sexta-feira, 3 de março de 2017

Unidos da Vila Santa Tereza

Unidos da Vila Santa Tereza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila Santa Tereza
Bandeira do GRES Unidos da Vila Santa Tereza.png
Fundação20 de dezembro de 1956 (60 anos)
Cores
 Azul
 Ouro
 Branco
SímboloÁguia
BairroCoelho Neto
PresidentePatricia Drummond
CarnavalescoPlínio Santos
Intérprete oficialBruno Revelação
Diretor de carnavalRodrigo Domingos
Diretor de harmoniaRodrigo Domingos Miranda
Diretor de bateriaMestre Josué Lourenço mestre Mi
Rainha da bateriaMarisa Furacão
Madrinha da bateriaKeice Oliveira
Mestre-sala e porta-bandeiraCaaio Araújo Gaby Assumpção
Desfile de 2017
EnredoAbracadabra
2014 - Vila Santa Tereza (8).jpg
Unidos da Vila Santa Tereza - Marquês de Sapucaí (5).jpg
Unidos da Vila Santa Tereza - Marquês de Sapucaí (3).jpg
2014 - Vila Santa Tereza (2).jpg
Unidos da Vila Santa Tereza - Marquês de Sapucaí (2).jpg
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Santa Tereza é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 20 de dezembro de 1956. Está localizada no sub-bairro de Vila Santa Tereza, entre Coelho Neto e Rocha Miranda.

História[editar | editar código-fonte]

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Santa Tereza é uma escola de samba da Cidade do Rio de Janeiro, fundada a 20 de dezembro de 1956. esta localizada no sub-bairro de Vila Santa Tereza, entre Coelho Neto e Rocha Miranda.
A Unidos da Vila Santa Tereza surgiu de um bloco carnavalesco de Coelho Neto. Seus fundadores foram Procópio Caetano, Jordelino Pereira da Rocha, Jorge Ferreira Martins, Sebastião Ferreira Martins, José Domingos Machado, Venâncio Pinheiro, Almir Fernandes e João Pereira Leite, José Ferreira.
A escola conquistou seu primeiro título pelo grupo 2-B, no carnaval de 1982, com o enredo “Ataulfo! Acadêmico, mas imortal!“  do carnavalesco Adolfo Sodré.
Em Agremiação pisa pela primeira vez na Marquês de Sapucaí com enredo “ No meu tempo de criança “, também do carnavalesco Adolfo Sodré. Ficando em 8º lugar, permanecendo no grupo.
Em 1986 , a escola volta para a Terceira divisão de grupos do Carnaval Carioca, perdendo o direito de desfilar na Marques de Sapucaí.
Em 1989, com o enredo “De um país tropical, a Vila vem de Jorge Bem”, do carnavalesco Marcio Dorion, mais uma vez a escola ganha o direito de retornar a Marques de Sapucaí. Permanecendo na Segunda Divisão de grupos do Carnaval Carioca nos anos de 1990 , 1991 e 1992.
Em 1993, ainda na Segunda Divisão de grupos, a Unidos da Vila Santa Tereza acaba na 12º colocação, retornando mais uma vez para os desfiles da Avenida Rio Branco.
Após isso a Agremiação passa pelo seu pior momento de descenso chegando ao Grupo E, último grupo do Carnaval Carioca, no ano de 2004 e permanecendo nele até o ano de 2007. Onde alcança o vice-campeonato retornando ao grupo D.
Para o carnaval 2009, a tradicional escola de Coelho Neto, escolheu o enredo “Pindorama, o nascimento do Brasil”, idealizado pelo carnavalesco Sandro Gomes, dando o vice-campeonato à agremiação, que em 2010 desfilou com o enredo “Que rei sou eu? Do castelo real à corte do carnaval” , e terminou na 8º colocação no Grupo C.
Em 2011 trouxe novamente Sandro Gomes, como carnavalesco e teve como tema a Região Amazônica, sendo a campeã do grupo de acesso C, retornando à Marquês de Sapucaí, após 20 anos, pelo grupo B.
Para o carnaval de escola trouxe Raphael Torres e Alexandre Rangel , como carnavalescos e o coreógrafo Handerson Big. Além disso teria a funkeira Gracy Kelly (mais conhecida como Mulher Maçã) como sua rainha de bateria[1], mas faltando poucos dias para o desfile, esta foi trocada pela bailarina Alessandra Paes.[2] Com um enredo que abordava a história dos brinquedos, a diretoria optou por uma fusão entre dois sambas concorrentes.
Em 2013, com a criação da "série A", as escolas que estavam no terceiro grupo, que até então desfilava na terça-feira, foram promovidas ao segundo grupo. A Vila Santa Tereza desfilou na sexta-feira de Carnaval, na Sapucaí, e foi a primeira escola a ter seu desfile televisionado no Carnaval daquele ano, pela Rede Globo. Nesse ano, veio a protagonizar o que é considerado por especialistas como um dos episódios mais tristes da Era Sapucaí, quando desfilou com a bateria sem fantasia, além de passistas femininas apenas de calcinha e sutiã.[3][4].
Logo após o Carnaval, ocorreu um pleito eleitoral que elegeu a Chapa Renovação, com a nova presidente Rute Maria.
Sob a nova diretoria, diversos segmentos da escola foram modificados. A nova diretoria trouxe o Carnavalesco Sandro Gomes, o historiador Vinícius Ferreira Natal, o Primeiro Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Cassianne Figueiredo e Yuri Perroni, Thiago Lepletier como Diretor de Carnaval, Dennis Benvindo como diretor da Ala das Baianas e os coreógrafos Roy D’Peres e Wendson Mendonça para a comissão de frente.
Enquanto as escolas seguem com os preparativos a todo vapor para o Carnaval, a Vila Santa Tereza resolveu fazer grandes mudanças em seu quadro de funcionários a menos de 20 dias para o seu desfile. A escola do Grupo B promoveu duas grandes mudanças na bateria e no carro de som. Niu Souza foi o escolhido para ser a voz oficial da escola, enquanto Macaco Branco é o novo mestre de bateria da Azul e Branca.
Niu Souza chega à Vila Santa Tereza com o status de referência. O cantor foi um dos intérpretes oficiais da Viradouro no último ano e atualmente integra o carro de som do Império da Tijuca, além de ser a voz oficial numa escola de samba do Carnaval de Niterói.
De outro lado, o músico Macaco Branco chega ao comando da bateria da Azul e Branca com um grande desafio pela frente. O mestre terá menos de 20 dias para implementar um trabalho junto aos ritmistas da escola. O novo mestre faz parte da banda do cantor Dudu Nobre e também faz parte da direção de bateria de mestre Wallan, na Vila Isabel.
No desfile de azul, branco e ouro de Coelho Neto, apresentou o enredo “ Ururaí “ de autoria de Vinícius Ferreira Natal, e se manteve no Grupo B na 9º colocação. 
Durante a eliminatória de samba-enredo para 2015, o samba da parceria de Dalton Cunha, Danilo Garcia, Hugo Oliveira, Guilherme Salgueiro e Thalles Nunes foi anunciado vencedor.[5] Na ocasisão, esta composição sagrou-se vencedora por 4 votos, contra 2 votos do segundo colocado, e um voto para cada uma das três parcerias restantes.[6] No entanto, no domingo seguinte à final, a presidente da agremiação convocou uma reunião, aonde anunciou que teria provas de que dois integrantes da comissão de Carnaval, no caso o diretor de carnaval, Thiago Lepletier, e Vinícius Ferreira, estariam envolvidos com o samba vencedor, e por isso, decidiu desclassificar a composição, dando a vitória ao segundo colocado do concurso, o samba da parceria de Rafael Gigante.[5] O caso causou relativa comoção e foi acompanhado pela imprensa especializada, chegando a haver uma coletiva de imprensa na sde da AESCRJ.[5] A presidente Rute Maria apresentou como fundamento para sua decisão uma conversa d facebook entre Adriano Amaral, compositor que iria se inscrever na disputa, mas desistiu, e um membro da escola, que não teve seu nome revelado, em que este último afirma que o samba vencedor já teria sido escolhido antes da disputa.[5] Já os compositores do samba vencedor negaram qualquer manipulação e enfatizaram sua frustração com o ocorrido.[6]
Em protesto contra a decisão da presidente, 13 integrantes anunciaram seu desligamento da agremiação, entre eles os próprios Thiago e Vinicius, além do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Plínio Santos e Cassiane Figueiredo, e o mestre de bateria Macaco Branco.[5][7]

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Rute Maria2013 - 13 de setembro de 2015[8][9]
Patricia Drummond13 de setembro de 2015 - atualidade[10]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor de harmoniaMestre de bateriaRef.
2014Thiago LepletierAlmir de SouzaMacaco Branco[11]
2015Caio AraújoAlexandre CarlosMarquinho Swing[7]
2016Caio Araújo e Carla CampistaMi[10]

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2012Handerson Big[12]
2014Wendesson Mendonça e Roy D'Peres
2015Kleu Kovaleski[13]
2016Marcos Maia

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2014Yuri Perroni e Cassianne Figueiredo
2015Eduardo Belo e Cíntia[7]
2016Anderson Morango e Tainara Barbosa[10]

Corte da bateria[editar | editar código-fonte]

PeríodoRainha de bateriaMadrinha de bateriaRef.
2008 – 2010Ana Paula CostaVivian
2011Gabrielly AssumpçãoJoyce Souza[1]
2012Alessandra PaesJoyce Souza[2]
2013Ariadna ArantesAline[14][15][16][17]
2014Taiane PerfeitoLuana Madeira[18]
2015Taiane PerfeitoCorine[19][20]
2016Taiane Perfeito[10]
2017-AtualAriadna Arantes

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Unidos da Vila Santa Tereza
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
19607º lugar3Fundação da Cidade do Rio de JaneiroAlcides Castro e Arthur Nunes[21]
19617º lugar3Os inconfidentesAlcides Castro e Arthur Nunes[21]
196210°lugar3Insurreição PernambucanaAlcides Castro e Arthur Nunes[21]
19636°lugar3Caçadores de esmeraldasMarco Aurélio Guimarães, Ildebrando e Josafá[21]
1964Vice-Campeã3I Juca PiramaMarco Aurélio Guimarães, Ildebrando e Josafá[21]
196515° lugar2Rio antigoMarco Aurélio Guimarães[21]
196619º lugar3Das bandeiras ao garimpoDarcy do Bonfim, Arthur Nunes e Alcides Fernandes de Castro[21]
19674º lugar3Reminiscências afro-brasileirasClóvis Bornay, Arthur Nunes e Alcides Fernandes de Castro[21]
19687° lugar3Homenagem ao sambaFrederico Moreira e Alcides Castro[21]
19697° lugar3Heróis dos GuararapesDiretoria de Carnaval[21]
19706ºlugar3Riquezas e maravilhas do BrasilVilela[21]
1971Vice-Campeã3Origem do sambaDarcy do Bonfim e Vilela[21]
197216° lugar2Heróis da LiberdadeJulinho[21]
19734° lugar3Em outros carnavais era assimJulinho[21]
197416° lugar2Primavera, estação das floresJulinho[21]
197514° lugar2A Caiaca e o diamante do TijucoJosé Félix[21]
197620° lugar2Ídolos do rádio brasileiroAdolfo Sodré[21]
197710° lugar3Dalva de OliveiraAdolfo Sodré[21]
19789° lugar345 anos do reinado de MomoBoreo[21]
197911° lugar2-BOs índios e seus deusesAdolfo Sodré[21]
19804°lugar2-BCongregação dos sambistasAdolfo Sodré[21]
19817°lugar2-BO samba tem alma, poesia e amor
Compositores:Mindo e Chicão.
Adolfo Sodré[21]
1982Campeã2-BAtaulfo, acadêmico, mas imortalAdolfo Sodré[21]
198310º lugar2-AUm talento na História, Jackson do PandeiroAdolfo Sodré[21]
19848° lugar2-ANo meu tempo de criançaAdolfo Sodré[21]
19855° lugar2-ACoroação da rainha GingaAdolfo Sodré[21]
19867° lugar3Tá nas praçasAdolfo Sodré[21]
198711° lugar3
(terceira divisão)
Reminiscências carnavalescasAdolfo Sodré[21]
19884° lugar4Villa-LobosMarcio DorionWágner e Timbó[21]
1989Vice-Campeã4De um pais tropical a Vila vem de Jorge BemMarcio Dorion[21][22]
19908°lugar2A beleza da Vila, com Paulinho da Viola, a PoesiaMarcio Dorion[21]
199111° lugar2Palmas para mim que eu mereço
Compositores: Boca Miúda, Barbeirinho, Bigode.
Jordey de Paula e Oscar Alcântara[21]
19929ºlugar2Portela e Império encantam MadureiraJordey de Paula e Oscar Alcântara[21]
199312°lugar2O que é que o negro temJordey de Paula e Oscar Alcântara[21]
199412°lugar3O coração do mundo do sambaJordey de Paula e Oscar Alcântara[21][23]
19953°lugar2As sete cores do arco-írisJordey de Paula e Oscar Alcântara[21][24]
19965°lugarDMaria Augusta, é mestra, é sorte, é carnavalJordey de Paula e Oscar Alcântara[21]
19974°lugarDO oráculo sagrado de AtlântidaJordey de Paula e Oscar Alcântara[21]
19986°lugarDVila Santa Tereza nas terras do MaranhãoZezinho de Oiá[21]
19996°lugarDSanta Tereza voando nas asas da Beija-FlorLuis Cavalcante[21]
20006°lugarDBahia de todos os negrosCidinho[21]
20014°lugarDPalmares, a festa da liberdade
Compositores:José Lúcio dos Santos Cruz.
João CarlosXavier, Léo e Waguinho[21]
20024°lugarDNas Asas da Ilusão, deixei viajar meu Coração
Compositores:Tico do Gato e Xavier
Marco Aramha, Ley Vaz, Marcyo de Olliveira, Célio de Araújo e Joelson EstevãoXavier, Léo e Waguinho[25]
200311°lugarDA cor do pecado
Compositores:Celso Martins, Samuel, Jorge e Iran.
João CarlosRaimundo de Barros Filho[26]
20046°lugarENa ginga dos Bambas, 70 anos de glórias da Associação das Escolas de Samba
Compositores:Ivanisia, Fernando Totcha, Tunico, Wando de Menezes e Francisco.
Jefferson Machado e Flávio RodriguesRaimundo de Barros Filho[27]
20055° lugarEMax Lopes, na magia da criação
Compositores:Claudinho da Vila, Tuninho da Padaria, João do Valle, Salvador, André do Cavaco e Edson Papudo.
Adilson Correia e Gilberto LanioJoão do Vale e Jorge Do[28][29]
20063ºlugarEQue comédia é essa?
Compositores:Celso Martins, Meia Noite, Samuel, Jorge Veruga, Marcelo Bagulhão e Edinho do Parque São Luiz.
Sérgio MarceloPortuguês[30][31]
2007Vice-CampeãoE50 Anos de glórias, a Vila canta e conta a sua históriaSandro Gomes, Ivanísia, Celso Tito, Jorge Bucco, Samuel e Jorge VerrugaPortuguês[32][33]
20089º lugarDOs SuburbanistasTereza Oliveira da SilvaJorge Chatuba[34][35]
2009Vice-CampeãoRJ-3
(quinta divisão)
Pindorama, o nascimento do BrasilSandro GomesAugusto César[36]
20108º lugarRJ-2Que rei sou eu? Do castelo real à corte do carnavalLuiz de OliveiraAugusto César[37]
2011CampeãCAmazônia – Memórias da Floresta de Coração Verde
Compositores:Ivanísia, Alexandre Valle, Wander Timbalada, J. do Taxi, Girão e Igor Sorriso.
Sandro GomesAugusto César[38]
20127º lugarBA Vila na magia dos brinquedosRaphael Torres e Alexandre RangelAugusto César[39][40][41]
201319º lugarSérie AAxé - No caminho das águas sagradas
Compositores:Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Carlos Ferreira, Robert Farrow, Victor Rangel e Tiãozinho Cruz.
Guilherme AlexandreTiãozinho Cruz[3][4][42]
20149º lugarBUruraíSandro GomesNiu Souza[8][9][43][44]
201515º lugarSérie BAquarela Negra de DebretMarcus FerreiraNiu Souza
20169º lugarCPodem aplaudir, a minha Vila vai passar! São 60 anos de histórias para contarPlínio SantosJovaci[10]</ref>[45]
20178° lugarCAbracadabraPlínio SantosBruno Revelação
2018C
Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Unidos da Vila Santa Tereza

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmios recebidos pelo GRES Unidos da Vila Santa Tereza.
AnoPrêmioCategoria / premiadosDivisãoRef.
2007Troféu Jorge LafondVice-campeã do Grupo EGrupo E[46]
2008Troféu Jorge LafondAla mirimGrupo D[47]
2009Troféu Jorge LafondPremiação especialGrupo RJ-3[48]
2011Troféu Jorge LafondCampeã do Grupo CGrupo C[49]
2013Troféu ApoteoseAla de passistasSérie A[50]

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário