terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde

Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde é uma escola de samba, originada a partir da torcida organizada do Palmeiras. Começou como bloco carnavalesco, em 1995.

História[editar | editar código-fonte]

No começo do ano de 1995, a Mancha Verde (Palmeiras) decidiu participar do Carnaval, acertando sua participação junto à UESP, e alterando seu estatuto. Porém, devido a uma briga entre torcedores da Mancha e da torcida Independente, do São Paulo Futebol Clube, a justiça decretou, ainda naquele ano, a extinção do então Grêmio Recreativo Esportivo Cultural Torcida Mancha Verde como pessoa jurídica.
Como os integrantes da torcida continuaram se reunindo após isso, para que continuassem a poder fazê-lo de modo oficial, em 18 de outubro de 1995 assinaram a oficialização do Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Mancha Verde. Embora a Mancha como escola de samba tenha sido criada com novos CNPJ e estatuto, seus integrantes a consideram como a continuação da torcida extinta. Anos mais tarde, seria criada a torcida Mancha Alvi-Verde, desvinculada juridicamente da antiga torcida e então somente escola de samba.
Em 1996, ano de seu primeiro desfile, com um enredo alertando para a destruição da natureza, ficou em segundo lugar no Grupo de Espera (subindo para o Grupo Especial dos Blocos), em seu primeiro desfile oficial. No ano seguinte, cantando a "Noite paulistana, um convite ao prazer", vence pela primeira vez o concurso dos blocos do carnaval paulistano.
Em 1998, tendo como enredo a palmeira, torna-se bicampeã do Grupo Especial dos Blocos Paulistanos. Tudo levava a crer que a Mancha Verde poderia ter sucesso semelhante a Gaviões da Fiel, escola também oriunda de torcidas organizadas.
Na tentativa do terceiro título consecutivo, o já consagrado bloco alviverde acaba em segundo lugar, com o enredo "Vinho, o néctar dos deuses". Mesmo assim, foi consolidando-se como uma promissora escola de samba, tendo inclusive o seu samba cantado por Quinho, famoso intérprete de sambas-enredo.
Em 2000, a Mancha Verde estreia com escola de samba. Cantando um enredo questionador sobre os 500 anos do Brasil ("Brasil, que história é essa?"), fica em segundo lugar no Grupo 3 Oeste do carnaval de São Paulo, ficando atrás apenas da Lavapés, a primeira escola de samba paulistana. Este resultado eleva a escola ao Grupo 2.
Cantando os orixás no carnaval de 2001, vence pela primeira vez como escola de samba e ascende ao Grupo 1A, prosseguindo a sua vertiginosa senda de vitórias em apenas seis desfiles. No ano seguinte, homenageando a Força Sindical, vence o Grupo 1A e se aproxima do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.
Em 2003, uma nova meta a ser alcançada pela surpreendente e jovem escola de samba: chegar à elite do samba de São Paulo. Exaltando a cor mais brilhante no coração palmeirense - verde -, a Mancha Verde mostra a sua força perante as escolas de maior tradição que compunham àquele grupo (como Tom MaiorGRES Pérola Negra e Unidos de São Lucas). Por razões até hoje contestadas, a escola fica em terceiro lugar, meio ponto atrás da vice-campeã Imperador do Ipiranga e um atrás da campeã Acadêmicos do Tatuapé, as escolas que voltaram ao Grupo Especial.
Mas, ao invés do arrefecimento, o aguerrimento. Consertando os equívocos e aperfeiçoando as virtudes, a Mancha provou ser uma escola estruturada no carnaval de 2004. Cantando "A saga italiana em terra paulistana", faz um desfile sem erros e conquista, enfim, o tão sonhado título do Acesso e sobe ao Grupo Especial paulistano.
Em 2005, ano de sua primeira participação no grupo especial no Carnaval de São Paulo, terminou na 12ª colocação com um enredo sobre Mato Grosso.
Em 2006, a Mancha Verde forma, juntamente com a Gaviões da Fiel, o Grupo Especial das Escolas de Samba Desportivas. O regulamento da Liga prevê que caso duas escolas, que sejam ligadas a agremiações desportivas, estejam no Grupo Especial, as mesmas formariam um outro grupo, que só teria escolas de samba ligadas a torcidas de futebol. Após muita polêmica, a Gaviões consegue, dias antes do carnaval, uma liminar que lhe garante o direito de disputar o Grupo Especial, porém tal direito é negado à Mancha Verde, pois a Gaviões argumentou na justiça que tendo sido convidada pela Liga em finais dos anos 80, não teria esta o direito de impedi-la de disputar agora. Já Mancha tentou provar que por ser uma pessoa jurídica diferente, não seria ligada a nenhuma torcida organizada. O juiz, porém, usou como base para indeferir tal pedido o texto que constava no então site da entidade, que acabou funcionando como uma confissão da tese contrária. A Mancha foi assim obrigada a desfilar sozinha no Grupo de Escolas de Samba Desportivas, onde torna-se campeã. Porém às vésperas do desfile, a Mancha conseguiu negociar com a Liga a transferência do desfile, da madrugada de domingo para segunda, inicialmente a data prevista, para a madrugada de sábado para domingo, junto com as escolas do Grupo Especial, sendo também avaliada pelos mesmos jurados deste grupo. Essa avaliação lhe garantiu a sétima colocação geral, muito embora a Liga não reconheça esta classificação.
Em 2007, a Mancha Verde novamente foi colocada sozinha num grupo à parte, sendo obviamente declarada campeã deste grupo, e inclusive participando do desfile das campeãs, onde desfilou logo após a Gaviões da Fiel. Em relação ao Grupo Especial, obteve a décima-primeira colocação.
Em 2008, o Grupo Especial das Escolas de Samba Desportivas deixou de existir, fazendo com que Gaviões da Fiel e Mancha Verde voltassem a disputar com as outras escolas o título do Grupo Especial no carnaval.
Em 2009, falando sobre o estado de Pernambuco, com o tema Pernambuco: uma nação cultural!, a escola terminou na 10º colocação.
Em 2010, a Mancha Verde teve como enredo Aos Mestres com Carinho! Mancha Verde "ensina" como criar identidade! e teve também a volta do intérprete Celsinho do carnavalesco Cebola. Este último, desapareceu antes do desfile, pedindo desculpas posteriormente.[4] No final, a escola conseguiu ficar em 4º lugar e não se sagrou campeã por apenas um ponto: 269, contra 270 da Rosas de Ouro.
Para o carnaval de 2012 a Mancha Verde teve como novo intérprete Freddy Vianna, vindo da Acadêmicos Do Tucuruvi e desfilou com um enredo afro, o que não lhe era característico. Pela terceira vez seguida, obteve o 4º lugar.
Em 2013, a escola abordou a vida e as obras de Mário Lago no seu carnaval. Tendo feito um desfile luxuoso e empolgante, a escola vinha para brigar pelas primeiras posições, mas devido as notas baixas nos quesitos Harmonia, Fantasia e Mestre-Sala e Porta-Bandeira, a escola ficou em 13º Lugar, caindo para o Grupo de Acesso.
Para 2014, a escola foi a primeira a escolher o enredo, a reedição de 2006. Sua rainha de bateria, Viviane Araújo, não pôde desfilar, uma vez que o desfile coincidiu com o do Salgueiro. A escola foi vice-campeã com 269.3 e com isso, retornou ao Grupo Especial para 2015, quando falará sobre os 100 anos da Sociedade Esportiva Palmeiras.[5]
Em 2015, a escola levou para a avenida o enredo: "Quando Surge o Alviverde Imponente: 100 anos de Lutas e Glórias.", contando a história da Sociedade Esportiva Palmeiras e comemorando o seu centenário, a escola apresentou um desfile grandioso e muito luxuoso, mas não agradou aos jurados, ficando assim em 13º lugar, sendo rebaixada para o Grupo de Acesso.
Em 2016, a Mancha levou para a avenida o enredo "Da pré-história aos transgênios: Mato Grosso, uma Mancha Verde no coração do Brasil" reedição do carnaval de 2005, o primeiro ano da escola no Grupo Especial. Curiosamente, o enredo foi reeditado com o título original reduzido para "Mato Grosso, uma Mancha Verde no coração do Brasil". Fazendo um desfile luxuoso e correto, a Mancha conquistou o título somando 269,4 pontos, (com 1,20 pontos de vantagem sobre a vice campeã Tom Maior), sacramentando seu retorno ao Grupo Especial.
Em 2017, apostou no enredo sobre os Josés do país, terminando a apuração em 10º lugar.
Apesar de ser uma escola de samba ligada ao Palmeiras, a Mancha Verde possui em sua formação muitos componentes de todas as torcidas(Corinthians, São Paulo e Santos). Dentre os departamentos da escola de samba, se destaca a bateria "Puro Balanço" composta em grande número por torcedores "rivais".

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Paulo Rogério de Aquino "Paulinho Serdan"? - atualidade[6]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor geral de harmoniaMestre de bateriaRef.
2012Caju e R. Moleza
2013Caju
2014-2015Paolo BianchiXinxa e MarquinhosCaju[7][8][9]
2016Thiago Costa[10]
2017

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

PeríodoNomeRef.
2002 – 2014Mirian Justino[11]
2015 –Jonathan Bento, Marcos Aurélio e Wender Luciano[3]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2014-atualmenteMarcelo Luiz e Adriana Gomes[7]

Corte da Bateria[editar | editar código-fonte]

PeríodoRainhaMusaRef.
2004 – 2013Viviane Araújo
2014Duda Serdan, Aline Bernardes, Vanessinha Ortiz
Ivy Ikeda
[12]
2015 –Viviane Araújo[2]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Mancha Verde
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
1996Vice-campeãBlocos (espera)Sinal verde para a vidaComissão de CarnavalDouglinhas[13]
1997CampeãBlocosNoite Paulistana: Um convite ao prazerComissão de Carnaval[13]
1998CampeãBlocosMinha Terra tem PalmeirasGílson TavaresDouglinhas[13]
1999Vice-campeãEspecial (blocos)Vinho, Néctar dos DeusesRaul Diniz[13]
2000Vice-campeã3-UESPBrasil, Que História é Essa?Virgílio Ramos[13]
2001Campeã2-UESPA Busca da Paz no Axé dos OrixásVirgílio RamosAgnaldo Amaral[13]
2002Campeã1-UESPDe Lutas e Solidariedade - A Força do TrabalhadorGilson Tavares e Vírgilio RamosVaguinho[13]
20033º lugarAcessoNuances, Maravilhas da Verde Cor, Um Universo de EsplendorGílson Tavares e Vírgilio RamosVaguinho
2004CampeãAcessoSaga Italiana em Terra PaulistanaEduardo CaetanoVaguinho[13]
200512° lugarEspecialDa pré-história aos transgênicos: Mato Grosso, Uma Mancha Verde no coração do Brasil
Compositores: Paulo Serdan e Comissão de Carnaval
Eduardo CaetanoVaguinho[13]
20067º lugarEspecialBem aventurados sejam os perseguidos por causa da justiça dos homens... Porque deles é o reino dos céus
Compositores: Vaguinho, Douglinhas e Jaú
CebolaVaguinho[13]
CampeãDesportivas
200711º lugarEspecialDecifra-me ou devoro-te! Apocalipse quatro cavaleiros, três profecias e quatro segredosCebolaCelsinho Mody[13]
CampeãDesportivas
20087° lugarEspecialÉs imortal... Ariano Suassuna, sua vida, sua obra, patrimônio culturalEduardo CaetanoVaguinho[13]
200910º lugarEspecialPernambuco: uma nação cultural!Alexandre Pavão e Fernando DiasVaguinho[13]
20104° lugarEspecialAos Mestres com Carinho! Mancha Verde "ensina" como criar identidade!CebolaVaguinho e Celsinho[13]
20114° lugarEspecialUma ideia de Gênio!Pedro Alexandre "Magoo" e Fernando DiasVaguinho[13]
20124° lugarEspecialPelas mãos do mensageiro do axé a lição de Odu Obará: a humildade
Compositores:Armênio Poesia, Channel e Freddy Vianna.
Pedro Alexandre "Magoo", Troy Oliveri,
Thiago de Xangô e Paolo Bianchi
Freddy Vianna[13]
201313º lugarEspecialMário Lago - Um homem do Século XX
Compositores: Turko, Maradona, Didi, Ferracini, Fabiano Sorriso, Jorginho, Paulinho Miranda e Tucuruvi Mancha.
Troy OliveriFreddy Vianna
2014Vice-campeãAcessoBem aventurados sejam os perseguidos por causa da justiça dos homens... Porque deles é o reino dos céus
Compositores: Vaguinho, Douglinhas e Jaú
(Reedição do carnaval de 2006)
Troy OliveriFreddy Vianna
201513° lugarEspecialQuando surge o Alviverde Imponente, 100 anos de lutas e glórias
Compositores: Silas Augisto, Marcelo Casa Nossa, Aquiles da Vila, Chanel, Bruno Mancha e JC Castilho.
Troy OliveriFreddy Vianna[1][5][14]
2016CampeãAcessoMato Grosso, Uma Mancha Verde no Coração do Brasil
Compositores: Paulo Serdan e Comissão de Carnaval
(Reedição do carnaval de 2005)
Pedro Alexandre "Magoo"Freddy Vianna[15]
201710º lugarEspecialZé do Brasil, um nome e muitas históriasPedro Alexandre "Magoo"Freddy Vianna
2018Especial

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Blocos Especiais: 1997 e 1998;
  • Grupo 2: 2001;
  • Grupo 1: 2002;
  • Grupo de Acesso: 2004 e 2016;
  • Grupo Especial das Escolas Esportivas: 2006 e 2007;

Notas

Nenhum comentário:

Postar um comentário