terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Águia de Ouro

Águia de Ouro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Águia de Ouro
Fundação9 de maio de 1976 (40 anos)
Cores
 Azul
 Ouro
 Branco
SímboloÁguia Dourada carregando um Surdo nas patas
BairroPompéia
PresidenteSidnei Carrioullo Antônio
CarnavalescoAmarildo de Mello
Intérprete oficialDouglinhas
Diretor de carnavalComissão de Carnaval
Diretor de harmoniaComissão de Harmonia
Diretor de bateriaMestre Juca
Rainha da bateriaCinthia Santos
Mestre-sala e porta-bandeiraJoão Carlos e Ana Paula
CoreógrafoRobson Bernardino
Desfile de 2017
EnredoAmor com amor se paga. Uma história animal!
Posição de desfile7ª - 06:15
24 de Fevereiro
www.aguiadeouro.com.br
Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Águia de Ouro é uma escola de samba da cidade de São Paulo, sediada no bairro da Pompeia.

História[editar | editar código-fonte]

Águia de Ouro foi fundada em 9 de maio de 1976, com a associação dos jogadores do time de futebol Faísca de Ouro. Entre uma partida e outra, fazendo samba e comandados por Gilson Carriuolo, Antonio e Maíco, ex-integrantes da Escola Pérola Negra, crescia a cada dia a roda de samba. Decidiram então fundar em 9 de maio de 1976, o G.R.E.S. Águia de Ouro, no bairro da Pompeia.[1]
Dos cerca de 50 jogadores do Faísca que ajudaram a formar a escola, 15 deles ainda comparecem regularmente à quadra da Águia, embora o time tenha sido desativado em 1982. Desses, um dos mais importantes é Sidnei Carrioulo Antônio, atual presidente da agremiação.
A Águia de Ouro estreou em 1977 no Grupo 4 (atual Grupo 2 da UESP), com o Enredo "A Bahia de Jorge Amado" e samba de Ditinho, numa tarde de sol forte na Avenida Tiradentes. Nesta ocasião, a escola conseguiu o vice-campeonato, ascendendo ao Grupo 3 (atual Grupo 1 da UESP).
Em 1984, um incêndio na sede destruiu parte das fantasias e quase a tirou do carnaval. De 1976 até 1986, os integrantes ensaiaram em praças do bairro, até conseguirem nesse ano um espaço embaixo do Viaduto Pompéia.
No período 1999 a 2007, a escola se mantém no Grupo Especial do carnaval, quase sempre com desfiles polêmicos, exóticos e/ou inovadores, sendo considerada uma escola de vanguarda.
Destaca-se entre eles o de 2001, quando a escola fez uma crítica política com um enredo que comparava a corrupção existente no Brasil à bruxaria, com políticos e artistas em seu desfile. Com um belo samba-enredo cadenciado por uma bateria competente a Águia de Ouro encantou o anhembi com um desfile belíssimo, e uma Evolução perfeita a escola é premiada com uma boa colocação.
Em 2002, a escola levou para a avenida o tema: "Vou à Luta Sem Pedir Licença... Tupy or Not Tupy? Samba é a Resposta!",e conseguiu apenas a 7º colocação.
Em 2003 a Águia de Ouro foi a escola que trouxe mais inovações ao Carnaval de São Paulo, com o enredo "Quem Tem Olho Grande Já Entra na China", a agremiação da zona oeste fez questão de desfilar a caráter: com cerca de 40 integrantes chineses ou naturalizados brasileiros, de um total de 3.200, e uma seção com demonstrações de festas, danças típicas e artes marciais. A primeira novidade já foi sendo uma inovação com a bateria comandada por Mestre Juca abrindo-se ao meio para a passagem do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, mesmo com um carnaval bem apresentado a Águia fica em 11º lugar, muito próxima do que seria o rebaixamento previsto - uma vez que no fim a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo decidiu não rebaixar ninguém.
Em 2004, durante os festejos pelos 450 anos de São Paulo, a escola para fugir um pouco do tema único decidiu homenagear a culinária paulistana e a apresentadora de programas sobre culinária Ana Maria Braga, recém recuperada de um câncer. O desfile, desenvolvido pelo carnavalesco Cebola, também foi uma crítica à desigualdade e à fome, e contou com a participação do arcebispo de Duque de Caxias (Dom Mauro Morelli) um dos criadores do programa Fome Zero, que compareceu à concentração para agradecer à visita que recebeu de integrantes da agremiação enquanto esteve internado alguns meses atrás, e aproveitou para abençoar o desfile. Segundo Chico Pinheiro e Maurício Kubrusly, que narravam o desfile pela TV no dia, o bispo também queria ter desfilado pela escola, mas os integrantes acharam melhor não criar problemas com a Igreja Católica. A bateria mais um ano inovou antes de entrar no recuo algumas integrantes da bateria que tocavam agogô foram para frente da bateria e com as fantasias azul e rosa formaram um coração do "Mais Você", símbolo do programa Mais Você de Ana Maria Braga. Depois do desfile das Campeãs, ganhou dois troféus São Paulo 450 anos de melhor Bateria e Samba-enredo, e ficou com a 8º colocação.
Em 2005, novamente com um enredo sobre o combate à fome, dessa vez mais específico, não foi mais possível segurar o bispo, um dos consultores do enredo, na concentração, e ele desfilou num carro alegórico adornado por anjos, mesmo com a vinda do renomado intérprete de samba-enredo Paulinho Mocidade para cantar o belo samba que a escola trazia, porém a escola pecou na Comissão de Frente e Evolução, terminando o carnaval de 2005 em 10° lugar.
Em 2006, com a saída de Cebola, que foi para a Mancha Verde, a Águia trouxe um tema forte, que falava sobre a pedofilia e maus tratos a crianças. Quarta a desfilar no desfile da madrugada de sábado para domingo, a escola trouxe o samba-enredo mais acelerado daquele ano. Segundo os narradores e comentaristas do desfile, a escola tratou com leveza um tema considerado bastante pesado para o Carnaval, fazendo uma importante denúncia. Durante o recuo da bateria, os integrantes desta apresentaram uma coreografia elaborada, ajoelhando para o público, sendo esta uma das escolas mais aplaudidas. Outras surpresas dos desfile foram as bailarinas que se apresentaram com sapatilhas de ponta e o casal de mestre-sala e porta-bandeiras fantasiado de Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho. Um dos carros alegóricos se referia à criança recém-nascida que foi abandonada na Lagoa da Pampulha pouco antes do carnaval, que mostrava uma sereia salvando um bebê.
Em 2007, sendo a 5ª a desfilar na madrugada de sábado para domingo, mais uma vez a escola levantou a arquibancada com suas inovações, a bateria veio exatamente entre a comissão de frente formada por bailarinas clássicas e o carro abre alas com uma grandíssima Águia dourada e seu samba foi cantado por todos no Anhembi que ao final do desfile gritavam "É Campeã" embalado pela bela cadência da bateria. Na apuração, no entanto, não foi como esperado pela comunidade e diretoria, e a escola totalizou 297 pontos, empatando com a Império de Casa Verde. Desempatadas no quesito Fantasia, conquistou o 4º lugar do Grupo Especial, ainda assim, sua melhor colocação até então.
No carnaval de 2008, com um enredo sobre as sensações através do sorvete, a escola levantou a arquibancada com as paradinhas coreografadas da bateria e um samba muito empolgante, porém um problema no quarto carro, um pneu furado, fez com que a escola tivesse vários problemas em sua evolução, caindo para o Grupo de Acesso do ano seguinte.
Em 2009, com o enredo No Swing da Pompeia, Águia de Ouro te convida pra Dançar retorna ao Grupo Especial, da a volta por cima ao ser campeã do Grupo de Acesso, isso devido a garra da comunidade da Pompéia que apoiou a diretoria. Seu título foi incontestável pelo belíssimo desfile apresentado, com a bateria como sempre bem afinada e paradinhas coreografadas, alegorias e fantasias bem acabadas, escola compacta e coerente em harmonia e evolução. E a bateria conquista seu 2° prêmio de melhor bateria do Carnaval de São Paulo pelo Troféu Nota 10 do grupo de Acesso.
Retornando ao Grupo Especial em 2010, com um enredo sobre a cidade de Ribeirão Preto "Ribeirão Preto - Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza!" criado por uma Comissão de Carnaval, permanecendo com o intérprete Serginho do Porto e o casal de mestre sala e porta-bandeira, João Carlos e Laís, que retornara, um grande destaque foi a bateria com suas 'paradinhas', mas um dos carros ao sair da concentração travou e eventualmente deu problemas com a harmonia. Terminou em 11º lugar e assim permaneceu no Grupo Especial ao contrário da maioria das escolas que abrem os dois dias de desfiles.
Passando o carnaval a escola perdeu sua quadra e teve que ensaiar na casa de shows A Seringueira localizada no bairro da Pompéia enquanto a nova quadra não ficava pronta, num terreno na marginal tietê.
Em 2011, a Águia trouxe de Volta o Carnavalesco Cebola que se junta a comissão de carnaval para elaborar o enredo "Com todo gás, a Águia de Ouro é fogo", a escola contou com patrocínio da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás). Ao contrário dos anos anteriores a escola optou por um desfile técnico almejando o tão sonhado título. O desfile foi uma das grandes surpresas daquele ano e a escola conseguiu ficar num respeitoso 6º lugar, para algumas pessoas do mundo do samba poderia ter sido campeã do carnaval. O casal furacão João Carlos e Lais são premiados com o Troféu Nota 10 de melhor casal do carnaval de São Paulo.
Como não tinha mais como ensaiar na A Seringueira a escola passou a ensaiar no barracão até que sua nova quadra ficasse pronta.A poucos meses do carnaval a nova quadra fica finalmente pronta e hoje é uma das maiores quadras de escola de samba de São Paulo.
Em 2012, a Águia trouxe o enredo "Tropicália da paz e do amor. O movimento que não acabou", abordando o Tropicalismo embalada pelo bom desempenho do ano anterior e ainda com o patrocínio da Comgás. Com a saída de Joao Carlos e Lais, David Sabiá volta a Pompéia depois da sua passagem entre 2007 e 2008, quando foi par de Lais, era esperado um desfile rico com várias personalidades da música que compareceram como Gilberto Gil e Caetano Veloso que fizeram parte do movimento, mas teve problemas com a Comissão de Frente que tinha muito tempo para apresentar sua coreografia que num momento a Águia do Abre-alas elevava um integrante da comissão por cabos, e consequentemente causou problemas para a Harmonia e Evolução e lhe rendeu o 12º lugar, a frente apenas das duas rebaixadas para o Grupo de Acesso.
Em 2013, a Águia homenageou o sambista João Nogueira com o enredo "Minha Missão. O Canto do Povo. João Nogueira" e, além disso levou para avenida um samba de Diogo Nogueira e parceria, filho do homenageado e para o posto de Rainha de Bateria Milena Nogueira, mulher nora do homenageado e esposa de Diogo. A escola também está com novo Coreógrafo da comissão de frente, Robson Bernardino que já havia estado na comissão de Frente da escola entre 2000 e 2006 e casal de mestre-sala e porta-bandeira, David Sabiá e Ana Paula, ausente da folia nos três últimos anos e considerada pelos sambistas como uma das melhores do segmento, com passagem por Rosas de Ouro e X-9 Paulistana, onde recebeu dois prêmios Troféu Nota 10 como melhor casal de MSPB de 2007 e 2008. A escola fez um desfile impecável, a Batucada da Pompéia mais uma vez foi destaque sendo a única bateria a conquistar a nota máxima (10,00) de todos os jurados, porem ultrapassou o tempo limite de desfile sendo penalizada em 1,1 ponto, ficando com o 3º lugar. Se não fosse essa penalização, teria sido campeã do Carnaval 2013 com 0,8 de folga para a então campeã Mocidade Alegre.
Para 2014, o enredo foi mais uma homenagem, desta vez ao cantor e compositor Dorival Caymmi "A velha Bahia apresenta o centenário do poeta cancioneiro Dorival Caymmi", que já havia sido tema da Águia em 1981, a escola contrata o carnavalesco Delmo de Moraes para trabalhar junto com o Cebola que continua na agremiação. No mês de setembro, convida ainda o carnavalesco Amarildo de Mello para formar um trio para desenvolver o carnaval. A escola almeja vir com tudo para recuperar o que perdeu no ano passado para ela mesma, com um desfile rico e colorido em todos os setores,com grande destaque ao abre-alas e outro grande destaque à Batucada da Pompéia. A escola, pelo belo desfile realizado ano passado, neste ano, era uma das favoritas para levar o título e que para Águia de Ouro, o que seria inédito. Ao fim da apuração, conquistou pela segunda vez seguida o terceiro lugar muito comemorado pela comunidade, porem a escola quer mais.
A Águia foi a última agremiação a lançar o enredo e o hino de 2015. O enredo foi "Brasil e Japão: 120 anos de união" que abordou diversos aspectos da cultura japonesa no Brasil e as influências do carnaval e o futebol no cotidiano do povo japonês, desenvolvido pelos Carnavalescos Amarildo de Mello e Claudio Cebola. Esse enredo era a aposta da agremiação da Pompéia em busca do inédito título. A duas semanas do desfile, a escola dispensa o intérprete Serginho do Porto e para seu lugar traz Douglinhas, que estava fora do carnaval desde 2013. Com um desfile bonito, a escola termina em 4° lugar.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

NomeMandatoRef.
Gilson Carriuolo1976-1982
Sidnei Carriuolo Antônio1982-atualidade[2]

Diretores[editar | editar código-fonte]

AnoDiretor de CarnavalDiretor geral de harmoniaMestre de bateriaRef.
2014-Comissão de CarnavalComissão de HarmoniaJuca[3]

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2007-2010Paula Gasparini[2]
2011-2012Roberto Mafra[4]
2013-Robson Bernardino[5]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

AnoNomeRef.
2007João Carlos e Laís[1]
2009Rubens e Lais
2010-2011João Carlos e Lais
2012David Sabiá e Fernanda[6]
2013David Sabiá e Ana Paula[7]
2014-2015Kawan Alcides e Ana Paula[8]
2016-João Carlos e Ana Paula[9]

Corte da Bateria[editar | editar código-fonte]

PeríodoRainha de BateriaMadrinha de BateriaRef.
2003Thaize Pinheiro
2004 – 2005Thaize PinheiroLyllian Brangança
2006 – 2007Mara KellyLyllian Brangança
2008Thais PalmaresQuitéria Chagas
2009Thaize Pinheiro
Thais Palmares
Cinthia Santos
2010 – 2012Valesca Popozuda[10]
2013 – 2014Milena NogueiraCinthia Santos[11]
2015Cinthia SantosMiku Oguchi[12]
2016 –Cinthia Santos

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Águia de Ouro
AnoColocaçãoGrupoEnredoCarnavalescoIntérpreteRef.
1977Vice-campeã2-UESPA Bahia de Jorge Amado
19788º lugar1-UESPCem anos de Chorinho
1979Vice-campeãAcessoBrasil, Paraíso Original
19807º lugarAcessoRaízes da Amizade
19817º lugarAcessoDorival Caymmi, O Cancioneiro da Bahia
19825º lugarAcessoViagem Encantada ao Reino da Natureza
1983Vice-campeãAcessoNa Ilusão da Fantasia à Fantasia da Ilusão
198410º lugarEspecialMil vidas, o Teatro Através dos TemposComissão de Carnaval
(Gilson, Ênio e Sérgio)
19853º lugarAcessoVadico, o Parceiro EsquecidoComissão de Carnaval
(Gilson, Ênio e Sérgio)
1986Vice-campeãAcessoAssim Falou Juca PatoGilson Tavares
19879° lugarEspecialPara Viver um Grande Amor
198810º lugarEspecialMenino da Lapa
19894º lugarAcessoAstrologia, Ciência e Arte
1990Vice-campeãAcessoCasais da Era
19918º lugarEspecialSão Paulo, Pátria miaDouglinhas
19923º lugarAcessoFelicidadeDouglinhas
19933º lugarAcessoIdentidade BrasilDouglinhas
19946º lugarAcessoSonhos de um sambistaDouglinhas
19954º lugarAcessoVoa, Voa LiberdadeDouglinhas
1996Vice-campeãAcessoPaulista, Eu Te AmoDouglinhas
199710° lugarEspecialSiyau-Yu - Do grão sagrado ao passado: a esperança do futuroGilson TavaressDouglinhas
1998CampeãAcessoAssim caminha a humanidadeVirgílio RamosDouglinhas
199910° lugarEspecialA criação do mundo ao terceiro dia
compositores:Tiaraju, Rabino e Darlan
Virgílio RamosDouglinhas
20007° lugarEspecialA imagem e semelhança dos Deuses: Terra BrasilisPaulo FühroDouglinhas
20017° lugarEspecialDe Salém a Brasília, o que vale é a bruxaria
Compositores:Sidão, Biti, Borracha e Luizinho SP
Paulo FühroDouglinhas
20027° lugarEspecialVou a luta sem pedir licença. Tupy or not tupi? Sampa é a resposta
Compositores: Pelezinho, Quinzinho e William
Paulo FühroDouglinhas e Serginho do Porto
200311º lugarEspecialA Milenar cultura de um povo, quem tem olho grande já entra na ChinaCebolaDouglinhas e Serginho do Porto
20048° lugarEspecialSou mais São Paulo… Ana Maria Braga conta os 450 anos da culinária paulistanaCebolaDouglinhas e Serginho do Porto
200510º lugarEspecialO Pão Nosso de Cada Dia nos dai hojeCebolaPaulinho Mocidade
20067º lugarEspecialNão tem DesculpaVictor SantosSerginho do Porto
20074º lugarEspecialDeus fez o homem de barro e a Águia de Ouro… o Brasil Feito a MãoVictor SantosSerginho do Porto
200813º lugarEspecialA taça da Felicidade, Uma Viagem pelos Sentidos às Delícias do SorveteVictor SantosSerginho do Porto
2009CampeãAcessoNo Swing da Pompéia, Águia de Ouro te convida pra DançarVictor SantosSerginho do Porto
201011º lugarEspecialRibeirão Preto - Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza!Comissão de Carnaval
Sérgio Caputo, Bety Trindade e Tito Arantes
Serginho do Porto
20116° lugarEspecialCom todo gás a Águia de Ouro é fogo
Compositores:Marcio Pessi, Marco Antônio Pessi, Serginho do Porto, Serginho Castro, Andre Fulggaz, Sérgio Alan, Didi Pinheiro, Anísio, Wal e Íris.
Comissão de Carnaval
Cebola, Sérgio Caputo e Bety Trindade
Serginho do Porto[13]
201212º lugarEspecialTropicália da Paz e Amor, O Movimento que não Acabou!CebolaSerginho do Porto
20133º lugarEspecialMinha missão. O canto do povo. João NogueiraCebolaSerginho do Porto
20143º lugarEspecialA velha Bahia apresenta o centenário do poeta cancioneiro Dorival CaymmiCebola, Delmo de Moraes e Amarildo de MelloSerginho do Porto[14][15][16]
20154º lugarEspecialBrasil e Japão: 120 anos de uniãoCebola e Amarildo de MelloDouglinhas
20168º lugarEspecialAve Maria cheia de faces
Compositores:Douglinhas, Juca , Izanzinho, Cuca e Pelezinho
André Marins e Amarildo de MelloDouglinhas
201713º LugarEspecialAmor com amor se paga. Uma história animal!Amarildo de MelloDouglinhas e Fernandinho SP[17]
2018Acesso
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
CommonsCategoria no Commons

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário