terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Império de Casa Verde

Império de Casa Verde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Império de Casa Verde
Fundação27 de fevereiro de 1994 (23 anos)
Escola-madrinhaCamisa Verde e Branco
Cores
 Azul
 Branco
SímboloTigre e coroa
BairroCasa Verde
PresidenteAlexandre Furtado
Presidente de honraChico Ronda (in memorian)
CarnavalescoJorge Freitas
Intérprete oficialCarlos Júnior
Diretor de carnavalTiguês e Celsinho
Diretor de harmoniaComissão de Harmonia
Diretor de bateriaMestre Zoinho
Rainha da bateriaValeska Reis
Madrinha da bateriaLívia Andrade
Mestre-sala e porta-bandeiraRodrigo Antônio e Jéssica Gioz
CoreógrafoAndré Almeida
Desfile de 2017
EnredoPaz. O Império da nova era
Posição de desfile3ª - 00:30
25 de Fevereiro
www.imperiodecasaverde.com.br
Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde é uma escola de samba da cidade de São Paulo fundada em 1994 por dissidentes do Unidos do Peruche.
Sendo uma das escolas de samba de mais veloz ascensão no Carnaval paulistano, conseguiu seu primeiro título no Grupo Especial, com apenas onze anos de fundação e a três no grupo principal.

História[editar | editar código-fonte]

No final do ano de 1993 alguns moradores e comerciantes da região da Casa Verde, liderados por Daílson "Caçapa" se organizaram para fundar uma nova escola de samba no bairro.[1] A primeira reunião se deu na Associação Saldanha da Gama, sendo decidido que Francisco Plumari Júnior, o "Chico Ronda", empresário e contraventor ligado ao jogo do bicho e máquinas de caça-níquel[2], seria o presidente de honra e patrono da nova escola.[1] O brasão e a bandeira foram projetados pelo carnavalesco Raul Diniz.
Após esta primeira reunião, as demais foram realizadas no Vasco da Gama, e posteriormente na Rua Ouro Grosso, na primeira sede da entidade, oficialmente fundada em 27 de fevereiro de 1994.[1] Seu primeiro desfile foi em 1995, com Carlos Alberto de Souza como Presidente, onde o Império sagrou-se campeão.[1] Seguiram-se mais dois títulos e um vice-campeonato nos anos seguintes, que conferiram à escola uma ascensão considerada "meteórica", chegando ao segundo grupo em 1999.[1] Em 2002, com o vice campeonato do Grupo de Acesso, ascendeu à primeira divisão.[1]
Em 2003, quando estreava no Grupo Especial, o Império de Casa Verde causou um forte impacto com seus tigres no abre-alas, considerados luxuosos para uma escola ainda estreante no grupo de elite de São Paulo.[3] Num enredo que falava sobre o beato João de Camargo[3], a escola terminou em 12º lugar entre 14 agremiações (empatado em pontos com a Águia de Ouro, mas perdendo nos critérios de desempate). Logo após o fim da apuração, o presidente da LigaSP, Robson de Oliveira, anunciou que, ao contrário do que previa o regulamento, não cairiam três escolas, mas sim apenas duas, o que gerou protestos por parte da Unidos do Peruche, uma vez que agremiação, última colocada, desfilou após um incêndio que destruiu suas alegorias, poucos dias antes do desfile.[4] À época, sua presidente alegou que não seria justo deixar de rebaixar a Império de Casa Verde, e rebaixar a sua escola. Durante o ano, então, ficou resolvido que ninguém cairia, e o Grupo Especial passaria a ter 16 escolas.
No decorrer de 2003, o patrono da Escola, Chico Ronda, foi assassinado.[2] No samba escolhido para 2004, uma estrofe (antes do refrão do meio) dizia: "Mistério / Quem constrói não pode desfrutar / Tudo o que toca vira ouro / Mas morre sem poder aproveitar". Segundo Maurício Kubrusly, comentarista da Rede Globo na transmissão do Carnaval, seria uma referência ao patrono imperiano. Nesse ano a Império de Casa Verde surpreendeu com um enredo que fazia analogias entre a história de São Paulo e a Grécia Antiga, trazendo mais uma vez tigres considerados luxuosíssimos no abre-alas e conseguindo um expressivo terceiro lugar, terminando apenas a 0,5 ponto da Mocidade Alegre, campeã de 2004. No momento da apuração, a quadra da escola encontrava-se fechada, e o helicóptero da Rede Globo seguiu para lá de última hora. Ao chegar, encontrou alguns de seus dirigentes ainda abrindo a sede, pois era inesperado que a agremiação pudesse ser campeã naquele ano.
No carnaval de 2005, desfilou com um enredo que abordava o Brasil de uma ótica positiva como uma espécie de terra abençoada em meio a tantos problemas mundiais, consagrando o lema "Se Deus é por nós quem será contra nós[5], que seria utilizado em anos posteriores. O enredo fazia também uma homenagem ao seu fundador e patrono, falecido, e levou a escola ao seu primeiro campeonato do grupo principal.
Em 2006, fazendo uma homenagem à pecuária brasileira, o Império sagrou-se bicampeão.
Em 2007 tentou o seu tricampeonato, num enredo que abordava os grandes Impérios do mundo, com cinco tigres gigantes, um de cada cor, no Abre-alas, representando cinco grandes impérios da história mundial. Pela primeira vez, os comentaristas da transmissão do carnaval reconheceram que uma escola de São Paulo se igualava às cariocas em luxo e grandiosidade. Apesar do luxo[6], e de ser apontada como favorita, naquele ano obteve apenas o quinto lugar.
Para o Carnaval de 2008, fechando os desfiles do Grupo Especial, o Império apresentou um enredo sobre a Música do Brasil, em especial a MPB, citada no título do enredo. Com notas baixas no quesito Evolução, obteve apenas nona colocação.
Em 2009, com a volta de Roberto Szaniecki, que desenvolveu junto com uma comissão, preparou um desfile sobre datas comemorativas, para falar ao final dos seus quinze anos de história. Já marcada pelo grande tamanho de suas alegorias, a escola desfilou com o último carro alegórico que media 55 metros de comprimento, sendo o maior carro alegórico ja visto no Carnaval do Brasil.[7] Naquele ano, no desfile das campeãs, a agremiação atrasou-se em dez minutos, e desfilou com faixas de protesto e narizes de palhaço, em repúdio às notas baixas que recebeu dos julgadores dos quesitos "alegorias", "bateria" e "fantasia", fato que deixou os componentes da agremiação revoltados.[8]
Em 2010 o Tigre levou um enredo sobre a cidade de Itu; contratando novamente o intérprete Carlos Júnior que estava no Vai-Vai e também o carnavalesco Marco Aurélio Ruffim que estava na Tom Maior. Já consolidada com a marca de carros gigantes, naquele ano, onde o enredo abordava uma cidade conhecida pelas piadas relativas à sua grandeza, esperava-se alegorias de proporções maiores. No entanto, devido ao estilo do carnavalesco, as alegorias não apresentaram o esperado grandiosismo. Notas baixas nos quesitos "enredo" e "alegorias", quesitos onde a agremiação era considerada forte, renderam-lhe apenas o sétimo lugar.
No desfile de 2011, a Império trouxe o enredo sobre a Cerveja, patrocinada pelo Grupo Schin. Com um samba animado, mas apresentando um visual bem abaixo dos anos anteriores, esteve próxima do rebaixamento na apuração.
Segunda a desfilar na primeira noite de carnaval em 2012, apresentou um enredo sobre a visão e a ótica. A apresentação da comissão de frente foi considerada confusa[carece de fontes], e as alegorias, embora superiores ao ano anterior, eram de difícil compreensão. As notas baixas em fantasias (9 décimos perdidos) prejudicaram muito a situação da escola, que no dia da apuração terminou em 11º lugar. Naquele ano, Tiago Ciro Tadeu Faria, que era torcedor e estava com credencial do Império de Casa Verde, invadiu a área da apuração e rasgou as notas que ainda faltavam ser lidas[9] sendo a Império a grande prejudicada em 2013 pois não recebeu a subvenção.[carece de fontes]
Em 2013 contou com o grande Carnavalesco Alexandre Louzada que desenvolveu o enredo "Pra todo mal, a cura. Quem canta seus males espanta!". A escola foi duramente criticada no período de Pré-carnaval, sendo cogitada a ser rebaixada para o acesso, porém, no dia de seu desfile, se superou fazendo um grandioso desfile[carece de fontes], voltando no desfile das campeãs.
Em 2014, abordou em seu carnaval as diversas formas de energia sustentável. O abre-alas dessa vez, contava com um enorme tigre mecânico. No ano seguinte, trouxe um carnavalesco estreante, Leonardo Catta Preta, em um desfile que abordava os grandes sonhadores do mundo inteiro, e foi considerado animado e colorido, diferente dos anos anteriores.[carece de fontes].
Em 2016, a agremiação levou para a avenida o enredo "O Império dos Mistérios" com alegorias luxuosas e fantasias muito coloridas a escola fez um espetáculo no sambódromo, com um carnaval assinado pelo carnavalesco Jorge Freitas a escola sagrou-se campeã.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Carlos Alberto de Souza1994-1999[1]
Francisco Plumari Júnior2000-2001[10][11]
Adamastor2002-2003[12][13]
Alexandre Plumari2004-2011[14][15]
Alexandre Furtado2012-atualidade[16]

Presidente de honra[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Francisco Plumari Júnior "Chico Ronda"1999-2003
Francisco Plumari Júnior "Chico Ronda" (in memoriam)2003-atualidade

Patrono[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Francisco Plumari Júnior "Chico Ronda"1999-atualidade[1]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor geral de harmoniaMestre de bateriaRef.
2003Adamastor[13]
2013-2015Marcelo Casa NossaDemis CorreiaZoinho[17][18]
2016-Tiguês e CelsinhoZoinho

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

PeríodoNomeRef.
2013Ulisses de Oliveira
2014-atualmenteAndré Almeida[18]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

PeríodoNomeRef.
2002André Luiz e Gislaine[19]
2003-2006Jairo e Simone[13]
2007-2010Renato e Fabíola[20]
2011Robson e Jaqueline[21]
2012João Carlos e Laís Moreira[22]
2013Marquinhos e Jennifer[23]
2014Marlon Lamar e Jessika Barbosa[24]
2015Marlon Lamar e Iasmin Ramello[18]
2016Marlon Lamar e Jéssica Gioz[25]
2017-Rodrigo Antônio e Jéssica Gioz[26][27][28]

Cortes da Bateria[editar | editar código-fonte]

PeríodoRainha de BateriaMadrinha de BateriaRef
2005 – 2007Bruna AncheschiSheila Mello
2008 – 2009Gracyanne BarbosaDany Romani
2010 – 2011Gracyanne Barbosa[29]
2012 – 2013Valeska ReisAndréa de Andrade[29][30]
2014 – 2015Valeska Reis[18]
2016 –Valeska ReisLívia Andrade[26]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Império de Casa Verde
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
1995CampeãB-UESP
(sexta divisão)
Trajes, Jeitos e TrejeitosRaul DinizAnderson
1996Campeã3-UESP
(quinta divisão)
Brasil, o País com Nome de TintaRaul DinizBernadete e Anderson
1997Campeã2-UESP
(quarta divisão)
As Maravilhas do CircoEuclides MoreiraBernadete e Anderson
1998Vice-campeã1-UESP
(terceira divisão)
No Império Reina o ReisadoRaul DinizBernadete e Anderson
19995º lugarAcesso
(segunda divisão)
Coisa Boa Todo Mundo Gosta
Compositores:Ademir Sintonia, Levi Sintonia, Marcos Shamilian e Misturinha do Cavaco
Raul DinizBernadete e Anderson[31]
20003º lugarAcessoDescobrimento ou Invasão? Eis a Questão!Marco Aurélio RuffinAgnaldo Amaral
20014° lugarAcessoFantástica Máquina dos SonhosCebolaRoyce do Cavaco
2002Vice-campeãAcessoA Verde Guerrilha da PazHernani Siqueira e José Carlos LisboaSerginho
200312º lugarEspecialNhô João, Preto Velho Milagreiro e Profeta de Todos os Deuses, Lá Pelas Bandas do Cafundó
Compositores:Biro-Biro, Daniel Collête, Raphael, Júnior Marques, L.C. Santos, Turko, Sérgio Biriba, Maradona
Hernani Siqueira e Paulo FühroRoger Linhares[13]
20043º lugarEspecialO Novo Espelho de Narciso. Um Delírio Sobre os Heróis da Mitologia PaulistanaPaulo Führo e Victor SantosCarlos Júnior
2005CampeãEspecialBrasil: Se Deus é por nós, quem será contra nós?Paulo Führo e Victor SantosCarlos Júnior
2006CampeãEspecialDo Boi Místico ao Boi Real - De Garcia D´Ávila na Bahia ao Nelore - O Boi que come capim - A Saga pecuária no Brasil para o MundoJúnior Marques, Carlos Lopes,
Roberto Szaniecki e Delmo de Moraes
Carlos Júnior
20075º lugarEspecialGlórias e Conquistas - A Força do Império está no salto do Tigre
Compositores:Raphael do Império, Júnior Marques e Carlos Júnior
Júnior Marques, Carlos Lopes, Jorge Luis,
Márcia Lage e Renato Lage
Carlos Júnior
20089º lugarEspecialSambando, cantando e seguindo a canção. Vem, vamos embora para a festa da MPB
compositores:Júnior Marques e Raphael do Império
Júnior Marques, Jorge Luis,
Troy Orh, Ney Meirelles e André Machado
Bruno Ribas
(Participação Especial: Belo)
[32]
20095º lugarEspecialÉ festa, é feriado, é celebração. O tigre comemora na avenida e exalta seu pavilhão. São 15 anos de paixão!
Compositores:Raphael do Império e Júnior Marques
Júnior Marques, Troy Orh,
Ney Meirelles e Roberto Szaniecki
Raphael do Império
(Participação Especial: Belo)
[33]
20107º lugarEspecialItu, Fidelíssima Terra de Gigantes!
Compositores:Belo, Marcelo Casa Nossa, Thiago de Xangô, Bruno Ribas, Beah, Fran Sousa, Fabinho LS, Vinícius Baiano e Osasco
Marco Aurélio RuffinCarlos Júnior
(Participação Especial: Belo)
[34]
201112º lugarEspecialSamba sabor cerveja. Admirada a milênios, a mais nova sensação nacionalMarco Aurélio RuffinCarlos Júnior
201211º lugarEspecialNa ótica do meu Império, o foco é você!Roberto SzanieckiCarlos Júnior
20135º lugarEspecialPra todo mal, a cura. Quem canta seus males espanta!Alexandre LouzadaCarlos Júnior
20148º lugarEspecialSustentabilidade: Construindo um mundo novo
Compositores:Leo Reis, Turko, Mody, Fabiano Henrique, Biel, Paulinho B.P. e Marquinhos.
Alexandre LouzadaCarlos Júnior
20158° lugarEspecialSonhadores do Mundo inteiro: uni-vos!Paulo Führo, Leonardo Catta Preta e Júnior BarataCarlos Júnior[18]
2016CampeãEspecialO Império dos MistériosJorge FreitasCarlos Júnior
20174° lugarEspecialPaz. O Império da Nova EraJorge FreitasCarlos Júnior[26]
2018Especial

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
CommonsCategoria no Commons

Títulos[editar | editar código-fonte]

Grupo Especial2005, 2006, 2016
Grupo 2 da UESP1997
Grupo 3 da UESP1996
Grupo B da UESP1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário