sexta-feira, 3 de março de 2017

Vizinha Faladeira

Vizinha Faladeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vizinha Faladeira
Bandeira da ARES Vizinha Faladeira.png
Fundação10 de dezembro de 1932 (84 anos)
Cores
 Azul
 Vermelho
 Branco
SímboloSereia[1]
BairroSanto Cristo[1]
PresidenteDavid dos Santos
Presidente de honraMarcus Vinícius
CarnavalescoJean Rodrigues
Intérprete oficialMarcelinho da Vizinha
Diretor de carnavalCapoeira
Diretor de harmoniaComissão de Harmonia
Daniel Katar
Everaldo Cassimiro
Glaucias
Diretor de bateriaMestre China
Rainha da bateriaLu Fogaça
Mestre-sala e porta-bandeiraJorge Vinícius e Laís
CoreógrafoAdilson Lourenço
Desfile de 2017
EnredoA Última do Português a que nem Camões contaria...
Associação Recreativista Escola de Samba Vizinha Faladeira, fundada a 10 de dezembro de 1932, por David da Silva Neves, é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro, que esta sediada no bairro do Santo Cristo na zona portuária.
Uma das mas antigas escolas de samba do Brasil, a Vizinha Faladeira foi a primeira escola de samba a ter uma comissão de frente[carece de fontes], além de ser a primeira a utilizar enredos internacionais e trouxe também diversas inovações e novidades, que atualmente são utilizadas nos desfiles carnavalescos, como: Introdução do carro alegórico utilizado numa escola de samba; Ala infantil; Utilização de instrumentos de percussão mais leves e sofisticado. A escola também é conhecida por ter ficado com as atividades paralisadas por 50 anos. Em sua história, destacam-se os enredos sobre contos infantis.
Possui seis títulos, sendo campeã da divisão Principal do carnaval em 1937. Conquistou também títulos nas divisões de Acesso, sendo dois do Grupo D em 1990 e 2015, dois do Grupo C em 1992 e 2016, um do Grupo B em 2004.
A conquista consecutiva dos dois últimos campeonatos nas divisões de Acesso, coroaram o renascimento da escola considerada uma das mais antigas e tradicionais do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

O nome da escola surgiu como uma espécie de ironia a duas moradoras da Rua da América, a "Velha França" e a "Velha do Beco", conhecidas e afamadas faladeiras das vidas alheias no bairro, inspiraram a criação da Vizinha Faladeira.
Fundada em 1932, a escola desfilou pela primeira vez em 1933[2]. No ano seguinte, com o enredo Malandro Regenerado, a escola trouxe 12 luxuosas limusines, com pessoas bem vestidas, formando a comissão de frente. Gambiarras iluminavam a avenida, num desfile em que, apesar de delirantemente aplaudida, a escola obteve o 6º lugar.[3]
Para o carnaval de 1935, foram contratados os irmãos Garrido, os melhores cenógrafos da época. O enredo escolhido para o desfile foi Samba na Primavera. Naquele ano, segundo alguns estudiosos, a Vizinha teria apresentado o primeiro carro alegórico utilizado numa escola de samba: um caramanchão sobre rodas. A comissão de frente veio montada a cavalo. Mais uma vez o sucesso foi extraordinário, mas a escola ficou novamente apenas em 4º lugar.[4]
Em 1936, quando o público e a imprensa aguardavam mais novidades, a Vizinha apresentou o enredo Ascensão do Samba na Alta Sociedade. Pela primeira vez desfilou uma ala de damas, com sombrinhas. Os integrantes da bateria vieram fantasiados de malandros, com seus instrumentos de barrica francesa. Uma sofisticação, já que as outras escolas traziam instrumentos pesados e de má qualidade de som.[carece de fontes]. Novamente obteve o 6º lugar.[5]
Uma só bandeira foi o enredo de 1937, uma homenagem às bandeiras nacional e dos estados. Naquele ano, o luxo e o esplendor das sedas fornecidas só foram superados pelas 40 gambiarras que a escola trouxe, iluminando a Praça Onze com as luzes flamejantes dos lampiões de carbureto. Foi um grande contraste com as co-irmãs, iluminadas com velas e lamparinas. Naquele ano, a escola conquistou seu único título da divisão principal.[6]
Em 1939, a Vizinha Faladeira trouxe o maior carnaval da década de 30. O enredo Branca de Neve e os 7 Anões teve, pela primeira vez no carnaval, uma ala infantil, fantasiada de anões, e apresentou, também pioneiramente, destaques luxuosos, em cima dos carros. A consagração foi total.[carece de fontes] Quando todos esperavam o bicampeonato, veio a decepção: a escola foi desclassificada por infringir o item do regulamento que proibia temas estrangeiros.[7]
Devido a este fato, a diretoria resolveu acabar com aquela que fora a maior, a mais rica, a mais irreverente e revolucionária escola da época.[carece de fontes] Mas em respeito a seus componentes e ao grande público a diretoria preparou a última surpresa: no Carnaval de 1940, a Vizinha desfilou normalmente até divisar o palanque dos julgadores, parando mesmo antes de se apresentar para os mesmos e desfraldando uma faixa com os dizeres: "Devido às marmeladas, adeus Carnaval. Um dia voltaremos", e desfilou por trás do palanque dos julgadores, caracterizando-se assim, o primeiro e mais importante protesto em desfiles de Escolas de Samba até os dias de hoje.
No dia 6 de janeiro de 1989, quase cinquenta anos após ficar com a bandeira enrolada, foi convocada uma assembleia geral e foi revivida a escola, que desfilou no Grupo de Acesso no ano de 1990. Foi campeã com um enredo sobre Clara Nunes. Esse resgate da escola contou com um grupo de pessoas ilustres e de boa vontade, agregando os trabalhadores do porto e os moradores dos bairros da Saúde, Santo Cristo, Morro do Pinto, Providência, além de pessoas da Zona Sul, que começam a descobrir a escola. Mas os tempos são outros e a escola, apesar de ter conseguido chegar ao segundo grupo na década de 90 e repetindo esse feito na primeira década dos anos 2000, ainda sente dificuldade de se manter nos principais grupos do carnaval carioca.
Em 2003, a escola resolve trocar a sua bandeira. O antigo símbolo da vizinha linguaruda foi deixado de lado e surgiu uma sereia em seu lugar. A vizinha linguaruda foi o símbolo da primeira formação da escola, nos anos 30, e mantida durante alguns anos após a volta da escola aos desfiles. O novo símbolo deu sorte e a escola conquistou mais um título em 2004, conseguindo ascender ao Grupo A[8], no qual permaneceu por dois anos, de 2005 até 2006[9], quando foi rebaixada para o Grupo B. Em 2008, terminou na penúltima posição no grupo B, tendo que desfilar no Grupo C em 2009.
Em 2010, trouxe como enredo Uma viagem fantástica viagem no mundo do pirlimpimpim, novamente uma temática infantil, cantada num samba de seis autores, totalmente em menor. Terminou na 5º colocação, permanecendo no mesmo grupo para 2011. No ano de 2012, terminou na penúltima posição no grupo D, caindo para o desfile de terça-feira, que seria o do Grupo E. Com a promoção das escolas do Grupo B ocorrida para o ano seguinte, a escola desfilou novamente pelo Grupo D (quinta divisão), que passou a ser o último grupo.
Nesse ano a agremiação foi muito afetada pelas obras de revitalização da Zona Portuária.[10].
Seu desfile em 2012 foi considerado pela imprensa especializada como de campeã[11], mas a escola acabou penalizada em obrigatoriedades.[carece de fontes] Na apuração, acabou rebaixada para bloco de enredo, em um resultado considerado muito controverso pela mídia.[12] A diretoria da Vizinha criticou duramente a diretoria da AESCRJ, recém-eleita, à qual a escola fazia oposição, uma vez que a Unidos do Anil teria usado um carro alegórico da Unidos de Villa Rica, que desfilou dois dias antes, e a Matriz de São João de Meriti havia recebido notas no quesito alegoria sem apresentá-lo (seu único carro quebrou no início do desfile).[13][14] Seu presidente, Quinzinho, definiu o episódio como "uma punhalada".[13]
Após protestos[15] e uma ação judicial, a Vizinha e outras duas escolas rebaixadas conseguiram uma liminar para serem incluídas na ordem de desfile do Grupo D para o Carnaval de 2014.[16]. mas após conversas, desistiu da ideia de desfilar nesse ano, estando como escola convidada, em 2015.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Jorge Alexandre "Quinzinho"2012-Junho 2014[17]
David dos SantosJunho 2014 - atualidade[18]

Presidente de honra[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Marcus ViníciusJunho 2014-atualidade[19]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor geral de harmoniaMestre de bateriaRef.
2013Macaco BrancoMarquinhos PeryJorginho[20]
2015Capoeira, Everaldo e Gláucia (dir. artística)Daniel Katar, Everaldo Cassimiro e GláuciaMarcos Mattos "Marcão"[21]
2016Capoeira, Everaldo e Gláucia (dir. artística)Fernando Araujo "Nando"Mestre China[21]

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2013Milton Filho
2015Adilson Lourenço[22]
2016Adilson Lourenço[22]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2013Paulo e Patrícia[23]
2015Jorge Vinícius e Laís[24]
2016

Côrte de bateria[editar | editar código-fonte]

AnoRainhaMadrinhaRef.
2013Lú Fogaça
2015Lú Fogaça[25]
2016Lú Fogaça

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Vizinha Faladeira
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
Desfilou, sem classificar no ano de 1933[1][26]
1934Sem classificaçãoMalandro RegeneradoIrmãos Garrido[1][26]
19354º lugarÚNICOSamba na PrimaveraIrmãos Garrido[1][4][26]
19366º lugarÚNICOAscensão do Samba na Alta SociedadeIrmãos Garrido[1][26]
1937CampeãÚNICOUma só bandeiraIrmãos Garrido[1][6][26]
Não houve desfile em 1938[27]
1939DesclassificadaÚNICOBranca de Neve e os 7 AnõesIrmãos Garrido[1][26]
1940Desfilou por trás da comissão, em protestoÚNICOCarnaval para o povo[28]
Esteve inativa de 1940 a 1989
1990CampeãDClara Nunes, o canto de um povo
Compositores: Nenem, Pintado e Paco
Jorge Nova[1][26]
19914º lugarCEu sou o samba
Compositores: Nenem, Pintado e Paco
Jorge Nova[1][29]
1992CampeãCQuem é do mar não enjoa
Compositores:
Jorge Nova[1][26]
199310º lugarBUm ser criança
Compositores: Regina, Nogueira, Carlinhos e Luizinho
Sérgio Murilo[1][30]
1994Vice-CampeãBSou Rei - Sou Rainha - Na corte da Vizinha
Compositores: Luciano Felisberto
Paulo Barros e Henrique Celibe[1][26]
19956º lugarAO Relicário do samba
Compositores: Carlos Pessoa, Ageu Coisa Boa, Arthur e Ticarlos
Paulo Barros e Henrique CelibeCarlinhos Emoção[1][26]
19964º lugarAElba Popular Brasileira
Compositores: Chapelen, Mingal e BH
Jorge NovaCarlinhos Emoção[1][26]
199710º lugarALan, a cara alegre e colorida do Rio
Compositores: Regina, Ivone Lira, Carlinhos Lauvitor e Luizinho Proença
Sylvio CunhaCarlinhos Emoção[1][26]
19987º lugarBCem anos de existência: tome Providência
Compositores: Regina Lira, Ivone Lira e Juruna da Mangueira
Júlio MattosCarlinhos Emoção[1][26]
199910º lugarBSou Vizinha Delirando a Passarela, É Paulínea na SapucaíGuina Nascimento e Carlos MazzarellaCarlinhos Emoção[1][26]
20004º lugarCMata Atlântica - SOS nos 500 do Brasil
Compositores: Nelci, Jero e Helinho 107
Comissão de CarnavalCarlinhos Emoção[1][26]
200110º lugarBUarará, o fruto da vida
Compositores: Luisinho Oliveira, Márcio Alexandre e Henrique Guerra
Comissão de CarnavalCarlinhos Emoção[1][31]
20025º lugarBNem tudo que reluz é ouro
Compositores: Rafael, Humberto, Robinho, Maggaiver, Aloysio Madrugada, Luisinho Oliveira, Henrique Guerra, Márcio Alexandre e Wagui
Paulo BarrosCarlinhos Emoção[1][32]
20037º lugarBTodo mundo tem família - A história é a mesma, só muda o endereço
Compositores: Helinho 107, Alexandre Português, Sérgio Aguiar, Cacá Santos e Betinho do Cavaco
Lilian RabelloMarcelinho da Vizinha[1][33]
2004CampeãBA Bela Adormecida
Compositores: Helinho, Tito, Ivanísia, Si e Newton Moreno
Flávio PolicarpoMarcelinho da Vizinha[1][8][34]
20057º lugarA2222 Gil, o Expresso da Cultura no Brasil
Compositores: Lula, Dr Magson, Clóvis e Humberto
Flávio Policarpo e Antônio SérgioMarcelinho da Vizinha[1][35]
20069° lugarAAdorável loucura na cidade do encantamento
Compositores: Neném Filho, Leo Torres, Klaus Munan e Ivan Zevete
Severo LuzardoMarcelinho da Vizinha[1][9][36]
20075º lugarBOduduya - a volta ao tempo da criação
Compositores: Sérgio Aguiar, Menor, JR e Léo Torres
Jorge CaribéMarcelinho da Vizinha[1][37]
200813º lugarBVizinha Faladeira no Brasil das maravilhas
Compositores: Diego Ferreira, Vinicius Ferreira, Thiago Lepletier, Renato Buarque, Vlad Nascimento, Freddy Ferreira e Ricardinho Delezcluze
Laerte GuliniMarcelinho da Vizinha[1][38]
20096º lugarRJ-2 (Atual Série C)A luz da vida jamais se extinguirá
Compositores: Thiago Lepletier, Cadu, Vinicius Ferreira, Igor Sorriso e Freddy Ferreira
Walter GuimarãesIgor Sorriso[1][39]
20105º lugarRJ-2 (Atual Série C)Uma viagem fantástica viagem no mundo do pirlimpimpim
Compositores: Thiago Lepletier, Freddy Ferreira, Renato Buarque, Dida Ferreira e Palmieri
Orlando JúniorLico Monteiro[1][40]
201116º lugarCVizinha Faladeira dá as cartas
Compositores: Orlando Professor, Luiz Fernando, Miguelzinho Bezerra, Pakato do Cavaco e Rodolfo Caruso
Jorge CastroMiguelzinho
Beiço
[1][41]
201212º LugarDA essência da vida... O progresso social sob a liberdade e igualdade
Compositores: Pedro Miranda, Zé Mário, Serginho, Sidney Sá, Leandro Santos e Madalena
Newton Ribeiro e Carlos CavalliereFábio Ribeiro[1][42]
201310º lugarDO Brasil está em festa. A visão da pioneira!
Compositores: Mestre Jorginho, Maninho, Paulo Roberto, Patrícia, Bruno Caeiros e André Lúcio
Newton Ribeiro e Carlos CavalliereFábio Ribeiro[1][43]
Não desfilou em 2014.
2015CampeãDAqui onde nada tinha, quem a esse porto vinha, dava de cara com a Vizinha! Agora no novo porto
Compositores: China, Claudinho Raiz, Niquinho, Paulo Velho e Luiz Sapatinho
Jean RodriguesMarcelinho da Vizinha[44]
2016CampeãCAssim caminha a humanidade
Compositores: Orlando Professor, Luiz Cordeiro, Miguel Beserra e Rodolfo Caruso
Jean RodriguesMarcelinho da Vizinha[45][46]
20177º LugarBA Última do Português a que nem Camões contaria...
Compositores: Junior Nascimento, Betinho do Cavaco, Leandro RC, j. do Táxi, Gui Cruz e Flavinho
Jean Rodrigues
2018Série B

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos da ARES Vizinha Faladeira
DivisãoTítulosCarnavais
WikiCup Trophy Gold.pngGrupo Especial11937
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngSérie B12004
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngSérie C21992 e 2016
Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).pngSérie D21990 e 2015

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
CommonsImagens e media no Commons

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmios recebidos pela ARES Vizinha Faladeira.
AnoPrêmioCategoria / premiadosDivisãoRef.
1999S@mba-NetBateria (Diretor responsável: Mestre Jorge Luiz "Rey")Grupo B[47]
2002S@mba-NetConjunto de fantasiasGrupo B[48]
Revelação (Tulane - Princesa mirim da escola)
2004S@mba-NetMelhor desfileGrupo B[49]
Bateria (Diretor responsável: Mestre Jorginho)
Comissão de frente (Coreógrafo responsável: Alexandre Henrique)
Conjunto alegórico
Troféu Jorge LafondEnredo ("A Bela Adormecida")[50]
Comissão de frente (Coreógrafo responsável: Alexandre Henrique)
Alegoria
Personalidade (Waldir Paim)
Personalidade (Damásio Dezidério)
2005Troféu Jorge LafondBateria (Diretor responsável: Mestre Jorginho)Grupo A[51]
2006S@mba-NetBateria (Diretor responsável: Mestre Jorginho)Grupo A[52]
2007S@mba-NetBateria (Diretor responsável: Mestre Lolo)Grupo B[53]
Troféu ParangoléJorge Caribé (Pela ousadia no uso de palhetas monocromáticas, inventividade no uso de materiais,
funcionalidade leveza e visualidade das esculturas da comissão de frente)
[54]
2009Troféu Jorge LafondSamba-enredo
("A luz da vida jamais se extinguirá" - Compositores: Thiago Lepletier, Cadu, Vinicius Ferreira, Igor Sorriso e Freddy Ferreira)
Grupo RJ-2[55]
Ala mirim
2013OSK do SambaBateriaGrupo D[56]
Comissão de Frente
Samba na VeiaSamba-enredo[57]
Bateria
Rainha de bateria
2015OSK do SambaBateriaGrupo D[58]
Samba-enredo
Intérprete
Mestre-sala e Porta-bandeira
Enredo
Samba na VeiaSamba-enredo[59]
Enredo
Troféu Jorge LafondCampeã do Grupo D[60]
Plumas & PaetêsCompositores (Claudinho Raiz, China, Niquinho, Paulo Velho e Luiz Sapatinho)[61]
Pesquisador (Jean Rodrigues)
2016OSK do SambaEnredoSérie C[62]
Velha Guarda
Escola
Plumas & PaetêsCarnavalesco (Jean Rodrigues)[63]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Marcadas para viver: a luta de cinco escolas, João Pimentel, Rio de Janeiro: Editora Verso Brasil, 2012.[64]

Nenhum comentário:

Postar um comentário