terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Acadêmicos do Tucuruvi

Acadêmicos do Tucuruvi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
G.R.C.S.E.S. Acadêmicos do Tucuruvi
Fundação1 de fevereiro de 1976 (41 anos)
Escola-madrinhaFio de Ouro
Cores
 Azul
 Branco
 Vermelho
 Amarelo
SímboloDiamante (na bandeira) e Gafanhoto (mascote)[1]
BairroTucuruvi
PresidenteHussein Abdo ElSelam "Seu Jamil"
CarnavalescoWagner Santos[2]
Intérprete oficialAlex Soares
Diretor de carnavalComissão de Carnaval
Diretor de harmoniaSérgio Luis
Ricardo Rodrigues
Diretor de bateriaMestre Guma Sena
Rainha da bateriaDaniela Albuquerque
Musa da bateriaCíntia Mello
Mestre-sala e porta-bandeiraKawan Alcides e Waleska Gomes
CoreógrafoCheila Fusco
Desfile de 2017
EnredoEu sou a arte: Meu palco é a rua
Posição de desfile6ª - 05:05
24 de Fevereiro
www.academicosdotucuruvi.com.br
Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi é uma escola de samba da cidade de São Paulo, fundada em 1º de fevereiro de 1976 por um grupo de moradores do bairro do Tucuruvi. O símbolo adotado pela escola foi um gafanhoto, uma forma de homenagear o bairro, pois "tucuruvi" em tupi significa "gafanhoto verde". Suas cores no início eram o preto e amarelo, porém mudaram no começo da década de 80 para as cores atuais: azul e branco. Sua melhor colocação foi um Vice-campeonato onde ficou atrás apenas do Vai-Vai em 2011, sendo assim, batendo grandes agremiações como Unidos de Vila MariaMancha VerdeMocidade Alegre e Rosas de Ouro.

História[editar | editar código-fonte]

Sob a liderança de José Leandro, Oswaldo de Salva, Tininho e posteriormente, Nenê da Cuica e Aldo Amaral, resolveram fundar no dia 1º de fevereiro de 1976,uma Escola de Samba que receberia o nome de G.R. Acadêmicos do Samba do Tucuruvi.
O primeiro desfile da escola foi no ano de 1977. O carro alegórico era um gafanhoto que tinha como base uma Kombi coberta com tecido verde. De lá para cá, somente em 2006 o gafanhoto deixou de sair no abre-alas, pois o enredo falava da agricultura e a escola entendeu que um gafanhoto num enredo como este seria mal-interpretado.
O Tucuruvi subiu para o grupo especial pela primeira vez dez anos após sua fundação. O samba-enredo "Brasil em Aquarela" marcou a estreia da escola entre as grandes e ainda é recordado pelos sambistas paulistanos. Se manteve entre as grandes em 88 e 89, caindo e voltando em 93. Caiu em 94, mas subiu em 98, participando de todos os desfiles do Grupo Especial desde então. Suas melhores participações aconteceram em 1993, quando ficou em sexto lugar, e em 1999, quando ficou em quinto, ambas as vezes entre doze escolas, e nesta última vez voltando para o desfile das campeãs. Voltou também em 2000, quando ficou em sexto, mas entre quatorze agremiações e contou com a presença de Preto Jóia, campeão quatro vezes pela Imperatriz, como puxador, e Mestre Jorjão, ex-diretor de bateria da Mocidade e Viradouro. Outros personagens a ser lembrado da escola é o compositor Maurinho da Mazzei, vencedor de quase 40 sambas nas escolas e blocos de São Paulo e Ricardo Gonçalves (Soneca) por estar sempre presente desde a superação e o crescimento da escola.
Em 2009, a escola surpreende com um desfile simples, mas com muita emoção, homenageando a cidade histórica de Ouro Preto, com o enredo Ouro Preto - O esplendor barroco de uma Vila Rica. Relicário da pátria, patrimônio da humanidade terminando na 7º colocação.
Em 2010 a escola foi com o enredo São Luís... Um universo de encanto e magia, com novo carnavalesco: Wagner Santos, que veio da Unidos de Vila Maria. Um grande destaque do desfile foi as batidas de reggae na parte do samba-enredo. Foi considerada, na apuração, uma das favoritas ao título, estando empatado em primeiro lugar com a Rosas de Ouro e a Mocidade Alegre durante boa parte da divulgação das notas, até que no quesito evolução perdeu preciosos pontos que a fizeram ir até a 8ª posição. Se não houvesse descarte de notas, o Tucuruvi chegaria na quarta posição.
Para 2011 a Tucuruvi anunciou que faria uma homenagem aos nordestinos em seu enredo, o que rendeu a agremiação ameaças por e-mail de extremistas. Apesar de criticada por alguns pelo enredo, a Tucuruvi apresentou um belíssimo carnaval na avenida, conseguindo um inédito Vice-campeonato, a mais alta colocação já obtida pela escola no carnaval, superando agremiações de peso como Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, tendo ficado apenas 0,25 pontos atrás da campeã Vai-Vai, um resultado merecido para a escola até então considerada de médio porte.
Para o carnaval 2012 a Tucuruvi perdeu Freddy Vianna, o intérprete que depois de 11 anos como cantor principal da agremiação se transferiu para a Mancha Verde, e trouxe de volta, Waguinho, que estava na Mancha Verde. No dia 31/08 a escola divulga uma nota, em que confirma a rescisão do contrato com o Waguinho por descontentamento do intérprete pela a eliminação do samba dele nas eliminatórias da escola. Em seu lugar, Igor Vianna, jovem intérprete carioca, com passagens por Santa Cruz e Cubango assumiu o posto, e foi a voz da escola em 2012, em anúncio feito no dia 12/09. Apresentou de novo um belíssimo desfile, estando em boa parte da apuração em 1º Lugar, mas com três notas 9,8 no quesito Harmonia, a escola ficou em 6º lugar.
Para 2013, inicialmente, a agremiação Acadêmicos do Tucuruvi, iria homenagear o estado de Rondônia, com o enredo Rondônia: das trevas à luz. Estava tudo praticamente certo quanto ao enredo. Porém, em julho, a agremiação resolveu cancelar o enredo. Segundo o carnavalesco Wagner Santos, a escola precisava de um tema mais alegre depois da morte da mulher do presidente Hussein Abdo ElSelam, o Seu Jamil, em maio. Sendo assim, foi acertado a homenagem ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi, com o enredo Mazzaropi, o adorável caipira - 100 anos de alegria!. O desfile da escola foi alegre e luxuoso, sendo considerada uma das grandes favoritas ao título durante toda a apuração, ficou em 5° lugar empatada com Império de Casa Verde, no quesito desempate,a escola pecou em evolução e por pouco não voltou no sonhado desfile das campeãs, apesar de tudo, o espetáculo lhe fez repetir o 6º lugar. E lhe garantiu três estandartes de Ouro como Melhor Enredo, Melhor Samba-Enredo e Melhor Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira (Thais Paraguassú e Róbinson) de 2013.
Em 2014 a escola da Cantareira manteve a ideia de levar diversão para a avenida através de enredo lúdico, contando um pouco da imaginação infantil com brincadeiras, danças, elementos e personagens que fizeram e fazem parte da alma da criança. Novamente com a competência dos últimos desfiles, a Tucuruvi finalmente conseguiu retornar no desfile das campeãs, conquistando um expressivo 4º Lugar, e confirmando a boa fase na qual a escola se encontra.
Para o carnaval de 2015, a agremiação resolveu dar uma estruturada no seu time, trocando o mestre de bateria, o casal de mestre sala e porta bandeira e com o enredo "Entre confetes e serpentinas, Tucuruvi relembra as marchinhas do seu, do meu, do nosso carnaval" a escola da Cantareira falou sobre a história da folia através das marchinhas, que começaram no Rio de Janeiro, passaram pelos bailes de salões, pelos carnavais de rua, até chegar ao Sambódromo, apesar de seu desfile grandioso, a escola perdeu pontos nos quesitos samba-enredo e fantasia, ficando em 6º lugar, porém mesmo assim conquistou três troféus nota 10, como Melhor Harmonia, Melhor Enredo e Melhor Carnavalesco.
Em 2016, a escola da Cantareira trouxe o enredo: "Celebrando a religiosidade, Tucuruvi canta as festas de fé", fez um desfile luxuoso, extremamente técnico e com muita riqueza de detalhes, porém perdeu pontos preciosos nos quesitos: Enredo, Alegoria e Evolução, amargando um 10º lugar.
Para o carnaval de 2017 a agremiação irá homenagear os artistas de rua, contando a história da cultura das artes urbanas através do enredo de título “Eu sou a arte: Meu palco é a rua”. Para este carnaval, a agremiação da Cantareira permaneceu com quase todo o seu time, alterando apenas o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, que a partir de agora passam a ser Kawan Alcides e Waleska Gomes.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Osvaldo de Salvo "Pargata"1976 - ?[3]
Hussein Abdo ElSelam "Seu Jamil"1983 - 1984
Horácio Bailão Mello? - 1991[4]
Hussein Abdo ElSelam "Seu Jamil"1992-atualidade[1][5]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor de harmoniaMestre de bateriaRef.
1997Feijão e Nenê
2000Jorjão
2001Jorjão
2010Roberto do AmaralAdamastor
2011Arnaldo AlmeidaJúnior e Ernandi MachadoAdamastor[6]
2012Arnaldo AlmeidaComissão de HarmoniaAdamastor[7]
2013Comissão de CarnavalComissão de HarmoniaAdamastor
2014Marcelo CoutinhoSergio Luis e Ricardo RodriguesAugusto[8][9]
2015Comissão de CarnavalSergio Luis e Ricardo RodriguesGuma Sena[10]
2016Comissão de CarnavalSergio Luis e Ricardo RodriguesGuma Sena
2017Comissão de CarnavalSérgio Luis e Ricardo RodriguesGuma Sena[11]

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2001-2009Marcia Janete[12]
2010-atualCheila Fusco[10]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
1997Marcos Túlio e Solange
1998e Solange
2000-2001Dionízio e Ana Paula
2002-2006Naldinho e Thaís Paraguassú
2007Fabiano e Thaís Paraguassú
2008Emerson e Thaís Paraguassú[13]
2009-2014Róbinson e Thaís Paraguassú[nota 1][12][7]
2015-2016Renatinho e Fabíola Trindade[10][14][15]
2017-Kawan Alcides e Waleska Gomes[16]

Corte da bateria[editar | editar código-fonte]

Sheilla Mello foi madrinha de bateria da escola, nos anos de 2009 a 2011
Anos
Rainha de bateriaMusa da BateriaMadrinha de BateriaPrincesa de BateriaRef
2000 - 2002Edna Velho
2003Gaby Viana
2004Gaby VianaRenée de Oliveira
2005Valéria Valenssa
2006Renée de OliveiraValéria de PaulaLuísa Mell[17]
2007Valéria de PaulaRenée de OliveiraLuísa Mell[18]
2008Valéria de PaulaRenée de OliveiraNúbia Óliiver
2009 – 2011Valéria de PaulaRenée de OliveiraSheila Mello
2012Valéria de PaulaRenée de OliveiraCaroline Bittencourt[19]
2013Valéria de PaulaRenée de OliveiraCaroline BittencourtLívia Andrade
Thaíz Schmitt
[20][21]
2014Nadege DelduqueRenée de OliveiraLívia AndradeMichele Alves[22]
2015Nadege DelduqueRenée de OliveiraMichele Alves
2016Aline RiscadoCíntia Mello[23][24]
2017Daniela AlbuquerqueCíntia Mello

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Acadêmicos do Tucuruvi
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
19775º lugar2-UESPGafanhoto Verde, "Glórias ao Samba"
1978Campeã2-UESPSonho de Carnaval
19793º lugar1-UESPViagem nas Cores, Cecília Meireles
1980Campeã1-UESPGigante das Artes
19813º lugarAcessoRevista Musicada
19813º lugarAcessoNair de Teffé (caricatura)
19833º lugarAcessoBahia de Encantos e Magia
19844º lugarAcessoMaurício de Nassau em terras de Santa Cruz
19854º lugarAcessoMiscigenação das Raças (de onde vem)
1986CampeãAcessoCarnaval, alegria do povo
19878º lugarEspecialBrasil em Aquarela
19888º lugarEspecialNo Reino da Fantasia fui Rei por um DiaRitolo
19899° lugarEspecialEsperança de um PovoMozar
19903º lugarAcessoPintando o Sete
19915º lugarAcessoQuatro Ases e um Coringa[4]
1992Vice-campeãAcessoO samba pede Passagem
19937º lugarEspecialDa fruta que você GostaFauze Abdo El SelamDjalma Pires
199412º lugarEspecialCalçadas MusicaisFauze Abdo El SelamDjalma Pires
19956º lugarAcessoAlô, alô RespondePedro Luis Pinotti
19964º lugarAcessoÁgua VivaPedro Luis Pinotti
1997Vice-campeãAcessoArte e Manhas BrasileirasPedro Luis PinottiEdson Liz
199810º lugarEspecialNa Trilha do Tesouro, Nem todo Mar é Azul, nem todo Amarelo é OuroJosé Carlos LisboaVaguinho
19995° lugarEspecialSanta Catarina - O Circuito da AlegriaJerônimo GuimarãesVaguinho
20006º lugarEspecial90 Milhões em Ação, na Tristeza e na Felicidade
Compositores: Maurinho da Mazzei, Break do Cavaco e Clóvis Pê
Jerônimo GuimarãesPreto Jóia
20017° lugarEspecialSão Paulo dá Samba, Olha aí o Nosso Carnaval
Compositores: Landro, Pagodinho, Luis Ferracini e Gustavo
Marco Aurélio RuffinFreddy Vianna
20029° lugarEspecialHistória, Cultura, Progressos Mil - Uberlândia Faz Pulsar o Coração do Brasil
Compositores: Kadu, Bola, Murillo, Ferrera, Jelleya
Marco Aurélio RuffinFreddy Vianna
20039° lugarEspecialNão Calem a Minha Voz
Compositores: Pixuca, Kalil, Palhinha, Luciano
Marco Aurélio RuffinFreddy Vianna
20047° lugarEspecialTá na Mesa! Com a CEAGESP é Fome Zero
Compositores:Luís Ferracini, André Sanches e Waguinho
Marco Aurélio RuffinFreddy Vianna
20056º lugarEspecialSamba, Sombra e Água Fresca - Cantareira, o Pulmão Verde de São Paulo
Compositores:Luis Ferracini, Vaguinho, Murilo TK, Alencar
Marco Aurélio RuffinFreddy Vianna
20069º lugarEspecialAgricultura - A Fé do Homem do Campo em Cultivar, Ensinar e Aprender Especial
Compositores:Luis Ferracini, Murillo TK, Didi Pinheiro e Luis Carlos
Eduardo CaetanoFreddy Vianna
20079º lugarEspecialRenovar é Preciso... para que o Viver seja Possível
Compositores: Luís Ferracini, Murillo TK, Sérgio, Ferreira, Chumbinho
Lucas PintoFreddy Vianna[18]
200812º lugarEspecialHummm!!!É tempo de sorvete. Do Oriente ao Ocidente, alimento refrescante e nutritivo
Compositores: Diley Machado, Fábio de Paula, Moraes e Rodrigo Rocha
Armando BarbosaFreddy Vianna
20097º lugarEspecialOuro Preto - O esplendor barroco de uma Vila Rica. Relicário da pátria, patrimônio da humanidade
Compositores: Sidnei(Chumbinho), Vladimir, Vaguinho e Wellington
Fábio BorgesFreddy Vianna
20108º lugarEspecialSão Luís do Maranhão. Um Universo de Encantos e Magias
Compositores: Rodrigo Atração, André Filosofia, Walter Jr., Edson, Nocera, Miguelzinho SA, Rodolfo e Rodrigo Minueto.
Wagner SantosFreddy Vianna
2011Vice-campeãEspecialOxente, o que seria da gente sem essa gente? - São Paulo, Capital do Nordeste!
Compositores: Vaguinho, Edu Leão, Doutor, Rigolon e André União
Wagner SantosFreddy Vianna
20126º lugarEspecialO Esplendor da África no Reinado da Folia
Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho.
Wagner SantosIgor Vianna[25]
20136º lugarEspecialMazzaropi, o adorável caipira - 100 anos de alegria!
Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho.
Wagner SantosIgor Sorriso[26]
20144º lugarEspecialUma fantástica viagem ao mundo da imaginação infantil
Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho.
Wagner SantosWantuir[27]
20156° lugarEspecialEntre confetes e serpentinas, Tucuruvi relembra as marchinhas do seu, do meu, do nosso carnaval
Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho.
Wagner Santos[2]Clayton Reis[28]
201610° lugarEspecialCelebrando a religiosidade, Tucuruvi canta as festas de fé
Compositores: Arlindo Neto, Bruno Govetri, Carlos Jr, Igor Soró, João Batucada, Leandro Augusto, Marcelo 77 e Tim Peixoto
Wagner SantosAlex Soares
20178º lugarEspecialEu sou a Arte: Meu palco é a rua
Compositores: Carlos Junior, Fabiano Sorriso, Márcio André, Marcos Vinicius, Wellington da Padaria, Beto Rocha e Biel.
Wagner SantosAlex Soares[29]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Grupo de Acesso1986
Grupo 1-UESP1980
Grupo 2-UESP1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário