sexta-feira, 3 de março de 2017

Caprichosos de Pilares

Caprichosos de Pilares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caprichosos de Pilares
Bandeira do GRES Caprichosos de Pilares.png
Fundação19 de fevereiro de 1949 (68 anos) [1]
Escola-madrinhaPortela[2]
Cores
 Azul
 Branco
SímboloSerpentes [1]
BairroPilares [1]
PresidenteJunta Presidencial (Maria Alice, Jorge 101, Lee Santana, Sidney de Pilares e Fabio Caprichosos)
CarnavalescoLuiz Fernando Reis
Intérprete oficialÂnderson Bala
Diretor de carnavalMarquinhos do Toldo
Diretor de harmoniaAndré Jales e Eddie Murphy
Diretor de bateriaMestre Alexandre e Américo
Rainha da bateriaMel Brito
Mestre-sala e porta-bandeiraJackson Senhorinho e Fernanda Lhove
CoreógrafoGianco Kapinnam
Desfile de 2017
EnredoNão deu pra mudar o começo, mas vamos mudar o final
Posição de desfileSegunda escola a desfilar no dia 28/02/2017[3]
Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Pilares (ou simplesmente Caprichosos de Pilares) é uma escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada em 19 de fevereiro de 1949, por Oscar Lino (Seu Oscar), Dagoberto Bernardo (Beto Limoeiro), Valter Machado, Ferminiano Romão da Silva, Gilberto Ribeiro de Fonseca, Amarildo Cristiano, João Cândido, Sebastião Benjamim, Tia Alvarinda e Athayde Pereira. Está sediada na Rua Faleiros, no bairro de Pilares.[4]
Seu símbolo é um brasão contendo um pandeiro e uma caixa-de-guerra, tendo a sigla G.R.E.S em diagonal, envolto por duas serpentes azuis com as caudas enroladas entre si, as quais tem as iniciais da agremiação (CP) abaixo delas, havendo duas versões para a escolha. Para alguns, seria uma homenagem dos fundadores da escola à Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou durante a Segunda Guerra Mundial e teria como lema "a cobra vai fumar". Para outros, a cobra representaria um animal que pudesse competir com outros animais símbolos de agremiações, como a águia portelense por exemplo.
De 1980 à 1989 todos sabem que a capital do samba é Madureira e o Palácio do Samba é em Mangueira, mas poucos conhecem a Fábrica de Músicos, assim era conhecida a Caprichosos de Pilares. Na escola muitos músicos famosos se "alfabetizaram" em ritmo e os que não tem as suas raízes dentro do bairro, passaram para fazer "estágio" alguns deles: Dudu Nobre, Andrezinho da Mocidade, Anderson Leonardo, Xande de Pilares (Grupo Revelação), Sandra de Sá, Simone, Mestre Paulinho Botelho (Vila Isabel), Mestre Mug (Vila Isabel), entre outros. Existem também outras pessoas, poucos conhecidas da mídia que integram várias bandas famosas da nossa MPB e grupos de pagode.
A sátira, a crítica e o bom humor constituem uma fórmula que marcam os carnavais da escola de Pilares. Os enredos, criados por Luiz Fernando Reis, falaram da inflação, criticaram os políticos, pediram as diretas já. Temas que agradavam e falavam pelo público.

História[editar | editar código-fonte]

A historiografia do Carnaval aponta a Caprichosos como uma espécie de dissidência de outra antiga agremiação de Pilares, a Unidos de Terra Nova,[4] escola que em 1947 obteve o 21º lugar entre 26 escolas,[5] não desfilando no ano seguinte. Essa escola ficava no então bairro de Terra Nova, nos arredores da atualmente extinta Estação Terra Nova, no que hoje atualmente também faz parte de Pilares. Um grupo de sambistas resolveu criar então uma nova entidade, nos arredores da Estação Pilares, daí o seu nome. Suas cores iniciais eram vermelho e branco, mas depois foram alteradas para azul e branco em homenagem à madrinha Portela.
Em 1950, Caprichosos e Unidos da Terra Nova desfilaram pela UGESB, tendo a Caprichosos ficado na 14ª colocação, e a Terra Nova em 18º lugar, entre 20 escolas.[6]
Desde sua fundação, em 1949, a Caprichosos de Pilares já conquistou quatro títulos de campeão do carnaval em grupos de acessos: em 1960 com o enredo Invasão Holandesa na Bahia,em 1971 com o tema Brasil na Primavera,em 1982 com o enredo Moça bonita não paga….O famoso carnaval da feira livre, indo ao grupo principal do carnaval carioca em 1983 conquistando enfim o status de grande escola de samba.
Por volta de 1974, Amaury Jório, presidente da AESCRJ, pediu ao administrador regional, que na época era o Oswaldo de Moura Brito Piragibe (Dr. Piragibe), que concedesse um espaço para a construção da quadra. O administrador se envolveu de tal forma com o projeto, que não só colaborou com a obra da quadra, mas também entrou para a história da escola, conseguindo a cessão pela Prefeitura do terreno que era um espaço de urbanização do viaduto Cristóvão Colombo (viaduto de Pilares).[4]
Em 1985 a escola de Pilares consolidou seu estilo de carnaval irreverente, com uma mistura de política e humor no enredo E por falar em saudade…. A Caprichosos fez grandes carnavais. Marcados por seus sambas empolgantes e irreverentes, que sempre estiveram na ponta da língua do povão. Por isso, seus maiores títulos foram dados pelo grande público, como por exemplo, o Estandarte de Ouro em 1985.
Em 1993, com o enredo Não Existe Pecado do Lado de Cá do Túnel Rebouças, que fazia uma homenagem ao morador suburbano, a Caprichosos ficou em penúltimo lugar, só não sendo rebaixada (junto com a Unidos da Ponte) porque o presidente da LiesaPaulo de Almeida, decidiu que não haveria rebaixamento.[4]
Em meados da década de 1990, mais precisamente em 1995, a Caprichosos de Pilares abandona o estilo irreverente e apresenta na avenida um carnaval mais caro e luxuoso. O então carnavalesco Mauro Quintaes, discípulo de Joãosinho Trinta, desenvolveu o enredo com mais tecnologia do que a escola estava acostumada. Naquele ano, a Caprichosos botou o seu samba na boca do povo também: Vou me acabar nessa magia, e a Caprichosos traz a energia. Especula-se que essa mudança se deu devido à falta de bons resultados em termos de notas e classificações a que os desfiles irreverentes haviam conseguindo. Em 1996, com um enredo sobre o chocolate, a escola acabou rebaixada para o Grupo de Acesso. Por muito pouco não ficou, pois empatou com a Unidos da Tijuca que acabou levando a melhor no desempate. No ano seguinte, a Caprichosos foi vice-campeã do acesso e subiu novamente para o grupo especial, onde permaneceu até o carnaval de 2006.
A Caprichosos ainda chegou a desenvolver um enredo crítico em 2000, sobre a ditadura militar, e em 2004 homenageou Xuxa Meneghel, que participou da escola do samba enredo, na final da disputa interna, e desfilou no último carro alegórico. Ainda naquele ano, a escola perderia seu intérprete Jackson Martins, assassinado, em 08 de agosto.[7]
Em 2005, com a volta da bom humor, fez uma homenagem aos vinte anos da LIESA. Todavia, com um desfile problemático e considerado fraco visualmente, terminou em décimo primeiro lugar.
Em 2006, a escola apresentou o enredo O Espírito Santo Caprichou, fazendo uma homenagem ao estado capixaba, naquele mesmo ano a LIESA mudou o regulamento e em vez de uma,duas escolas seriam rebaixadas, a escola terminou em décimo terceiro lugar, sendo rebaixada com a Acadêmicos da Rocinha que ficou em último lugar.
Em 2007, a escola desfilou no Grupo de acesso A e conquistou o vice-campeonato falando sobre o gás e o biodiesel,como a partir daquele ano apenas uma escola subiria ao Grupo Especial a que eventuamente seria a campeã do Acesso, a Caprichosos não retornou a elite do carnaval carioca. No dia 11 de outubro de 2007, a Caprichosos perdeu seu fundador, diretor de carnaval e vice-presidente administrativo, Athayde Pereira, que faleceu devido a um infarto fulminante.[8]
No ano seguinte, falando sobre o município de Itaboraí e com samba e enredos considerados belos, mas pecando nas alegorias com geradores mal decorados e ferro à mostra, a Caprichosos termina na 6° colocação.[4]
Em 2009, com o enredo No transporte da alegria… Me leva Caprichosos a caminho da folia, a Caprichosos fica em último lugar entre as escolas, mas se salva do iminente rebaixamento, porque a LESGA decidiu que ninguém cairia devido à crise mundial, que teria atrapalhado a preparação das agremiações. Mas, especula-se que a "salvação" teria ocorrido porque o presidente da Inocentes de Belford Roxo escola que também seria rebaixada o Grupo B era o então presidente da LESGA.
Em 2010, mesmo sem muitos recursos, reeditou "E por falar em saudade", um desfile simples mas contagiante e animado, solto e livre, onde a escola saiu aclamada por todas as arquibancadas[carece de fontes], mas somente obteve a 7ª colocação. No mesmo ano, faleceu o português Ratinho, um dos maiores compositores da história da agremiação.
Em 2011 a escola trouxe o enredo "Gente Humilde", falando sobre as dificuldades do morador do Subúrbio carioca. A escola desfilou já com o dia claro e trouxe um desfile simples e humilde, mas com muita garra. No começo da apuração, a agremiação perdeu 0,5 ponto por apresentar um ``elemento estranho`` na comissão de frente, um tripé. Terminou na 10º colocação, descendo para o Grupo de Acesso B. Algumas semanas depois de ser rebaixada, houve eleição para presidente, pleito do qual saiu vitorioso o empresário Cézar Thadeu Vinheiros.
Em 2012, a Caprichosos apresentou-se pelo Grupo de Acesso B com o enredo "A Caprichosos faz o seu papel… levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!", do carnavalesco Amauri Santos. A escola fez um desfile muito competente, com fantasias e alegorias coerentes e muito bem acabadas. A comunidade cantou forte e brincou bastante na avenida. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego Falcão e Jaqueline Gomes, vestindo uma bela fantasia em tons de azul e prata, fez a mais bela apresentação da noite. Esse desfile marcou a volta de Clóvis Pê como intérprete, e trouxe uma nova rainha de bateria, Bianca Salgueiro, que foi rainha do carnaval carioca em 2011. Tendo computado 300 pontos na apuração ocorrida em 22/02, a agremiação sagrou-se campeã e voltando a desfilar pelo Grupo de Acesso A em 2013.
Para o desfile de 2013, por coincidir com a Mocidade Alegre, onde é o cantor oficial, Clóvis Pê se afasta do microfone oficial, mas não da escola, e devido a seu afastamento, nomeou dois intérpretes oficiais: Sandro Motta e Lico Monteiro,[9] que depois se juntaram ao experiente Celino Dias e a Pepê Niterói,[10] formando um quarteto de intérpretes da escola. sendo que Pepê, devido a diversas faltas, foi demitido[11]. ficando com um trio de intérpretes.
Para 2014, a escola continuou com Amauri santos, sendo seu carnavalesco, houve mudanças na direção de carnaval-harmonia e Thiago Brito, retorna como intérprete da escola. seu samba foi escolhido em 21 de Setembro de 2013, onde sagrou-se vencedor a parceria de Jorginho Moreira, Frank, Rafael Gigante, Victor Rangel, Max Colonna e Edinho de Pilares, derrotando na final, as parcerias de Sylvinho, Dudu Mendes, Tuil Pontes, Geraldo Filho e Cláudio Bacana; Noquinha, JB, Noca da Portela, Anderson Maia, Nelsinho e Diogão Pereira e Aurélio Proença, Paulo Aparício, Mauro Speranza, Naldo da Carne de Sol, Mauro do Gato e Márcio do Swing[12].num enredo sobre a Lapa[13], terminou na 9º colocação. Após o carnaval, se teve um pleito onde se elegeu o então vice do ex-presidente Gilberto Nilo, sendo que o anterior presidente, passa a ocupar a presidência de honra.[14]
Em 2015 a escola apresentou o enredo "Na minha mão é mais barato", do carnavalesco estreante Leandro Vieira. Com a volta da tradicional irreverência, a agremiação empolgou o público e fez a sua melhor apresentação da década segundo a crítica especializada terminando o o desfile na sétima colocação.
No carnaval de 2016, a escola apresentou o enredo "Tem Gringo no Samba", uma homenagem aos estrangeiros que fizeram história no Brasil, tendo como personagem central do enredo o ex-futebolista Petkovic. Por problemas financeiros herdados de administrações passadas, segundo o presidente da escola, os integrantes desfilaram com fantasias incompletas e carros alegóricos mal acabados.[15] A ala das baianas saiu com 33 integrantes, quando o regulamento determina que sejam pelo menos 35. A escola ainda excedeu em quatro minutos o tempo máximo permitido para o desfile, de 55 minutos. Com todos estes problemas, a Caprichosos foi rebaixada para a Série B. Em junho de 2016, Gilberto Nilo se afasta da presidência da escola alegando motivos de saúde, em seu lugar assume uma junta presidencial formada por Maria Alice, Jorge 101, Lee Santana, Sidney de Pilares e Fabio Caprichosos
Para o carnaval de 2017, o primeiro na Intendente Magalhães, a escola escolheu o enredo "Vamos quebrar tudo, só de sacanagem" desenvolvido por Amauri Santos, que abordará sobre a corrupção. Para o desfile, a azul e branca contratou alguns reforços, entre eles o intérprete Anderson Bala, que substitui Thiago Brito, que foi para a Estácio. Em outubro, o carnavalesco Amauri deixa a Caprichosos alegando motivos internos, para seu lugar, foi repatriado Luiz Fernando Reis, que volta à escola após 23 anos. Logo depois, o título do enredo foi alterado para "Não deu pra mudar o começo, mas vamos mudar o final". No fim do ano passado, a LIESB anuncia que a escola perderá 1 ponto na apuração por não ter entregado seu samba-enredo para compôr o CD oficial do Grupo B, e em janeiro, foi anunciada a perda de mais um ponto pela escola não ter representante nas reuniões da liga que organiza os desfiles do Grupo B. A diretoria anunciou que irá recorrer da punição. No final de janeiro, a escola anuncia seu novo casal de mestre-sala e porta-bandeira: Jackson Senhorinho (que também é segundo mestre-sala da Vila Isabel) e Fernanda Lhove - segunda porta-bandeira da Beija-Flor.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Caprichosos de Pilares

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Dalton R. Araújo1975-1976[16]
Antonio Mair Villa-Forte1977-1989[16]
Fernando Alberto da Costa Leandro "Fernando Leandro"1990-2000[16]
Aldemar Alberto de Almeida Leandro "Albertinho Leandro"2001-2004[16]
Paulo Cardoso de Almeida2005-2011[16]
César Thadeu2011-2014[16]
Gilberto Nilo2014-2016[14]
Junta Presidencial
Lee Santana, Sidney de Pilares, Jorge 101, Tia Maria e Fábio Caprichosos.
2016-atual[17]

Presidente de honra[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Sandra de Azevedo?-março de 2014[16]
César ThadeuMarço de 2014-julho de 2016[14]
VagoJulho de 2016 - atualidade

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor geral de harmoniaMestre de bateriaRef.
2014Alex FabMarcos Mendes e Claudio da VovóAlexandre Brandão[18]
2015Jeferson CarlosMarcos Mendes e Claudio da VovóAlexandre Brandão[19]
2016Moisés Santiago, Vitor Hugo e RoniMarcos MendesAlexandre Brandão
2017Marquinhos do Toldo[17]

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2014Hélio Bejani[18]
2015Hélio Bejani e Elizabeth Bejani[20]
2016Hélio Bejani e Elizabeth Bejani
2017Gianco Kapinnam[21]
AnoNomeRef.
2014Jaqueline e Diego Falcão[18]
2015Paulo Roberto e Raessa Alves[22]
2016Paulo Roberto e Raessa Alves
2017Jackson Senhorinho e Fernanda Lhove

Rainhas de Bateria[editar | editar código-fonte]

PeríodoNomeRef.
1990Luma de Oliveira
1991Vanessa de Oliveira
1992 – 1993Isadora Ribeiro
1994 – 1996Valéria Valenssa
1998Elza Soares
1999Valéria Valenssa
2000Lú Mendonça
2001 – 2004Nana Gouvêia
2005Luma de Oliveira
2006 – 2011Mel Brito
2012 – 2013Bianca Salgueiro[23]
2014Aline Riscado[24][25]
2015Milena Nogueira[26][27][28]
2016Elaine Ranzatto[29][30]
2017 –Mel Britto

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Carnavais da Caprichosos de Pilares
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
195014º lugarUGESBGrito do Ypiranga
Compositores: Nilton Porquinho
[31]
195117º lugarUGESBAlavanca e Progresso
Compositores: Lampião e Sidnei de Oliveira
[32]
19527º lugarCampeonato UGESB/FBES[33]Benjamin Constant[31]
19537º lugar2Homenagem a Santos Dumont
Compositores: Lampião e Sidnei de Oliveira
[34]
1954Vice-campeã2Asas do Brasil
Compositor: Geraldo Sargento
[31]
195510º lugar1Maria Quitéria
Compositores: Geraldo Sargento
[31]
195614º lugar1Exaltação à Justiça brasileira
Compositores: Lampião e Sidnei de Oliveira
[31]
19578° lugar1Glória ao General Osório
Compositores: Lampião e Sidnei Oliveira
[31]
195815° lugar1Glória à música brasileira
Compositores:Lampião e Sidnei de Oliveira
[31]
195910° lugar1Laços de fita
Compositores: Osmar da Rocha
[31]
1960Campeã2Invasão holandesa na Bahia
Compositores: Osmar da Rocha
[31]
19619° lugar1Império de D. Pedro II
Compositores: Claudionor Santana
[31]
19624° lugar2Galeria dos Bravos[31]
19639° lugar2A lenda da pedra verde[31]
196410° lugar2IV Centenário do Rio de Janeiro[31]
196511° lugar2O último baile da corte imperial[31]
196612° lugar2A transmigração da família real[31]
196711° lugar2O Brasil através de suas músicas[31]
196813° lugar2Negrinho do Pastoreio[31]
19698° lugar3A Revolução do Alfaiates da Bahia
Compositores: Lampião e Sidnei de Oliveira
[31]
197011° lugar3Aclamação da Princesa Isabel[31]
1971Campeã3Brasil na primavera
Compositor: Antônio Ferreira
[31]
197211° lugar2Brasil - a flor que desabrocha
Compositores:Almir N. Bastos "Pisca".
[31]
197313° lugar2Aclamação e coroação de D. Pedro I
Compositores:Ratinho
[31]
19744° lugar3Adeus praça XI, adeus
Compositores: Ratinho
[31]
197510° lugar2Congada do Rei David
Compositores:Ratinho e Juarez Corrêa.
Carlinhos de Pilares[31]
197613° lugar2Devaneios de um Pierrot
Compositores: Edinho da Viola
Carlinhos de Pilares[31]
19773° lugar3Maria Quitéria, heroína de uma raça
Compositores: Ratinho
Carlinhos de Pilares[31]
19786° lugar2Festa da uva no Rio Grande do Sul
Compositores:Ratinho e Valadão.
Carlinhos de Pilares[31]
19796° lugar1BUruçumirim, Paraíso tupinambá
Compositores:Ferreira, Carlinhos de Pilares e Delso.
Carlinhos de Pilares[31]
19805° lugar1BÉ a maior
Compositores:Nonô do Morro Azul, Almir Sant´Anna e Bira do Ponto.
Roberto D'RodriguesCarlinhos de Pilares[35][31]
198112° lugar1BAmor, sublime amor
Compositores:Jorge Barbudo, Maurício Vovô.
Roberto D'RodriguesCarlinhos de Pilares[36][31]
1982Campeã1BMoça bonita não paga
Compositores:Ratinho.
Luiz Fernando ReisCarlinhos de Pilares[31]
1983Hours-concurs1AUm cardápio à brasileira
Compositores:Ratinho e Jorge Barbudo.
Luiz Fernando ReisCarlinhos de Pilares[31]
19846º lugar1AA Visita da Nobreza do Riso a Chico Rei, num Palco nem Sempre Iluminado
Compositores:Almir de Araújo, Balinha, Marquinho Lessa e Hércules.
Luiz Fernando ReisCarlinhos de Pilares[31]
19855º lugar1AE por falar em saudade
Compositores:Almir de Araújo, Balinha, Marquinho Lessa, Hércules e Carlinhos de Pilares.
Luiz Fernando ReisCarlinhos de Pilares[31]
19869º lugar1ABrazil, não seremos jamais, ou seremos?
Compositores:Almir de Araújo, Balinha, Marquinho Lessa, Hércules Correa e Carlinhos de Pilares.
Luiz Fernando ReisCarlinhos de Pilares[31]
19878º lugar1AEu prometo
Compositores:Evandro Boia, Naldo do Cavaco e Toninho 70.
Luiz Fernando ReisCarlinhos de Pilares[31]
19888º lugar1ALuz, câmera, ação
Compositores:Milton de Luna, Zé Maria D'Angola, Grajaú, Jacó, Zeca do Lins e Madeira.
Renato Lage e Lilian RabelloCarlinhos de Pilares[31]
198912º lugar1AO que é bom todo mundo gosta
Compositores: Wanderlei Novidade, Paulinho Rocha, Vanico do Beco, Walter Pardal e Jorge 101.
Renato Lage e Lílian RabelloJ.Leão[31]
199013º lugarEspecialCom a boca no mundo
Compositores:Jarbas da Cuíca, Evaldo Santos, Grajaú, Carlinhos Democrático e Fernando.
Alexandre LouzadaAroldo Melodia[31]
199110º lugarEspecialTerceiro Milênio - Em busca do juízo afinal
Compositores:João Carlos e Gabriel Moura.
Alexandre LouzadaCarlinhos de Pilares[31]
199211º lugarEspecialBrasil feito a mão... do barro ao carnaval
Compositores:Jorge Barbudo, Heloir, Zé Carlos da Saara.
Alexandre Louzada e Washington LuizCarlinhos de Pilares[31]
199313º lugarEspecialNão existe pecado do lado de cá do Túnel Rebouças
Compositores:Marco Lessa, Tico do Gato, Carlos Ortiz, Luizito e Karlinho's de Madureira.
Luiz Fernando ReisMárcio Souto[31]
199410º lugarEspecialEstou amando loucamente uma coroa de quase 90 anos
Compositores:Garibaldi, Tico do Gato, Carlos Ortiz, Marco Lessa e Almir de Araújo.
Luiz Fernando ReisLuizito[31]
199510º lugarEspecialDa terra brotei, negro sou e ouro virei
Compositores:Carlos Ortiz.
Mauro QuintaesLuizito
199615º lugarEspecialSamba, sabor chocolate
Compositores:Almir de Araújo, Marco Lessa e José Paulo.
Alexandre LouzadaLuizito e Carlinhos de Pilares[37][38][31]
1997Vice-campeãADo tambor ao computador
Compositores: Carlinhos da Ceasa, Darci Maravilha e Flavinho.
Amarildo de MelloJackson Martins[31]
199810º lugarEspecialNegra Origem - Negro Pelé, negra Bené
Compositores:Flávio Quintino, Noquinha, Sidinho da Zoeira, J. B. e Zé Carlos da Saara.
Jerônimo GuimarãesJackson Martins[31]
19999º lugarEspecialNo universo da beleza, mestre Pitanguy
Compositores:Sidney Leite, Flávio Quintino, Marcelinho da Caprichosos, Bittar e Jorge 101
Etevaldo BrandãoJackson Martins[31]
200011º lugarEspecialBrasil, teu espírito é santo
Compositores:Mauro, Claudinho Srutline, J. Bodão e Márcio do Swing
Etevaldo BrandãoJackson Martins[31]
200112º lugarEspecialGoiás, um sonho de amor no coração do Brasil'
Compositores:Jorge 101, Luiz Pião, Gule e Lequinho
Jaime CezárioJackson Martins[31]
200212º lugarEspecialDeu pra ti! Tô em alto astral! Tô com Porto Alegre, trilegal!
Compositores:J. Mazarim e André Fullgaz
Jaime CezárioJackson Martins[31]
200310º lugarEspecialZumbi, Rei de Palmares e herói do Brasil. A história que não foi contada
Compositores: J. Mazarim e André Fullgaz
Jaime CezárioJackson Martins[31]
200413º lugarEspecialXuxa e Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação
Compositores: Nei Negrone, Sílvio Araújo, Riquinho Gremião e Preto Jóia
Cahê RodriguesJackson Martins[31]
200511º lugarEspecialCarnaval, Doce Ilusão - A Gente Se Vê Aqui, no Meio da Multidão! 20 Anos de Liga
Compositores:J.L. Fróes, Carlinhos Danoninho, Edmar Silva, Jorge 101, Fernando de Lima, Rafael França e Lee Santana
Chico SpinozaSerginho do Porto[31]
200613° lugarEspecialNa Folia Com o Espírito Santo: o Espírito Santo Caprichou
Compositores:Josemar Manfredini, Mauro Speranza e Márcio do Swing
Chico SpinozaClóvis Pê[31]
2007Vice-campeãACom Todo o Gás, a Caprichosos Acende a Chama do Carnaval
Compositores:Aurélio Proença, Paulo Aparício, Mário Gordo, Célio Cebolinha e Baixinho
Marcos JanuárioClóvis Pê[31]
20086º lugarADe Santo Antônio de Sá ao Polo Petroquímico, Itaboraí... uma terra abençoada!
Compositores:Aurélio Proença, Paulo Apparício, Mário Gordo, Júlio Martins e Paulo Bispo
Lane SantanaZé Paulo[31]
200910° lugarAcessoNo transporte da alegria... Me leva Caprichosos a caminho da folia
Compositores:Jorginho Moreira, Sidney de Pilares, Professor Laranjo, JB e Celso Bombeiro
Lane Santana e Sandro GomesZé Paulo[31]
20107º lugarAE por falar em saudade
(Reedição do samba de 1985)
Comissão de CarnavalThiago Brito[31]
Élcio Paim, Alexandre Rangel, Raphael Torres,
Eduardo Minucci e Luiz Fernando Reis
201110° lugarAcessoGente humilde
Compositores:Betinho de Pilares, Josemar Manfredini, Fernando Paulista, Frank e Jorge do Batuke
Amauri SantosThiago Brito[31]
2012CampeãBA Caprichosos faz o seu papel... levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!
Compositores:Aurélio Proença, Paulo Apparício, Mauro Speranza, Marcio do Swing e Marquinhos Dentinho.
Amauri SantosClóvis Pê[31]
20136° lugarSérie AFanatismo: Enigma da Mente Humana
Compositores:Jorge do Batuke, Frank, Josemar Manfredini, Fernando Bom Cabelo, Aldir Senna e Jorge Matias de Oliveira.
Amauri SantosCelino Dias, Lico Monteiro, Sandro Motta e Pepê Niterói[39][31]
20149º lugarSérie ADos Malandros e das Madames: Lapa, a Estrela da Noite Carioca
Compositores:Jorginho Moreira, Frank, Rafael Gigante, Victor Rangel, Max Colonna e Edinho de Pilares
Amauri SantosThiago Brito[13][31]
20157° lugarSérie ANa minha mão é mais barato!
Compositores:Lee Santana, Geraldo Rodrigues, Marcelo Schimidt, Anderson Rodrigues, Queilo e Fernando de Lima
Leandro VieiraThiago Brito
201614º lugarSérie ATem gringo no samba!
Compositores:Gabriel Fraga, Régis, Rute Labre, Franco Cava, Luiz Careca e Ricardo Santiago
Amauri SantosThiago Brito
201711º lugarSérie BNão deu pra mudar o começo, mas vamos mudar o final
Compositores: Claudinho de Pilares, Fernando de Lima, Marcio Garcia, Aron, Érico Rocha, Cleilton Menezes e Carlinhos Danoninho
Luiz Fernando ReisAnderson Bala[40][41]
2018Série C

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos da Caprichosos de Pilares
DivisãoTítulosCarnavaisReferências
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngGrupo 2
(Atual Série A)
219601982[42][43]
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngGrupo 3
(Atual Série B)
219712012[44][45]
A Caprichosos de Pilares possui 4 títulos de campeã, todos conquistados em grupos de acesso. Em 1960, no Grupo 2, conquistou o seu primeiro título de campeã, com o enredo "Invasão holandesa na Bahia". No Grupo Especial, suas melhores colocações foram em 1984 (3.º lugar no desfile de domingo), e 1985 (5.º lugar com o enredo "E por falar em saudade").[46][47]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Estandarte de Ouro[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Estandarte de Ouro
Estandartes de Ouro do GRES Caprichosos de Pilares
CategoriaTotalAnoReferência
Escola11985[48]
Samba-enredo (Grupo 2)11978[49]
Enredo31984, 1986, 2000[50]
Intérprete11988[51]
Comissão de frente11984[52]
Passista masculino11993[53]
Revelação21983, 1985[54]
Personalidade11986[55]

Outros prêmios[editar | editar código-fonte]

Outros prêmios recebidos pelo GRES Caprichosos de Pilares.
AnoPrêmioCategoria / premiadosDivisãoRef.
1999Tamborim de OuroIntérprete (Jackson Martins)Grupo Especial[56]
2005Tamborim de OuroMusa da Sapucaí (Luma de Oliveira)Grupo Especial[57]
Plumas & PaetêsDestaque masculino (Santinho)[58]
2006Tamborim de OuroAla mirimGrupo Especial[59]
Musa da Sapucaí (Mel Brito)
S@mba-NetAla de passistas[60]
2007S@mba-NetVelha guardaGrupo A[61]
Troféu Jorge LafondRainha de bateria (Mel Brito)[62]
2008S@mba-NetIntérprete (Zé Paulo Sierra)Grupo A[63]
Comissão de frente (Coreógrafo responsável: Jaime Arôxa)
Troféu Jorge LafondIntérprete (Zé Paulo Sierra)[64]
Troféu Rádio MancheteRainha de bateria (Mel Brito)[65]
2009S@mba-NetMelhor comunicação com o públicoGrupo A[66]
Intérprete (Zé Paulo Sierra)
2010S@mba-NetDesfile mais empolganteGrupo A[67]
Revelação (Thiago Brito - intérprete)
Estrela do CarnavalRevelação (Thiago Brito - intérprete)[68]
Troféu Jorge LafondRevelação (Thiago Brito - intérprete)[69]
2012Gato de PrataMelhor escolaGrupo B[70]
S@mba-NetMelhor desfile[71]
Samba-enredo
("A Caprichosos faz o seu papel... Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!" - Compositores: Aurélio Proença, Paulo Apparício, Mauro Speranza, Marcio do Swing e Marquinhos)
Bateria (Diretor responsável: Mestre Alexandre Brandão)
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Diego Falcão e Jackeline Gomes)
Conjunto de alegorias
Conjunto de fantasias
Troféu Jorge LafondMelhor escola[72]
Carnavalesco (Amauri Santos)
Bateria (Direção: Mestre Alexandre)
Intérprete (Clovis Pê)
Porta-bandeira (Jacqueline Gomes)
Mestre-sala (Diego Falcão)
Rainha de bateria (Bianca Salgueiro)
Plumas & PaetêsCarnavalesco (Amauri Santos)[73]
Coreógrafo (Márcio Moura)
Diretor de carnaval (Jr. Escafura, Alex Fab, Marcelo Jacob)
Direção de harmonia (Leandro Germano, Márvio, Dudu Falcão)
Aderecista (Carlos Calado)
Carpinteiro (Sergio Loureiro)
Escultor (Carlos Eduardo Hilário)
Pintor (Índio)
Iluminador (Cairo)
2013Estrela do CarnavalCasal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Diego Falcão e Jaqueline)Série A[74][75]
S@mba-NetAla de passistas[76][77]
Gato de PrataRainha de bateria (Bianca Salgueiro)[78]
Troféu Jorge LafondHarmonia (Direção: Marcelinho Emoção)[79]
Porta-bandeira (Jaqueline Gomes)
Troféu ManchetePorta-bandeira (Jaqueline Gomes)[80]
Harmonia (Diretor responsável: Marcelinho Emoção)
Conjunto plástico
2014Estrela do CarnavalComissão de frente (Coreógrafo: Hélio Bejani)Série A[74][81]
SRZD-CarnavalComissão de frente (Coreógrafo: Hélio Bejani)[82][83]
Troféu Jorge LafondComissão de frente (Coreógrafo: Hélio Bejani)[84]
Troféu ApoteoseComissão de frente (Coreógrafo: Hélio Bejani)[85]
Gato de PrataComissão de frente (Coreógrafo: Hélio Bejani)[86]
Rainha de bateria (Aline Riscado)
2015Troféu Jorge LafondEnredo ("Na minha mão é mais barato")Série A[87]
Revelação (Carnavalesco Leandro Vieira)
Estrela do CarnavalRevelação (Carnavalesco Leandro Vieira)[88]
SRZD-CarnavalComissão de frente (Coreógrafo: Hélio Bejani e Elizabeth Bejani)[89]
Destaque da Série A (Carnavalesco Leandro Vieira)
S@mba-NetEnredo ("Na minha mão é mais barato")[90][91]
Intérprete (Thiago Brito)
Revelação (Carnavalesco Leandro Vieira)
Gato de PrataRevelação (Carnavalesco Leandro Vieira)[92]
2016Troféu Jorge LafondIntérprete (Thiago Brito)Série A[93]
Prêmio MachineTorcida organizada Cobras da Caprichosos[94][95]

Homenagens[editar | editar código-fonte]

A Caprichosos de Pilares é nome de rua, no município de Parnamirim região Metropolitana a 12 km da capital Natal (RN), no bairro chamado Jardim Planalto, no estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário