terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Unidos de Vila Maria

Unidos de Vila Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo.
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Unidos de Vila Maria
Vilamaria2016 3.jpg
Desfile da Unidos de Vila Maria em 2010.
Fundação10 de janeiro de 1954 (63 anos)
Escola-madrinhaPeruche [1]
Cores
 Verde
 Azul
 Branco
SímboloUm escudo, na parte superior esquerda, instrumentos de percussão, na superior direita, um homem e uma mulher e, na parte inferior, um aperto de uma mão negra com uma mão branca.
BairroJardim Japão
Distrito da Vila Maria
PresidenteAdilson José de Souza
CarnavalescoSidney França
Comissão de carnavalDemis Roberto, Marcelo Muller, Edilson, Ronaldo Souza, Tarcila Falleiros, Alcantara, Bianchini, Purrum, Ney, Roberto, Montclair, Zezinho, Cebola, Queijo, Russo, Airton, Carol Tarif, Izabel Napolitano e Antonio Vicente.[2][3]
Intérprete oficialClóvis Pê
Diretor de carnavalMarcelo Müller
Diretor de harmoniaDemis Roberto
Diretor de bateriaMestre Rodrigo Moleza
Madrinha da bateriaDani Bolina[4]
Mestre-sala e porta-bandeiraEdgar Carubina e Laís Moreira
CoreógrafoSérgio Cardoso
Desfile de 2017
EnredoAparecida - A Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro
Posição de desfile3ª - 01:35
24 de Fevereiro
www.unidosdevilamaria.com.br
Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria é uma escola de samba de São Paulo, atualmente esta sediada no bairro Jardim Japão, no distrito de mesmo nome, mantendo uma escolinha de futebol, que reúne cerca de 200 meninos. Além da oferta à comunidade de serviços odontológicos, e cursos profissionalizantes, de informática, inglês, instrumentos musicais e projetos para a terceira idade.

História[editar | editar código-fonte]

Unidos de Vila Maria foi fundada em 1954 a partir de um grupo de amigos que moravam na parte alta do distrito de Vila Maria e imediações, que se reuniam para brincar o carnaval pelas ruas do bairro, da Vila Munhoz até a Vista Alegre. Assim, surgiu em 1950 a escola de samba Unidos do Morro da Vila Maria (nome que permaneceria até 1971), sendo oficializada em 10 de janeiro de 1954. Neste primeiro ano, a Vila Maria ficou em segundo lugar no primeiro concurso do qual participou.
Inicialmente, como as demais escolas da cidade, a Vila Maria não desfilava com alas formalizadas, saindo pelas ruas da cidade, tais como a Avenida Celso Garcia, no Brás, e a Avenida São João, no Centro, com sua bateria, o baliza Zé Caxambu e Claudete, uma passista que “escandalizava” por sair de maiô frente à bateria.
Sua primeira sede foi a casa de Mané Sabino, e os escassos recursos eram obtidos através de contribuições dos comerciantes da região e dos próprios associados para a compra de tecidos para as fantasias. Uma figura importante na história da escola é João Franco, o Xangô da Vila Maria, ator, cantor, compositor, um dos primeiros componentes da escola, um dos primeiros artistas a aderir ao movimento negro, e homenageado por Leci Brandão, num samba de autoria desta.
Segundo arquivos pessoais do próprio Xangô, uma característica da escola, levantada por alguns dos componentes mais antigos, é que durante muito tempo, apenas negros faziam parte da Vila Maria. Alguns dizem que isso acontecia porque os brancos não queriam misturar-se a este tipo de folia, enquanto outros pregam que havia mesmo preconceito por parte dos negros.
Em 1968, no primeiro desfile oficial da cidade, a Vila Maria conquista o título do Grupo 2 (atual Grupo de acesso ), quando, através de um enredo que falava sobre Villa Lobos, desfilou com 300 componentes e mais uma ala mirim.
Ainda na década de 1960, a Vila Maria foi premiada pelo prefeito Faria Lima com o Apito de ouro, prêmio concedido às melhores baterias das escolas. Na ocasião, o Mestre responsável pela bateria era Mestre Batucada, outro grande nome do samba paulistano. Em 1976, já com 600 componentes, e sob a presidência de Benedito Nascimento, a escola ganha uma nova quadra. Porém, é apenas na década de 1990, quando o hoje presidente de honra da Velha Guarda, Vadinho, e alguns amigos resolvem assumir a escola é que a Vila voltou a obter bons resultados.
Em 1998, com o enredo “Uma viagem a Atlântida”, a Vila consegue o título do Grupo 2 (atual Grupo 1 da UESP). Em 2001, sob a presidência de Marcelo Müller, vem, finalmente, o título do Grupo de acesso, o que lhe concedeu o direito de figurar entre as grandes escolas no ano seguinte, tendo como tema do desfile as novelas. Em 2002, ano de estreia no grupo especial, apresentou o tema "Intolerância Não! Viva e Deixe Viver".
Em 2004, já figurando entre as principais escolas do carnaval paulistano, a Vila Maria ganhou uma nova quadra, a maior das escolas de samba de São Paulo. Infelizmente neste mesmo ano, antes do carnaval, a escola e a comunidade perderam um dos diretores da agremiação, Eriverto Sabino de França, conhecido como Veto, assassinado no dia 11 de janeiro de 2004[5]. Veto é de uma família tradicional na escola de samba da Vila Maria sendo que seu filho, Herik Lopes de França, atualmente ocupa o cargo de diretor deixado pelo pai. Apesar deste revés a escola se apresentou bem e ficou em sexto lugar na disputa do Carnaval.
Em 2007, com um enredo sobre o renascimento ecológico da cidade de Cubatão, a Vila Maria surpreendeu o público com um desfile grandioso e um samba enredo empolgante, considerado por muitos o melhor samba enredo do ano, conquistando o vice-campeonato, melhor colocação de sua história.
Em 2008, com um enredo sobre os 100 anos de imigração japonesa no Brasil, a escola quebrou o recorde de alegoria mais comprida e era uma das favoritas para o título, terminou na 3º colocação[6].
Em 2009, a escola trouxe o enredo Da sobrevivência a luxúria,da ilusão a alucinação. Dinheiro, mito, história e realidade, terminando na 8º colocação.
Em 2010, a escola apresentou um enredo sobre o minério de ferro; "A indústria que manipula o ferro, é a mãe de todas as outras !" de autoria do carnavalesco Fábio Borges. Esperava-se um grandioso desfile da escola, com alegorias em formas inusitadas e de grandes proporções atingindo o limite máximo de altura do Sambódromo do Anhembi, porém, a escola obteve um resultado aquém do esperado, o samba enredo que sofreu sérias críticas ao ser escolhido não colaborou no desempenho da escola sendo um dos fatores de grande peso no insucesso da escola neste ano.
Em 2011 desfilou com um enredo sobre o Teatro Amazonas e sobre a cidade de Manaus, dentro de um contexto histórico que englobou passado, presente e futuro, intitulado "Teatro Amazonas - Manaus em Cena" de autoria do carnavalesco Fábio Borges, com um dos melhores desfiles da noite conseguiu um 3° lugar atrás da surpreendente Tucuruvi e da campeã Vai-Vai.
Para o carnaval de 2012, a escola contou com um novo carnavalesco, o experiente Chico Spinosa que veio substituir Fábio Borges. Chegou também o consagrado intérprete carioca Nêgo. A escola desfilou com o enredo : 'A Força Infinita da Criação - Vila Maria Feita a Mão', conseguindo o 5.° lugar.
No ano seguinte, Chico Spinosa permaneceu na escola preparou o enredo sobre os 50 anos de imigração coreana no Brasil. O desfile foi muito luxuoso e a escola foi cotada como uma das favoritas.Mas devido a questões externas o carnavalesco não desfilou com a escola. Durante a apuração a escola recebeu notas muito baixas em vários quesitos, como Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e acabou ficando em 14º lugar (última colocação), sofrendo descenso para o Grupo de Acesso, após doze carnavais lutando pelo o título do Grupo Especial (2002 a 2013).
No ano de 2014 a Vila Maria mostrou a história dos brinquedos levando personagens clássicos que marcaram a memória de muita gente, o enredo "Nos meus 60 Anos de Alegria - Sou Vila Maria, e Faço a Festa Resgatando do Passado Brinquedos e Brincadeiras do Tempo de Criança" Foi a Campeã do Grupo de Acesso, obtendo a pontuação máxima de 270 pontos, voltando assim ao Grupo Especial do Carnaval em 2015.
Para o carnaval 2015, a escola trouxe o enredo "Só os diamantes são eternos na química divina!" de autoria do Carnavalesco Lucas Pinto. A escola terminou em 10° lugar, permanecendo na elite do carnaval paulista.[7]
Em 2016, a escola homenageou o município insular de Ilhabela, localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, desenrolando contos sobre a história da cidade até a atualidade, com o enredo: "A Vila Famosa é mais Bela, Ilhabela da Fantasia". Fez um desfile sofisticado, técnico e impecável garantindo um 5º Lugar, a melhor colocação da escola desde o seu retorno ao Grupo Especial.
Em 2017 a escola irá falar sobre o terceiro centenário da aparição da imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba em 1717[8]. Com o aval da igreja para prestar a homenagem a escola de samba se prontificou em se apresentar na avenida atendendo a alguns requisitos tais como: não permitir a nudez, não falar sobre o sincretismo religioso e permitir a supervisão da Arquidiocese de São Paulo durante todo o processo[9]. A escolha do tema foi muito bem recebida pela comunidade e pela grande maioria dos devotos, apesar de ter criado também protestos de uma minoria[10].

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Marcelo Müller1998 - 2002
Márcio Alves2003 - Outubro de 2005
Paulo Sérgio Ferreira "Serginho"Outubro de 2005 - Maio de 2014[11]
Adilson José de SouzaMaio de 2014 - Atualidade[12]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor geral de harmoniaMestre de bateriaRef.
1993 – 2000Mestre Pulguinha
2001 – 2004Mestre Colorado
2005MercadoriaMestre Divino (não chegou a desfilar) Mestre Mi
2006 – 2010MercadoriaMestre Mi
2011 – 2012Carlos Pires "Carlão"Mestre Mi[13]
2013Paulo Sérgio Ferreira "Serginho"Carlos Pires "Carlão"Rodrigo Moleza[13]
2014Paulo Sérgio Ferreira "Serginho"Carlos Pires "Carlão"Rodrigo Moleza[13]
2015Mario GiangiacomoToninhoRodrigo Moleza[12]
2016Marcelo MüllerDemis RobertoRodrigo Moleza[14][15]
2017Marcelo MüllerDemis RobertoRodrigo Moleza[16][17][18]
Dani Bolina, madrinha da bateria Cadência da Vila.

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

PeríodoNomeRef.
2001-2014Sérgio Cardoso[19][20]
2015-2016Renan Banov[21][22]
2017-Sérgio Cardoso[20]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

PeríodoNomeRef.
2010-2015Rodrigo e Marina[23]
2016-Edgar e Laís[24] [25]

Cortes da Bateria[editar | editar código-fonte]

PeríodoRainha de BateriaMadrinha de BateriaMusa da BateriaPrincesa da BateriaRef
1998Beatriz de Lima (Bia)Daniela ReginaLuziaKatiane Ferreira
1999Daniela ReginaValériaKatiane FerreiraLuzia
2000Katiane FerreiraValéria
2001Beatriz de Lima (Bia)ValériaPatrícia CruzLuana Tarquino
2002Silmara OliveiraAdriana AlvesPatrícia CruzBeatriz de Lima
2003Patrícia CruzLuísa MellGláucia FrancoBeatriz de Lima
2004Patrícia CruzLuísa MellAline RufinoBeatriz de Lima
2005Beatriz de Lima (Bia)Adriana AlvesAline Rufino
2006Adriana AlvesCláudiaMaressa AlvesAline
2007Valeska ReisNana GouvêaRita JorgeMonalisa Marques e Patrícia Cruz
2008Rita JorgeYuka ChanGiseli AlvesMonalisa Marques
2009Monalisa MarquesSheila CarvalhoJuliane SilvérioGiseli Alves
2010Priscila BonifácioSheila CarvalhoVanessa Rodrigues e Tatiana Oleinik
2011Priscila BonifácioSheila CarvalhoMonalisa MarquesAna Paula Costa
2012Priscila BonifácioQuitéria ChagasMonalisa Marques
2013Cristiane CuozzoElen PinheiroMonalisa MarquesMarcia Freire
2014Cristiane CuozzoDani BolinaMarcia Freire
2015Márcia FreireDani BolinaBruna Fonseca[4]
2016Bruna FonsecaDani Bolina[4]
2017Dani Bolina[16]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Unidos de Vila Maria
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
1968CampeãAcessoHomenagem à Villa Lobos
19694º lugarEspecialQuatro Histórias de Amor
19705º lugarEspecialHistórias da Carochinha
19716º lugarEspecialUma Noite no Rio
19725º lugarEspecialSão Paulo de Ontem, São Paulo de Hoje
1973DesclassificadaEspecialQuando Chega a Primavera
19744º lugarAcessoLendas Marinhas
19755º lugarAcessoA Coroa de Chico Rei
19769º lugarAcessoCobra Grande
1977Vice-campeã1-UESPPiollin, Alegria do Povo
19789º lugarAcessoFrancisco das Chagas, o Cabra
19798º lugarAcessoEstou falando de Brasil
19808º lugarAcessoCarro de Boi
198112º lugarAcessoO Eldorado e as Amazonas
19827º lugar1-UESPFeitiço da Vida
19834º lugar1-UESPEncontro das três raças
1984Vice-campeã1-UESPCarnaval, Festa do Povo
198510º lugarAcessoPindorama Aye - uma Viagem Encantada
19866º lugar1-UESPAh! Que Saudade que eu Tenho
19878º lugar1-UESPJoão e Maria
19888º lugar1-UESPArrelia, 82 anos de Alegria
19886º lugar1-UESPO Mundo Encantado de Monteiro Lobato
19896º lugar1-UESPO Mundo Encantado de Monteiro Lobato
(Reedição de 1988)
19908º lugar1-UESP82 anos de Samba
199110º lugar1-UESPManhas, Manias e Mandingas
19929º lugar2-UESPS.O.S. Ecologia
19934º lugar3-UESPGandaia-um Dia de Folia
19943º lugar2-UESPA Lenda da NoiteMarcelo Muller e Edílson Pereira
19953º lugar2-UESPLá Vem o CircoMarcelo Muller e Edílson Pereira
199610º lugar1-UESPJorge Amado - de Piranji à Literatura BrasileiraMarcelo Muller e Edílson Pereira
19973º lugar3-UESPPraça XIMarcelo Muller e Edílson Pereira
1998Campeã2-UESPUma Viagem à AtlânticaMarcelo Muller e Edílson Pereira
19994º lugar1-UESPEspia Só a Vila MariaMarcelo Muller e Edílson Pereira
2000Vice-campeã1-UESPAir Vila Maria, Volta ao Mundo em 50 MinutosNelsinho CariocaAndré Pantera
2001CampeãAcessoVila Maria: A Seguir As Cenas dos Próximos CapítulosWagner SantosAndré Pantera
200211º lugarEspecialIntolerância Não! Viva e Deixe Viver!Wagner SantosAndré Pantera
20039º lugarEspecialDe Volta ao Passado: Uma Viagem pela Rodovia do FuturoWagner SantosAndré Pantera
20046º lugarEspecialSão Paulo no Coração do Brasil. Parabéns para VocêWagner SantosDarlan Alves
20054° lugarEspecialSonho Realidade: No Circo da VidaWagner SantosGilsinho
20064° lugarEspecialEm Minhas Costas o Brasil Carreguei, nas Minhas Rodas o País Levantei....com o Futuro Eu SonheiWagner SantosFernandinho SP
2007Vice-campeãEspecialVila Maria: Canta, Encanta com minha história... Cubatão Rainha das SerrasWagner SantosFernandinho SP
Baby
Quinho
20083° lugarEspecialIrashai-Mase, milênios de cultura e sabedoria no centenário da imigração japonesaWagner SantosFernandinho SP
Baby
Quinho
20098º lugarEspecialDa sobrevivência a luxúria, da ilusão a alucinação. Dinheiro, mito, história e realidadeWagner SantosFernandinho SP
Baby
Quinho
20106º lugarEspecialA indústria que manipula o ferro, é a mãe de todas as outras!Fábio BorgesFernandinho SP
Baby
Quinho
20113º lugarEspecialTeatro Amazonas: Manaus em CenaFábio BorgesAgnaldo Amaral
Baby
Pepê Niterói
20125º lugarEspecialA Força Infinita da Criação, Vila Maria Feita a MãoChico SpinosaNêgo
201314º lugarEspecialMade in Korea
Compositores: Jorge Zanin, Leandro Coringa, Rafael Babú, Fabinho Sampa e Renato Moóca
Chico SpinosaEdimar Guiã
2014CampeãAcessoNos meus 60 anos de alegria, sou Vila Maria e faço a festa resgatando do passado brinquedos e brincadeiras do tempo de criança
Compositores:
Lucas PintoClóvis Pê
201510º lugarEspecialSó os diamantes são eternos na química divina[7]
Compositores:Paulo Senna, Alemão do Pandeiro, Anderson Magrão, Jonas Mizael e Tadeu Gomes.
Lucas PintoClóvis Pê[2][3]
20165º lugarEspecialA Vila Famosa é mais Bela, Ilhabela da Fantasia
Compositores:Dudu Nobre com Rafa do Cavaco, Turko, Maradona, Paulinho Miranda, Diego Nicolau, Garoto Bom e Nene da Vila.
Alexandre LouzadaClóvis Pê[26]
20177° lugarEspecialAparecida - A Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro
Compositores:Leandro Rato, Zé Paulo Sierra, Almir Mendonça, Vinicius Ferreira, Zé Boy e Silas Augusto
Sidnei FrançaClóvis Pê[27]

Nenhum comentário:

Postar um comentário