diretor responsável: Mestre Dinho)
Rainha de bateria (Ana Paula Evangelista)
Troféu Jorge LafondMelhor escola[95]
Carnavalesco (Edson Pereira)
Ala mirim
Ala ("Retirantes Retornantes")
Plumas & PaetêsCarnavalesco (Edson Pereira)[96]
Aderecista (Ronny Moraes)
Costureira (Meire Ely)
Maquiadora artística (Ivete Dibó)
2016SRZD-CarnavalMelhor escolaSérie A[97]
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Vinícius Antunes e Jéssica Ferreira)
Gato de PrataMelhor escola[98][99]
Bateria (Diretor responsável: Mestre Dinho)
S@mba-NetMelhor escola[100][101]
Alegoria (“Terra à vi$$$$ta!” - 2.ª alegoria)
Velha guarda
Ala mirim
Estrela do CarnavalConjunto de alegorias e fantasias[102]
Troféu Jorge LafondCarnavalesco (Edson Pereira)[103]
Velha guarda
Ala mirim
Troféu SambistaAla mirim[104][105]
Harmonia (Direção: Luiz André Sá e Renata Cristina)
Prêmio MachineDiretora de harmonia (Renata Cristina)[106][107]
Passista Samba no PéPassista masculino (Brener Belisário)[108]
Plumas & PaetêsCostureiro (Luciano Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário