quarta-feira, 1 de março de 2017

IMPERIO SERRANO CAMPEÃ ACESSO 2017

Império Serrano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Império Serrano, veja Império Serrano (desambiguação).
Império Serrano
Bandeira do GRES Império Serrano.jpg
Fundação23 de março de 1947 (69 anos) [1][2]
Escola-madrinhaImpério da Tijuca[3]
Cores
 Verde
 Branco
SímboloCoroa [4]
BairroMadureira [5]
PresidenteVera Lúcia Corrêa de Souza [6]
CarnavalescoMarcus Ferreira[7]
Intérprete oficialMarquinho Art'Samba [6]
Diretor de carnavalJúnior Fionda
e Paulo Santi [6]
Diretor de harmoniaCosme Márcio [6]
Diretor de bateriaMestre Gilmar [6]
Rainha da bateriaMilena Nogueira [8]
Mestre-sala e porta-bandeiraFeliciano Júnior
e Raphaela Caboclo
[6]
CoreógrafoJunior Scapin [9]
Desfile de 2017
EnredoMeu Quintal é Maior do Que o Mundo
Posição de desfile1° a desfilar no domingo (10/02/2018) às 22h
Site oficial
gresimperioserrano.com
Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro, que foi campeã do Grupo Especial por nove vezes (1948, 1949, 1950, 1951, 1955, 1956, 1960, 1972, 1982) do grupo de acesso quatro vezes (1998, 2000, 2008, 2017) e foi 10 vezes vice-campeã (1953, 1954, 1957, 1958, 1962, 1965, 1967, 1968, 1973 e 1984). Em 2017, o Império Serrano sagrou-se campeão da Série A do carnaval carioca e garantiu seu retorno ao Grupo Especial após oito anos.
Sua origem é a Serrinha, embora sua sede atualmente se localize na Avenida Ministro Edgar Romero, ao lado da Estação Mercadão de Madureira. A escola tem como padroeiro o santo São Jorge.
Nasceu a 23 de março de 1947, a partir de uma dissidência da antiga escola de samba Prazer da Serrinha[2]. Sua Ala de Compositores é uma das mais respeitadas, tendo em sua história nomes como Silas de Oliveira[10]Mano Décio[11]Aniceto do ImpérioMolequinhoDona Ivone Lara (A primeira mulher a compor um Samba Enredo, e hoje chamada de A Rainha do Samba)[12]Beto sem Braço[13], Aluísio Machado[14]Arlindo Cruz[15], só para citar alguns dentre tantos.
Sua história é coroada por sambas considerados clássicos do samba enredo como Aquarela Brasileira (1964) e (2004), Exaltação a Tiradentes (1949), Os Cinco Bailes da História do Rio (1965), Heróis da Liberdade (1969), Bumbum paticumbum Prugurundum (1982),O Império do Divino(2006) e de ser a primeira escola a implementar destaques.[16]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1946, Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira, então integrantes da Prazer da Serrinha, haviam composto o samba Conferência de São Francisco para o carnaval, mas no momento de desfile, o presidente da escola, Alfredo Costa, resolveu que a escola desfilaria com outro samba. A confusão gerou problemas de harmonia, o que levou a Prazer da Serrinha a terminar em 11º lugar. Descontentes, Mano Décio da Viola[11]Silas de Oliveira[10], Sebastião de Oliveira (Molequinho), entre outros, em reunião na casa de Dona Eulália do Nascimento, decidiram fundar uma nova agremiação, a qual deram o nome de Império Serrano, uma homenagem ao Império da Tijuca.[17]
Torcida do Império Serrano, na Sapucaí, em 2009.
Seu primeiro presidente foi João Gradim, que era irmão de Molequinho e Dona Eulália, e genro do dirigente de carnaval Mano Elói.[17][11] Em seu primeiro desfile, a escola sagrou-se campeã, no ano de 1948 [18][19], ano em que ainda não havia a divisão do Carnaval entre grupo principal e divisões inferiores. Começava a surgir, no entanto, a disputa política entre as entidades representativas UGES e FBES, sendo o Império filiado a esta última. Apenas as escolas filiadas a FBES teriam recebido verbas públicas, uma retaliação do poder municipal a proximidade entre a UGES (depois UGESB) e o PCB.
A presença de Irênio Delgado, considerado pela Portela e Mangueira como simpatizante do Império Serrano, aprofundou a cisão, levando a organização de mais de um concurso nos três anos seguintes, um por cada entidade representativa (UGESB, FBES e a efêmera UCES, que só durou um ano). No concurso da FBES, o Império Serrano venceu nos três anos, obtendo o tetra-campeonato consecutivo.
Com a reunificação do carnaval em 1952 a partir da criação da AESCRJ, não houve julgamento dos desfiles do grupo principal daquele ano, o que fez com que apenas em seu sexto carnaval a escola da Serrinha não conquistasse o título, sendo vice-campeã em 1953 e 1954. Venceu novamente em 1955 e 1956, posicionando-se a partir de então como uma das forças mais tradicionais do Carnaval carioca de então, ao lado de Portela, Mangueira e Salgueiro.
Em 1975 a escola escolheu como enredo "Zaquia Jorge, Vedete do Subúrbio, Estrela de Madureira", sendo a disputa interna vencida pelo compositor Avarese. No entanto, o samba que ficou em segundo lugar, composto por Acyr Pimentel e Cardoso, acabou sendo gravado por Roberto Ribeiro sob o título "Estrela de Madureira", e se tornou um clássico do samba, e também uma espécie de hino da escola, tornando-se muito mais famoso que o samba vencedor daquele ano.
Em 1978 entre as 10 escolas de samba do Grupo Principal, a Império Serrano termina na sétima posição e com isso sofre o seu primeiro rebaixamento da história .
No ano de 1981, é lançado o livro "Serra, Serrinha, Serrano: o Império do Samba", de Raquel Valença e Suetônio Valença, até hoje considerado uma referência sobre a história da escola.Nesse mesmo ano a escola ficou em último lugar.
Em 1982, a cantora Clara Nunes gravou o Serrinha (samba em homenagem à escola), escrito por Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro.
Também na década de 1980, a escola teve grandes momentos com enredos criados por Fernando Pamplona, desenvolvidos por outros carnavalescos, como Bumbum Praticumbum Prugurundum, de 1982, quando as carnavalescas Rosa Magalhães e Lícia Lacerda deram ao Império Serrano seu último título da primeira divisão, após um jejum de dez anos,Mãe Baiana Mãe (1983), Eu Quero (1986), Com a boca no mundo, quem não se comunica se trumbica (1987) e Para com isso, dá cá o meu (1988).[20]
Na década de 1990, a escola enfrentou sérios problemas de política interna que redundaram em três rebaixamentos (1991, 1997, 1999).
O Império voltou à elite do carnaval em 2001, mas ainda permaneceu lutando com dificuldade para permanecer no Grupo Especial. Nesse ano, trouxe um samba de Arlindo Cruz, Maurição, Carlos Sena e Elmo Caetano, que foi considerado pela crítica como o mais bonito do ano, e que contava a história da Resistência, como era chamado o Sindicato dos Estivadores do Rio de Janeiro, ao qual vários dos primeiros integrantes da escola foram ligados. Porém um defeito no principal carro alegórico, formado por um contêiner que se abriria durante o desfile, inviabilizou a surpresa que a escola havia preparado, o que certamente deve ter lhe tirado pontos preciosos.
Em 2004, o Império reeditou "Aquarela Brasileira", considerado um dos sambas-enredo mais bonitos da história, e mesmo com problemas financeiros e disputas internas, levantou o público no Sambódromo[21], mas acabando longe do título na classificação final.
Em 2007, a escola caiu novamente para o grupo de acesso A, sagrando-se a campeã deste grupo em 2008 com o enredo Taí, eu fiz tudo para você gostar de mim[22][23]. A escola regressará ao Grupo especial.
Para o carnaval de 2009, após o retorno ao Grupo especial e a reeleição de Humberto Soares Carneiro para a presidência da escola,[24] Márcia Lage estreou carreira-solo como carnavalesca. Após anos trabalhando junto a seu esposo Renato Lage, ela reeditou o enredo de 1976, Lenda das sereias rainha do mar, com o título alterado para Lendas das sereias, mistérios do mar[25], samba este que também já fora reeditado pela Inocentes de Belford Roxo em 2006. A escola também trouxe de volta o intérprete Nêgo. Apesar do investimento, o Império terminou na 12ª colocação, voltando para o Grupo de Acesso[26].
Com uma homenagem à cantora Carmen Miranda, o Império Serrano se tornou campeão do Grupo de Acesso A e voltou em 2009 a desfilar no Grupo Especial do Rio de Janeiro.[27]
Em 2010, trouxe a carnavalesca Rosa Magalhães e apresentou um enredo sobre o personagem João do Rio, onde obteve um 6º lugar. Após o carnaval, seu presidente Humberto Soares Carneiro renunciou, forçando uma nova eleição, para um mandato tampão, que ocorreu em julho de 2010, e terminou com um empate entre os candidatos Vera Lúcia Correa Souza e Helton Dias, ambos com 204 votos. A primeira, por ser integrante da agremiação a mais tempo, foi eleita a presidente.[28] que no primeiro carnaval, trouxe como carnavalesco (Alexandre Colla), interpretes (Carlinhos da Paz e Vítor Ciunha). além de Vânia Love como rainha de bateria, apresentou um enredo sobre o poetinha Vinícius de Moraes. no entanto apresentou um desfile pífio das suas tradições[29], mas terminou na 7ª colocação.
Em maio de 2011 houve eleição novamente, na qual se sagrou-se presidente, o ex-diretor de bateria da escola (Átila Gomes) que venceu por dois votos a ex-presidente Vera Lúcia. Antes do pleito, ele já havia afirmado que contrataria Mauro Quintaes para ser o carnavalesco.[30]. O intérprete Rixxah chegou a ser contratado, mas foi dispensado antes do Carnaval.[31] Com um desfile em homenagem à Dona Ivone Lara[30] a escola foi apontada pela mídia carnavalesca, como a melhor escola do grupo de acesso A.[32] No entanto, na classificação final, a agremiação obteve apenas a segunda colocação.
Para 2013, a escola optou por ter como enredo uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais: o município de Caxambu.[33]. O alto valor estipulado de investimento por parte da cidade no carnaval da agremiação gerou grandes expectativas para o desfile.[34] O retorno de Nêgo já estava acertado, tendo ele, inclusive, gravado o samba-enredo no CD da Série A e até participado do ensaio técnico na Sapucaí. Mas como o regulamento dos desfiles proibia que a principal voz de uma escola assumisse o posto de intérprete oficial em outra (mesmo que em grupos diferentes), e Nêgo já tinha este compromisso com a Grande Rio, às vésperas do carnaval, Freddy Vianna foi convidado para assumir mais uma vez o microfone imperiano.[35] Também às vésperas do carnaval, Carlinhos de Jesus deixou o posto de coreógrafo da comissão de frente[36], assumindo, em seu lugar, Caio Nunes.[37] O patrocínio esperado não foi recebido, o que acabou comprometendo o carnaval da escola. No início do desfile, houve um problema com o tripé da comissão de frente[38] e o mesmo teve que ser deixado ainda na concentração. Para 2014 o enredo foi sobre a cidade de Angra dos Reis onde o Império terminou em 6° lugar. Após esse carnaval, houve mais uma eleição, inicialmente prevista para 18 de maio, e por decisão judicial, remarcada para 15 de Junho, e onde, com chapa única, Vera Lúcia retornou à presidência. Em 2015, começava o que seria uma trilogia do carnavalesco Severo Luzardo, num enredo que abordava a Fé do imperiano. Com um desfile surpreendente, que superou as expectativas, a escola obteve o 3° lugar. Em 2016, a escola homenageou um de seus ícones, Silas de Oliveira, com o desfile sendo aclamado como um dos melhores, a Serrinha acabou obtendo o 4º lugar.
Para 2017 se especulava um enredo sobre os 70 anos da escola, porém, com a saída de Severo Luzardo da escola rumo a Vila Isabel o tema foi descartado. A escola contratou o intérprete Marquinho Art'Samba - vindo da Imperatriz para ocupar a vaga de Pixulé - e o carnavalesco Marcus Ferreira, que desenvolverá o enredo "Meu quintal é maior que o mundo" em homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros. A escola sagrou-se campeã.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

A bandeira do Império Serrano mantém nas suas medidas a proporção usual nos pavilhões de escolas de samba contemporâneas, em que a largura equivale ao dobro da altura. Nas cores verde e branco, que caracterizam a escola, é formada de 12 raios, seis verdes e seis brancos, intercalados, a partir de duas circunferências concêntricas centrais. Na maior delas está escrito em letras douradas G.R.E.S. IMPÉRIO SERRANO, envolvendo a parte superior da circunferência menor, onde se vê centralizada a Coroa Imperial Brasileira, ou Coroa do Segundo Império, símbolo da escola. Na base desta, há aplicação de pedras coloridas.
A bandeira do Império Serrano foi inspirada na da Império da Tijuca, agremiação que serviu de modelo aos fundadores. De acordo com a tradição, foi na casa de D. Eulália do Nascimento, na Rua Balaiada nº 142, no morro da Serrinha, no dia 23 de março de 1947, que tais decisões foram tomadas, a partir de iniciativa de Sebastião de Oliveira, o Molequinho, irmão de Eulália. Este episódio é narrado de forma poética pelos compositores Paulo Debétio e Paulinho Resende no samba O imperador, em homenagem ao compositor Mano Décio da Viola, no trecho em que se assegura ser o homenageado um dos fundadores da escola:
Você que fundou o Império E não se vestiu de imperador Ficou sendo lá no Serrano Apenas o Mano, poeta e cantor De braço com Mestre Fuleiro, Molequinho e outros bambas Na casa da Dona Eulália Pintaram de verde e branco A bandeira do samba.
As cores da escola foram objeto de debate e divergência, os primeiros depois de tantos anos de autoritarismo que afastava os dissidentes do Prazer da Serrinha: enquanto Molequinho, que já sugerira o nome IMPÉRIO SERRANO, aceito por unanimidade, propunha as cores azul e amarelo ouro, Antenor Rodrigues de Oliveira sugeriu verde e branco, pensando no efeito que essas cores produziriam nas fantasias. Molequinho foi voto vencido e a democracia foi a grande vencedora, imperando até hoje.
É justamente de Seu Antenor o primeiro samba-exaltação ao Império Serrano, destacando em seus versos as cores da escola:
O branco é paz O verde é esperança Diz o ditado Quem espera alcança Eu esperei e alcancei Império tudo por ti farei.
O pavilhão da escola, em sua concepção original, pode ser visto no filme Tudo azul, de 1952, um musical da Flama Filmes produzido por Oswaldo Massaini e no qual o Império Serrano faz uma participação especial. Também na página 114 do livro Império Serrano: primeiro decênio, de Francisco de Vasconcelos, se pode ver o desenho do pavilhão, datado de 15 de fevereiro de 1950.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
João de Oliveira (João Gradim)1947-1948[39]
Hugo Pinto1953-1956[39]
Zacarias da Silva Avelar1956-1958[39]
Sebastião de Oliveira (Molequinho)1958-1959[39]
Elói Antero Dias (Mano Elói)1959-1960[39]
Alfredo Costa1962-1963[39]
Zacarias da Silva Avelar[nota 1]1964-1968[39]
Sebastião de Oliveira (Molequinho)1968-1970[39]
Irani Santos Ferreira1970-1978[39]
Humberto Soares Carneiro1978-1979[39]
Ribamar Corrêa de Souza1979-1981[39]
Jamil Salomão Maruff1981-1984[39]
Irani Santos Ferreira1984-1987[39]
Jamil Salomão Maruff1987-1988[39]
Oscar Lino da Costa Filho1988-1992[39]
Jamil Salomão Maruff1992-1995[39]
José Marcos da Silva1995-1998[39]
Antônio Lemos1998-1999[39]
Neide Coimbra1999-2005[39]
Humberto Soares Carneiro2005-2010[39]
Vera Lúcia Corrêa2010-2011[39]
Átila Gomes2011-2014[39]
Vera Lúcia Corrêa2014-atual[40][6]

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

CarnavaisIntérprete oficialReferências
1959–1963Abílio Martins[41]
1965Jorge Goulart[42]
1966–1968Jorge Goulart e Silas de Andrade[42][43]
1969–1970Silas de Andrade[43]
1971Roberto Ribeiro[44]
1972Marlene e Abílio Martins[45][41]
1973Marlene[45]
1974Abílio Martins e Roberto Ribeiro[41][44]
1975–1979Roberto Ribeiro[44]
1980Roberto Ribeiro e Darcy Maravilha[44][46]
1981Roberto Ribeiro e Abílio Martins[44][41]
1982–1983Quinzinho[47]
1984Ney Vianna[48]
1985–1988Quinzinho[47]
1989Silvinho da Portela[49]
1990–1991Tico do Gato[50]
1992–1995Roger da Fazenda[51][52][53]
1996–1997Jorginho do Império[54]
1998Carlinhos da Paz[55]
1999Jorginho do Império[54]
2000–2002Carlinhos da Paz[55]
2003Wantuir[56]
2004–2007Nêgo[57]
2008Gonzaguinha[58]
2009Nêgo[57]
2010Cremilson Silva, Jovaci, Bira Silva e André Moreno[59][60][61]
2011Vitor Cunha[62]
2012Freddy Vianna e Tiãozinho Cruz[63][64]
2013Freddy Vianna[63]
2014Clóvis Pê[65]
2015Cremilson Silva, Alex Ribeiro e Arlindo Neto[59]
2016Pixulé[66]
2017Marquinho Art'Samba[67]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor de HarmoniaRef.
2014Pedro ArídioCosme Márcio[68]
2015Paulo SantiFerreti e André Marins[69]
2016Paulo SantiCosme Márcio
2017Júnior Fionda e Paulo SantiCosme Márcio[6]

Comissão de frente[editar | editar código-fonte]

Comissão de Frente
Coreógrafo(a)PeríodoRef.
Ivanir1990 - 1991[70][71]
Carlos Alberto Machado1994[52]
Evanir de Souza Marques1995[53]
Luiz Alves1996[72]
Reginaldo Alves1997[73]
Suzana Braga1999[74]
Sidney Verneck dos Santos2000[75]
Paulo Fernandes Mazoni2001 - 2003[76][77]
Jussara Padua2004 - 2005[78][79]
Nino Giovanetti2006[80]
Ciro Barcelos e Fernando Moraes2007[81]
Ciro Barcelos2008[82]
João Wlamir2009 - 2010[83]
Handerson Big2011[62]
Carlinhos de Jesus2012[84]
Caio Nunes2013[85]
Bete Spinelli e Ivan Reis2014[86]
Handerson Big2015[87]
Claudia Motta2016[88]
Junior Scapin2017[9]

Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Mestre-Sala e Porta-Bandeira
CasalPeríodoRef.
Everaldo e Jacira1951, 1957[89][90]
Benício e Jacira1959[91]
Everaldo e Lenir1961[92]
Noel Canelinha e Nely1963, 1968[93][94]
Sérgio Jamelão e Alice1969[95]
Periquito e Alice1970[96]
Sérgio Jamelão e Alice1971 - 1972[97][98]
Zequinha e Alice1973[99]
Sérgio Jamelão e Alice1974 - 1976[100][101]
Periquito e Alice1977[102]
Sérgio Jamelão e Alice1979 - 1981[103][104]
Sérgio Jamelão e Mariazinha1982 - 1983[105][106]
Luís Carlos e Irene1985[107]
Robertinho e Irene1986 - 1987[108][109]
Cizinho e Juju Maravilha1988[110]
Claudinho e Mara1990[70]
Sérgio Jamelão e Selminha Sorriso1991[71]
Claudinho e Rita Freitas1993[111]
Cizinho e Andréa1994[52]
Claudinho e Rita Freitas1995 - 1997[53][73]
Claudinho e Janaína1998[112]
Claudinho e Rita Freitas1999[74]
Claudinho e Janaína2000 - 2002[113][114]
Claudinho e Fabiana Cid2003 - 2005[115][79]
Robson e Ana Paula2006 - 2007[80][116]
Charles Eucy e Danielle Nascimento2008[117][118]
Diego Machado e Jaqueline Gomes2009[119]
Charles Eucy e Danielle Nascimento2010[61]
Alex Marcelino e Raphaela Caboclo2011 - 2013[62][85]
Alex Marcelino e Bárbara Falcão2014[120][86]
Feliciano Junior e Raphaela Caboclo2015 - atualmente[121]

Bateria[editar | editar código-fonte]

Sua bateria é chamada de "A Sinfônica do Samba", é considerada umas das melhores baterias do carnaval tanto carioca como paulista, tem 9 estandartes de ouro prêmio considerado o 'Oscar do Samba'. Tem como característica principal o toque dos agogôs. Nos últimos anos, a escola mantem esse estilo, embora, às vezes modifica-os aos poucos.
Foram mestres de bateria do Império: Mestre Fuleiro, Mestre Alcides Grégorio, Mestre Faiscca, Mestre Macarrão até 2002, quando foi assassinado[122]. Mestre Átila entre 2002 e 2009, que depois viria a ser presidente da escola e, desde 2010, Mestre Gilmar, aprendiz do anterior mestre de bateria.
Diretor de BateriaPeríodoRef.
Mestre Átila2005 - 2009[79][119]
Mestre Gilmar2010 - atualmente[61]

Rainhas de bateria[editar | editar código-fonte]

Até 2000, o Império sempre buscava em sua comunidade, rainhas de bateria, com exceção de 1996. de 2002, a escola sempre apostou em nomes fora de sua comunidade, como: Fabiana Andrade, Quitéria Chagas e Vânia Love, embora só Quitéria teve a cara da comunidade. A modelo e apresentadora Nicole Bahls, foi anunciada como nova rainha de bateria[123], mas abdicou-se do posto[124], devido a falta de comprometimento com a escola[125]. Especulou-se sobre Antônia Fontenelle[126], mas a direção voltou atrás, e Beth Raposo foi coroada a Rainha de Bateria .[127]
PeríodoRainhaRef.
1989-1991Vanessa de Oliveira
1995Kíssia
1996Núbia Oliiver
1997-1998Thaís Ribeiro
1999Kíssia
2002-2005Fabiana Andrade[128][129]
2006-2010Quitéria Chagas[130]
2011Vânia Love[131][132]
2012Flávia Piana[133][134]
2013Quitéria Chagas[135][136][137]
2014Beth Raposo[138]
2015Ângela Bismarchi[139][140][141]
2016Patrícia Chélida[142]
2017-Milena Nogueira[8]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Carnavais da Império Serrano
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoRef.
1948CampeãFBESHomenagem a Antônio Castro Alves
(Samba-enredo composto por Altamiro Maia)
Comissão de Carnaval[143][144]
1949CampeãFBESExaltação à Tiradentes
(Samba-enredo composto por Estanilau Silva, Mano Decio e Penteado)
Comissão de Carnaval[145][144]
1950CampeãFBESBatalha Naval do Riachuelo
(Samba-enredo composto por Silas de Oliveira)
Comissão de Carnaval[146][144]
1951CampeãFBESSessenta e um anos de República
(Samba-enredo composto por Silas de Oliveira)
Comissão de Carnaval[89][144]
1952Não houve julgamento1Ana Néri ou Homenagem à Medicina Brasileira
(Samba-enredo composto por Fuleiro, Mano Décio e Penteado)
Comissão de Carnaval[147][144]
1953Vice-campeã1O Último Baile da Côrte Imperial
(Samba-enredo composto por: Silas de Oliveira e Waldir Medeiros)
Comissão de Carnaval[148][144]
1954Vice-campeã1O Guarani de Carlos Gomes
(Samba-enredo composto por Antônio dos Santos, João Fabrício, Silas de Oliveira e Wealdir Medeiros)
Comissão de Carnaval[149][144]
1955Campeã1Exaltação a Caxias
(Samba-enredo composto por João Fabrício, Mano Décio e Silas de Oliveira)
Comissão de Carnaval[150][144]
1956Campeã1Caçador de Esmeraldas ou Sonho das Esmeraldas
(Samba-enredo composto por Mano Décio e Silas de Oliveira)
Comissão de Carnaval[151][144]
1957Vice-campeã1D. João VI ou Brasil Império
(Samba-enredo composto por Mano Décio, Penteado e Silas de Oliveira)
Comissão de Carnaval[90][144]
1958Vice-campeã1Exaltação à Bárbara Heliodora
(Samba-enredo composto por Mano Décio, Nilo de Oliveira e Ramon Russo)
Comissão de Carnaval[152][144]
19593.º Lugar1Brasil Holandês, Homenagem a João Maurício de Nassau
(Samba-enredo composto por Abílio Martins e Chocolate e Mano Décio)
Comissão de Carnaval[91][144][153]
1960Campeã1Medalhas e Brasões
(Samba-enredo composto por Mano Décio e Silas de Oliveira)
Comissão de Carnaval[154][144][155]
19614.º Lugar1Movimentos Revolucionários e Independência do Brasil - Inconfidência Mineira
(Samba-enredo composto por Aidno Sá e Mano Décio)
Comissão de Carnaval[92][144][156]
1962Vice-Campeã1Rio dos Vice-Reis
(Samba-enredo composto por Aidno Sá, David do Pandeiro e Mano Décio)
Comissão de Carnaval[157][144][158]
19633.º Lugar1Rio de ontem e de hoje ou Exaltação a Mem de Sá
(Samba-enredo composto por David do Pandeiro)
Comissão de Carnaval[93][144][159]
19644.º Lugar1Aquarela Brasileira
(Samba-enredo composto por Silas de Oliveira)
Comissão de Carnaval[160][144][161]
1965Vice-campeã1Cinco bailes tradicionais na história do Rio
(Samba-enredo composto por Bacalhau, Dona Ivone Lara e Silas de Oliveira)
Comissão de Carnaval[162][144][161]
19663.º Lugar1Glória e graças da Bahia
(Samba-enredo composto por Joacyr Santana e Silas de Oliveira)
Antônio Carbonelli, Armando Iglésias e Paulo Freitas[163][144]
1967Vice-campeã1São Paulo, chapadão de glórias
(Samba-enredo composto por Joacyr Santana e Silas de Oliveira)
Antônio Carbonelli, Armando Iglésias e Paulo Freitas[164][144]
1968Vice- campeã1Pernambuco, leão do Norte
(Samba-enredo composto por Joacyr Santana e Silas de Oliveira)
Castelo Branco e João Bittencourt[94][144]
19694.º Lugar1Heróis da Liberdade
(Samba-enredo composto por Mano Décio, Manoel Ferreira e Silas de Oliveira)
Acir Pimentel e Swayne Moreira[95][144][165][161]
19708.º Lugar1Arte em tom maior
(Samba-enredo composto por Aidno Sá, Jorge Lucas e Nina Rodrigues)
Acir Pimentel e Swayne Moreira[96][144]
19713.º Lugar1Nordeste - Seu povo, seu canto, sua gente
(Samba-enredo composto por Heitor, Maneco e Wilson Diabo)
Fernando Pinto[97][144]
1972Campeã1Alô, alô, taí Carmem Miranda
(Samba-enredo composto por Wilson Diabo, Heitor Rocha e Maneco)
Fernando Pinto[98][144][166]
1973Vice-campeã1Viagem encantada Pindorama adentro
(Samba-enredo composto por Carlinhos, Malaquias e Wilson Diabo)
Fernando Pinto[99][144]
19743.º Lugar1Dona Santa, Rainha do Maracatu
(Samba-enredo composto por Carlinhos, Malaquias e Wilson Diabo)
Fernando Pinto[100][144][167]
19753.º Lugar1Zaquia Jorge, a vedete do subúrbio, estrela de Madureira
(Samba-enredo composto por Alvarese)
Fernando Pinto[168][144]
19767.º Lugar1A Lenda das Sereias, Rainhas do Mar
(Samba-enredo composto por Dionel, Arlindo Velloso e Vicente Mattos)
Fernando Pinto[101][144]
19776.º Lugar1Brasil, berço dos imigrantes
(Samba-enredo composto por Jorge Lucas e Roberto Ribeiro)
Lielzo de Azambuja e Moacyr Rodrigues[102][144]
19787.º Lugar1Oscarito, Carnaval e Samba - Uma chanchada no asfalto
(Samba-enredo composto por Aidno Sá, Nina Rodrigues e Ubirajara Cardoso)
Fernando Pinto[169][144]
1979Vice-campeã1BMunicipal Maravilhoso, 70 anos de glórias(Samba-enredo composto por Edson Paiva, Jorge Lucas e Roberto Ribeiro)Evandro de Castro Lima, Jorge Segundo e Di Menezes[103][144]
19805.º Lugar1AImpério das Ilusões - Atlântida, Eldorado, Sonho e Aventura
(Samba-enredo composto por Durval Nery e Joaquim Aquiar)
Evandro do Rosário, José Eugênio, Mauro Almeida e Ubiratan de Assis[170][144]
198110.º Lugar1ANa Terra do Pau-Brasil, nem tudo Caminha viu
(Samba-enredo composto por Edson Paiva e Jorge Lucas)
Luís Fernandes e Ricardo Aquino[104][144]
1982Campeã1ABum-bum Paticumbum Prugurundum
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado e Beto Sem Braço)
Rosa Magalhães e Lícia Lacerda[105][144]
19833.º Lugar1AMãe Baiana Mãe
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado e Beto Sem Braço)
Renato Lage[106][144]
1984Vice-campeã1AFoi malandro, é(Samba-enredo composto por Bicalho)Renato Lage[171][144]
19857.º Lugar1ASamba, suor e cerveja, o combustível da ilusão
(Samba-enredo composto por Beto Sem Braço)
Renato Lage e Lilian Rabello[107][144]
19863.º Lugar1AEu quero
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Jorge Nóbrega e Luiz Carlos do Cavaco)
Renato Lage e Lilian Rabello[108][144]
19873.º Lugar1Com a boca no mundo, quem não se comunica se trumbica
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado e Beto Sem Braço)
Ney Ayan[109][144]
19887.º Lugar1Pára com isto, dá cá o meu
(Samba-enredo composto por Jarbas da Cuíca, Luis Carlos do Cavaco e Lula)
Ney Ayan[110][144]
198910.º Lugar1Jorge Amado, Axé Brasil
(Samba-enredo composto por Arlindo Cruz, Aluízio Machado, Beto Sem Braço e Bicalho)
Oswaldo Jardim[172][144]
199011.º LugarEspecialHistória da nossa história
(Samba-enredo composto por Edgard do Agogô, Ibraim, Jangada, Solidão, Tico do Gato e Zito)
Gil Ricon[70][144]
199115.º LugarEspecialÉ por aí que eu vou
(Samba-enredo composto por Beto Pernada, Edu do Pagode, Elci, Ibraim, Solidão e Valdir Sargento)
Ney Ayan[71][144]
19923.º LugarAcessoFala Serrinha, a voz do samba sou eu mesmo, sim senhor
(Samba-enredo composto por Beto Sem Braço, Jangada e Maurição)
Luiz Rangel, Paulo Resende e Wanderley Silva[173][144]
1993Vice-campeãAcessoImpério Serrano, um ato de amor
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Acyr Marques, Arlindo Cruz e Bicalho)
Cid Camilo e Sanclair Boiron[111][144]
199416.º LugarEspecialUma festa brasileira
(Samba-enredo composto por Beto Pernada, Lula e Zito)
Cid Camilo e Sanclair Boiron[52][144]
199515.º LugarEspecialO tempo não pára
(Samba-enredo composto por Jorge Lucas, Luis Carlos do Cavaco e Maurição)
Lilian Rabello[53][144]
19966.º LugarEspecialVerás que um filho teu não foge à luta
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Arlindo Cruz, Beto Pernarda, Índio do Império e Lula)
Ernesto Nascimento[72][144]
199715.º LugarEspecialO mundo dos sonhos de Beto Carrero
(Samba-enredo composto por Arlindo Cruz, Carlos Sena, Índio do Império e Maurição)
Jerônimo Guimarães[73][144]
1998CampeãAcessoSou o ouro negro da Mãe África
(Samba-enredo composto por Deo Alexandre, Gonzagão, Gonzaguinha, Otávio Samba, Paulinho Gafieira e Marcão da Serrinha)
Comissão de carnaval[112][144]
199913.º LugarEspecialUma rua chamada Brasil
(Samba-enredo composto por Arlindo Cruz, Carlos Sena, Elmo Caetano e Maurição)
Mário Borriello[74][144]
2000CampeãAcessoOs canhões de Guararapes
(Samba-enredo composto por Marco Cabeça Branca, Paulinho Manahu e Zé Ferreira)
Sílvio Cunha[75][144]
200111.º LugarEspecialO Rio corre pro mar
(Samba-enredo composto por Arlindo Cruz, Carlos Sena, Elmo Caetano e Maurição)
Sílvio Cunha, Ernesto Nascimento e Actir Gonçalves[76][144]
20029.º LugarEspecialAclamação e coroação do Imperador da Pedra do Reino: Ariano Suassuna
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Carlos Sena, Elmo Caetano, Maurição e Lula)
Comissão de carnaval[174][114][144][175]
200312.º LugarEspecialE onde houver trevas que se faça a luz
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Arlindinho Cruz, Carlos Sena, Elmo Caetano e Maurição)
Ernesto Nascimento[77][176][144]
20049.º LugarEspecialAquarela Brasileira
(Reedição do carnaval de 1964)
(Samba-enredo composto por Silas de Oliveira)
Ilvamar Magalhães[78][177][21][144]
200512.º LugarEspecialUm grito que ecoa no ar. Homem/Natureza - o perfeito equilíbrio
(Samba-enredo composto por Marcão, Marcelo Ramos e João Bosco)
Ilvamar Magalhães[79][178][144]
20068.º LugarEspecialO Império do Divino
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Arlindo Cruz, Carlos Sena, Elmo Caetano e Maurição)
Paulo Menezes[80][144]
200712.º LugarEspecialSer diferente é normal: O Império Serrano faz a diferença no carnaval
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Arlindo Cruz, Carlos Senna, Maurição e João Bosco)
Jack Vasconcelos[81][179][144]
2008CampeãAcessoTaí, eu fiz tudo pra você gostar de mim
(Samba-enredo composto por Chupeta, Henrique Hoffmann, Marcão, Marcelo Ramos, Nato, Vando Diniz, William Black e Zé Paulo)
Renato Lage Márcia Lage[82][144]
200912.º LugarEspecialA lenda das sereias e os mistérios do mar
(Reedição do carnaval de 1976)
(Samba-enredo composto por Dionel, Arlindo Velloso e Vicente Mattos)
Márcia Lage[119][25][26][144]
20106.º LugarAcessoJoão das ruas do Rio
(Samba-enredo composto por Henrique Hoffmann, Marcelo Ramos, Paulinho Valença, Popeye e Willian Black)
Rosa Magalhães, Andréa Vieira e Mauro Leite[61][180][29][181][144]
20116.º LugarAcessoA benção, Vinícius
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Henrique Hoffmann, Paulinho Valença, Popeye, Victor Alves e Zé Paulo)
Alexandre Colla[62][182][144][183]
2012Vice-campeãAcessoDona Ivone Lara: O enredo do meu samba
(Samba-enredo composto por Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império)
Mauro Quintaes[184][32][144][185]
20133.º LugarSérie ACaxambu - O milagre das águas na fonte do samba
(Samba-enredo composto por Airinho, Beto do Império, Filipe Araújo, Henrique Hoffmann, Marcelo Ramos, Paulinho Valença e Popeye)
Mauro Quintaes[85][186][33][144]
20146.º LugarSérie AAngra com os Reis
(Samba-enredo composto por Beto do Império, Filipe Araújo, Henrique Hoffmann, Juliano Centeno, Paulinho Valença, Popeye, Tião Pinheiro e Victor Alves)
Eduardo Gonçalves[144][86][187][188][189]
20153.º LugarSérie APoema aos Peregrinos da Fé
(Samba-enredo composto por Alex Ribeiro, Andinho Samara, Arlindo Cruz, Beto BR, Carlos Senna, Chico Matos, Lucas Donato, Rogê, Wagner Rogério e Zé Glória)
Severo Luzardo[144][190][121]
20164.º LugarSérie ASilas canta Serrinha
(Samba-enredo composto por Aluísio Machado, Andinho Samara, Arlindo Cruz, Arlindo Neto, Lucas Donato e Zé Gloria)
Severo Luzardo[144]
2017CampeãSérie AMeu quintal é maior do que o mundo
(Samba-enredo composto por Lucas Donato, Tico do Gato, Andinho Samara, Victor Rangel, Jefferson Oliveira, Ronaldo Nunes, André do Posto 7, Vagner Silva, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante e Totonho)
Marcus Ferreira[192][6][193]
2018Especial

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos da Império Serrano
GrupoTítulosTemporadas
WikiCup Trophy Gold.pngEspecial919481949195019511955195619601972 e 1982
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngAcesso419982000,2008 e 2017

Premiações[editar | editar código-fonte]

Estandarte de Ouro[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Estandarte de Ouro
Estandartes de Ouro do Império Serrano
CategoriaTotalAnoReferência
Escola (Grupo Especial)31973, 1982, 2004[194]
Escola (Série A)42008, 2012, 2013, 2016[195][196][197][198]
Samba-enredo (Grupo Especial)61982, 1983, 1986, 2001, 2004, 2006[199]
Samba-enredo (Série A)51992, 1993, 2000, 2011, 2012[200][201][196]
Enredo21972, 1982[202]
Bateria91982, 1983, 1987, 1994, 1997, 2002, 2004, 2007, 2009[203]
Mestre-sala21975, 1980[204]
Porta-bandeira31987, 1996, 1999[205]
Intérprete22004, 2006[206]
Comissão de frente11994[207]
Ala41980, 1984, 1990, 2001[208]
Ala de baianas31987, 2004, 2009[209]
Personalidade61977, 1980, 1982, 1983, 2001, 2007[210]
Revelação41982, 1986, 1988, 2009[211]
Passista masculino21977, 1982[212]
Destaque feminino (Categoria extinta em 1986)31972, 1974 e 1981[213]
Destaque masculino (Categoria extinta em 1986)21981 e 1985[214]
Comunicação com o público (Categoria extinta em 1984)11972[194]
Fantasia (Categoria extinta em 1975)21972 e 1973[215]

Outros prêmios[editar | editar código-fonte]

Outros prêmios recebidos pelo GRES Império Serrano.
AnoPrêmioCategoria / premiadosRef.
1969Cidadão SambaJorge Peçanha[216]
1971Cidadão SambaJorginho do Império[216]
1974Cidadão SambaMestre Fuleiro[216]
1994Cidadão SambaJorginho do Império[216]
1999Tamborim de OuroPassista masculino (Lacraia)[217]
S@mba-NetPrêmio especial (Rita Freitas, porta-bandeira)[218]
2000S@mba-NetMelhor desfile[219]
Samba-enredo ("Os canhões de Guararapes" - Compositores: Marco Cabeça Branca, Paulinho Manahu e Zé Ferreira)
Melhor comunicação com o público
Alegoria ("Caravela de Garrafas")
Velha guarda
2002Tamborim de OuroHomenagem especial (Neide Coimbra)[220]
2004Tamborim de OuroSamba-enredo ("Aquarela brasileira" - Compositor: Silas de Oliveira)[221]
Troféu Jorge LafondIntérprete (Nêgo)[222]
Personalidade (Jorginho do Império)
S@mba-NetAla de passistas[223]
2005Troféu Jorge LafondPersonalidade (Jorginho do Império)[224]
2006Tamborim de OuroSamba-enredo ("O Império do Divino" - Compositores: Aluísio Machado, Arlindo Cruz, Carlos Sena, Elmo Caetano e Maurição)[225]
Troféu ApoteoseSamba-enredo ("O Império do Divino" - Compositores: Aluísio Machado, Arlindo Cruz, Carlos Sena, Elmo Caetano e Maurição)[226]
2007Tamborim de OuroEnredo ("Ser diferente é normal: O Império Serrano faz a diferença no carnaval")[227]
Passista feminino (Quitéria Chagas)
2008Troféu Rádio MancheteMelhor escola do Grupo de Acesso A[228]
Troféu Jorge LafondMelhor escola do Grupo de Acesso A[229]
Samba-enredo do Grupo de Acesso A ("Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim" - Chupeta, Henrique Hoffmann, Marcão, Marcelo Ramos, Nato, Vando Diniz, William Black e Zé Paulo)
Enredo do Grupo de Acesso A ("Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim")
Bateria (Diretor responsável: Mestre Átila)
S@mba-NetMelhor desfile[230][231]
Bateria (Diretor responsável: Mestre Átila)
Ala das baianas
Troféu ParangoléCarnavalescos Márcia Lage e Renato Lage
(Pela atitude na linguagem estética visual e releitura criativa do enredo)
[232]
2009Tamborim de OuroAla das baianas[233][234]
Estrela do CarnavalBateria (Diretor responsável: Mestre Átila)[235]
Troféu Rádio MancheteHomenagem especial (Império Serrano)[236]
2010S@mba-NetComissão de frente (Coreógrafo: João Wlamir)[237][238]
Troféu Jorge LafondBateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)[239]
Gato de PrataBateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)[240]
2011S@mba-NetDesfile mais empolgante[241][242]
Samba-enredo ("A benção, Vinícius" - Compositores: Aluísio Machado, Henrique Hoffmann, Paulinho Valença, Popeye, Victor Alves e Zé Paulo)
Gato de PrataSamba-enredo ("A benção, Vinícius" - Compositores: Aluísio Machado, Henrique Hoffmann, Paulinho Valença, Popeye, Victor Alves e Zé Paulo)[243]
Estrela do CarnavalSamba-enredo ("A benção, Vinícius" - Compositores: Aluísio Machado, Henrique Hoffmann, Paulinho Valença, Popeye, Victor Alves e Zé Paulo)[235]
Bateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)
Troféu Jorge LafondSamba-enredo ("A benção, Vinícius" - Compositores: Aluísio Machado, Henrique Hoffmann, Paulinho Valença, Popeye, Victor Alves e Zé Paulo)[244]
Bateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)
2012SRZD-CarnavalMelhor escola do Grupo de Acesso A[245][246]
Tupi Carnaval TotalMelhor escola do Grupo de Acesso A[246]
Troféu Jorge LafondMelhor escola do Grupo de Acesso A[247]
Samba-enredo ("Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba" - Compositores: Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império)
Estrela do CarnavalMelhor desfile do ano[235][246]
Samba-enredo ("Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba" - Compositores: Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império)
Bateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)
Gato de PrataSamba-enredo ("Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba" - Compositores: Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império)[248]
S@mba-NetMelhor escola[249][250][246]
Samba-enredo ("Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba" - Compositores: Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império)
Desfile mais empolgante
Ala de passistas
Alegoria ("Os cinco bailes da história do meu rio")
Samba é nossoEnredo ("Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba")[246]
Carnavalesco (Mauro Quintaes)
Conjunto harmônico
Plumas & PaetêsCarnavalesco do Grupo de Acesso A (Mauro Quintaes)[251]
Compositores do Grupo de Acesso A (Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império)
Carpinteiro Grupo de Acesso A (Marcelo Vianna)
Direção de carnaval (Andre Marins, Carlos Pereira, Eduardo Belo e Jener Tonassi)
Diretor de harmonia (Marcos da Costa de Souza)
2013Tamborim de OuroMelhor escola da Série A[252]
Estrela do CarnavalBateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)[235][253]
Gato de PrataBateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)[254]
Troféu Jorge LafondBateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)[255]
Rainha de bateria (Quitéria Chagas)
Troféu ApoteoseAla das baianas[256]
Rainha de bateria (Quitéria Chagas)
S@mba-NetDestaque de luxo (Albimar Mendes - "A força das 12 fontes", carro abre-alas)[257]
Plumas & PaetêsPintor (Puchinelli)[258][259]
Iluminador / Eletricista (Marcelo Castilho)
2014Gato de PrataBateria (Diretor responsável: Mestre Gilmar)[260]
Homenagem especial (Aluízio Machado)
Cidadão SambaAluízio Machado[261]
Troféu ApoteoseMestre-sala (Alex Marcelino)[262]
2015Tamborim de OuroMelhor escola da Série A[263]
S@mba-NetSamba-enredo ("Poema aos peregrinos da fé" - Compositores: Alex Ribeiro, Andinho Samara, Arlindo Cruz, Beto BR, Carlos Senna, Chico Matos, Lucas Donato, Rogê, Wagner Rogério e Zé Glória)[264]
Gato de PrataMestre-sala (Feliciano Junior)[265]
Porta-bandeira (Raphaela Caboclo)
SRZD-CarnavalCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Feliciano Junior e Raphaela Caboclo)[266]
Ala de passistas da Série A
Samba é nossoAla de passistas[267]
Troféu Jorge LafondAla de passistas[268]
Harmonia (Diretor responsável: André Marins e Ferreti)
2016Tamborim de OuroMelhor escola da Série A[269]
Troféu Jorge LafondMelhor escola da Série A[270][271]
Comissão de frente (Coreógrafa: Claudia Motta)
Rainha de bateria (Patrícia Chélida)
Ala das baianas
Gato de PrataComissão de frente (Coreógrafa: Claudia Motta)[272][273]
Rainha de bateria (Patrícia Chélida)
S@mba-NetAla das baianas[274]
Troféu SambistaEnredo ("Silas canta Serrinha")[275][276]
Velha guarda
Ala de passistas
SRZD-CarnavalAla de passistas[277]
MachineAla de passistas[278][279]
Passista Samba no PéPassista feminino (Luana Estrela)[280]
Plumas & PaetêsCoreógrafa de comissão de frente (Claudia Motta)[281]
Destaque de luxo (Diogo Ribeiro)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Serra, Serrinha, Serrano: o Império do Samba, Raquel Valença e Suetonio Valença, Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1981.[282]

Nenhum comentário:

Postar um comentário